domingo, 22 de maio de 2011

O "puzzle" de Godinho Lopes - (II) !...

Saí de casa para tomar uma bica com amigos sportinguistas - muitos !.. - e outros amigos que o não são - substancialmente menos !... - com o "puzzle" na cabeça e com a sensação de que me faltavam algumas peças do jogo. Trocando impressões leoninas com os meus correlegionários, entrecortadas com dichotes quase intragáveis dos tais amigos pintados de outras cores, sobre a "bomba Duque" ontem accionada, fui solidificando a convicção de que haveria efectivamente algumas peças em falta.
Depois, passando os olhos pelas edições dos dois jornais diários disponíveis na cafetaria do costume, uma quase certeza substituiu a anterior convicção: faltam peças !...
Depois de um almoço frugal e do passeio habitual dos domingos pelas praias da Costa de Prata, sempre com o puzzle na cabeça, regressei a casa para me sentar no sofá e assistir à final do Jamor. Mas antes ainda do jogo começar, nova revisão da matéria com pequenos goles de informação nas edições "on.line" e na blogosfera. O puzzle afigura-se-me agora de mais fácil conclusão e a "bomba" afinal implodiu !...
Respiro mais aliviado, afinal Luis Duque já não se demitirá ! É o próprio que o afirma peremptoriamente no site do Sporting Clube de Portugal ! Parece-me agora que já tenho finalmente todas as peças em meu poder. E parece-me também que, tendo eventualmente encontrado as que estavam em falta, elas não serão as mais importantes.
O caminho e as peças que utilizei no post anterior para a construção do puzzle, ter-se-ão revelado assertivamente correctos. A questão central parece ter-se centrado em torno das futuras atribuições de José Couceiro. Mas ... que essa análise não estaria completa, é uma conclusão que agora baila na minha cabeça com clara nitidez. Há mais peças em jogo que aumentam a complexidade dos acontecimentos das últimas horas.
Em primeiro lugar, os constituintes do "saco de gatos" que Godinho Lopes juntou para conseguir sair vitorioso das eleições, parecem querer continuar a impor a tradicional colegialidade nada e criada na "era Roquete", contra o projecto pragmatica e inteligentemente estanque de Luis Duque !
Em segundo lugar, a multidão de "velhas glórias" que Godinho Lopes fez regressar ao Sporting para alcançar o desiderato que todos os sportinguistas conhecem e que eu já critiquei aqui com as devidas explicações, parecem incomodar Luis Duque. E quer-me parecer que com inteira razão. É gente a mais, que não é precisa para nada e à semelhança da analogia que o meu  querido e saudoso professor de Física e Química, Manuel Marques Damas fazia com a política de então, "são mais os leitõezinhos que as tetas da porca" ! Para além de que a tão necessária  e propalada estanquecidade é absolutamente incompatíval com tamanha multidão, que andará por ali sem ocupação produtiva e em busca frenética e descarada de segredos e alcovitices, por palavras mais simples e directas, em espionagem desportiva.
Finalmente, Luis Godinho Lopes terá eventualmente garantido a Luis Duque, como garantiu a todos os sportinguistas na campanha eleitoral, a sustentabilidade de um projecto que garantisse o regresso do futebol do Sporting Clube de Portugal à sua normal condição de grande entre os maiores. E essa sustentabilidade, agora que se aproximam os momentos decisivos de fechar as negociações encetadas por Luis Duque e Carlos Freitas, estará a faltar ou a ser demasiadamente protelada para o necessário êxito das operações.
Parece que o diálogo imperou entre as partes desentendidas, Luis Duque dixit. Mas qualquer sportinguista facilmente compreenderá que Godinho Lopes cedeu e Luis Duque saiu reforçado. E ainda bem para as três partes: para Godinho Lopes, porque o caminho que estava a seguir significaria o seu fim; para Luis Duque, porque triunfou a sua tese e pode prosseguir o seu trabalho; para o Sporting Clube de Portugal e para toda a nação leonina, porque tudo não passou de um "insignificante" incidente de percurso, cuja ultrapassagem nos trará mais força e esperança !...
Em jeito de conclusão diria a Godinho Lopes, que isto lhe sirva de lição ! Se é Presidente do Sporting Clube de Portugal, hoje por hoje, não poderá dar continuidade à "continuidade" que tão veementemente rejeitou em campanha eleitoral. Os tempos mudaram. A continuidade, ficou definitivamente lá atrás. Os sportinguistas não permitirão um regresso ao passado.
A Luis Duque diria que, marcando pontos nesta escaramuça, nunca esqueça que os sportinguistas "andarão por aí", sempre atentos e desejosos de ver o nosso Sporting Clube de Portugal, rapidamente, regressar ao topo do futebol português.
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário