segunda-feira, 30 de maio de 2011

Há mais vida e mundo para além do nosso umbigo !!!...

Imaginem que hoje se realizava uma Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, cuja ordem de trabalhos versava um ou mais assuntos de interesse para o clube. Imaginem que eu, sócio no pleno uso dos meus direitos - com as quotas em dia !... - ao abrigo dos regulamentos, pedia a palavra para o período de antes da Ordem dos Trabalhos, para abordar assuntos que sendo do interesse do Sporting, não constassem dessa mesma ordem. Imaginem que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ilustríssimo sócio e proeminente figura do nosso clube e médico cirurgião de renome mundial Dr. Eduardo Barroso, deferia o meu pedido e me dava a palavra. Agora ouçam o que eu diria hoje aos sócios e elementos dirigentes presentes nessa Assembleia.
Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral, senhor Presidente do Conselho Directivo, ilustres e caros consócios. Permitam-me em primeiro lugar, prestar a minha homenagem aos blogs sportinguistas Cantinho do Morais e A Norte de Alvalade, entre outros, que dedicaram ao assunto que aqui trago a sua atenção e me inspiraram e deram coragem para nele falar. As minhas palavras serão diferentes, mas no meu espírito está a ideia original que um e outro trouxeram aos sportinguistas. Neles está a fonte e a eles eu homenageio.
Aos heróicos e históricos clubes, Sporting Clube da Covilhã e Atlético Clube de Portugal quero aqui também prestar a minha homenagem. Um e outro com garra e mística assinaláveis, por caminhos diferentes é certo, mas com igual dignidade, estarão na próxima época na Liga de Honra/Orangina.
Um e outro são clubes muito próximos de nós. Um porque é uma filial querida e que nos honra, outro porque geograficamente próximo, orgulhosamente ostenta e como nós é unico, o nome de Portugal. Um e outro também, vivem como nós dificuldades de monta no campo económico/financeiro. Porém, como em tudo na vida, na adversidade se pode medir a grandeza das pessoas, que o mesmo é dizer, das instituições. Numa altura da vida do Sporting Clube de Portugal em que foi reconhecida e projectada a necessidade da urgente implementação da Equipa B de futebol profissional, que o quadro federativo de competições não poderá viabilizar na próxima época, penso que uma alternativa saudável, altruista, produtiva e capaz de alcançar objectivos muito semelhantes, seria a de fazer com esses dois históricos clubes as parcerias que, salvaguardando a dignidade e os interesses deles, também acautelasse, legitimamente os nossos. Poderiam até justificar-se soluções diferentes para cada um deles. Isso seriam questões mais avançadas, cujo teor técnico/jurídico deixaria para quem patenteie esse saber e essas competências. Mas, na minha modesta opinião, seria uma caminhada passível de ser encetada, com a cedência de jogadores e técnicos a esses dois clubes em moldes a definir em acordos bilaterais, salvaguardando sempre os legítimos inrteresses das partes envolvidas.
Ao senhor Presidente Godinho Lopes quero deixar, com humildade, esta minha sugestão. Como em tempos disse um eminente e ilustre político, de cuja acção muitos terão saudades, " ...há mais vida para além dos défices ... " !... Eu atrever-me-ia a dizer senhor Presidente: há mais vida e mundo, para além do nosso umbigo !!!...
Leoninamente,

Até à próxima

2 comentários:

  1. E acho que não poderias falar/escrever melhor.

    A distância que há entre o Sporting e os seus pares é inadmissível.

    Um grande abraço e obrigado pela "homenagem".!

    ResponderEliminar
  2. A homenagem é mais que merecida !... A ideia é tua. Apenas a aproveitei para construir a minha mensagem.
    Obrigado pelo elogio à escrita.
    Retribuo o abraço com outro igual. Bem forte!...

    ResponderEliminar