terça-feira, 17 de maio de 2011

O que queremos é um homem-golo !!!...

E de surpresa, tomamos conhecimento que Beto Acosta enfrenta mais um desafio difícil. Como tantos outros que se lhe colocaram, ao longo da sua extraordinária carreira. Não tenho a mais pequena dúvida de que "El Matador" vai vencer ! Como venceu todos os anteriores. Daqui do meu canto, quero expressar a Acosta toda a minha solidariedade e formular os desejos sinceros da sua rápida recuperação. Tão rápida quanto eficaz. Como eficaz ele foi enquanto vestiu a camisola 9 do Sporting Clube de Portugal !...
A lembrança e as saudades de Acosta, transportam-me para o actual plantel do Sporting Clube de Portugal e fazem-me pensar na falta que faz um ponta de lança como ele ! Tenho, intencionalmente, fugido da discussão em torno das eventuais contratações que a debilidade do plantel exigirá. Nem alinho na diária especulação a que vimos assistindo, mas hoje, com Acosta no pensamento, não resisto a deixar aqui algumas palavras sobre o assunto.
Alinho com a grande maioria dos adeptos sportinguistas na convicção de que será necessária a contratação de um naipe de três ou quatro jogadores de nível acima da média, particularmente um bom defesa-esquerdo, dois excelentes centrais e um maestro para a construção do jogo a meio campo. Mas, na minha modesta opinião, o que é verdadeiramente urgente e inadiável, é a aquisição de um verdadeiro ponta de lança. Um jogador de classe extra, que marque em cada época para cima de 25 golos. Como Acosta, Manuel Fernandes, Yazalde, Jardel ou Liedson ! Um homem-golo !!!...
Para a contratação de um jogador com estas características, o mercado "atira-nos" para valores quase proibitivos. Pois então, se tem que ser assim, que seja ! E se o dinheiro disponível nos obrigar a fazer a poupança que nos impede de nos reforçarmos como desejaríamos, então que se poupe nos custos dos defesas e dos médios de modo a permitir a contratação de uma fera para marcar golos. Estou farto de azelhices na cara dos guarda-redes adversários. De bolas a rasar ou a bater com estrondo nos postes ou na barra. Nem preciso de citar nomes. Todos os sportinguistas sabem do que estou a falar.
Perante declarações de potenciais jogadores que as "agências adivinhadoras" colocam no Sporting Clube de Portugal, quase invariavelmente ouço afirmações no sentido de os ditos cujos gostarem mais de jogar atrás ou ao lado do ponta de lança, nas alas ou a irem à linha e centrarem para o ponta de lança ou de fazerem lançamentos em profundidade para o ponta de lança. Com franqueza, se eu estivesse no lugar de Luis Duque ou Carlos Freitas, quando um jogador me viesse com a exaltação destes atributos, a eventual contratação falhava na hora. O que o Sporting Clube de Portugal precisa é de um homem que marque golos. De cabeça, com o pé esquerdo, com o pé direito, com  os calcanhares, as canelas, com a barriga, as costas e mesmo com as mãos, o que nós queremos é golos, muitos golos nas balizas adversárias. O que queremos é um homem-golo !!!...
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário