sexta-feira, 5 de abril de 2024

O pêndulo que garante o equilíbrio do Sporting!!!...


Os segredos de um médio completo: Hjulmand saiu do casulo
No Sporting ganhou dimensão ofensiva e marca como nunca. Mérito do treino e do... ‘TPC’

«A 12 de Agosto, um dia antes de Hjulmand ser oficializado como reforço do Sporting, Rúben Amorim admitiu que via no médio "um misto de Palhinha e Ugarte". Só que o tempo veio surpreender o técnico, já que desde então o dinamarquês revelou apetência para a chegada à área adversária e faro pelo golo, faceta que nenhum dos dois ex-leões tem e que poucos lhe conheciam – até chegar a Alvalade tinha apontado... um golo em cinco anos como profissional. Oito meses volvidos da sua contratação, já vão quatro tiros certeiros, dos quais três resultantes de remates de longa distância, o mais recente fulcral para a chegada à final da Taça de Portugal, no empate com o Benfica (2-2) da 2ª mão das meias-finais da prova, além de quatro assistências.

Ao que Record apurou, esta metamorfose é reflexo de trabalho específico que tem desenvolvido, já que desde início da época Amorim pretendia que o médio com funções mais defensivas no 3x4x3 tivesse, também, maior dimensão ofensiva. A aliar a isto há o trabalho de casa (TPC) do ‘47’, ávido fã de futebol, que entre as suas referências tem Brozovic, todo-o-terreno do Al Nassr que defrontou no Lecce quando este jogava no Inter. "Admiro o estilo dele. Analiso os jogadores da minha posição para aprender e ver o que fazem e no que posso melhorar. Evoluí física e tecnicamente", disse o nórdico, de 24 anos, à Sporting TV, a 1 de Janeiro.

Por aqui se explica o contraste do jogador que a estrutura viu no Lecce em 2022/23 para aquele que é hoje no Sporting: menos interventivo atrás, em recuperações, intercepções ou duelos, mas muito mais em foco à frente, na construção (passe e toques) e conclusão de jogadas (remates).

O ‘trauma’ com o VAR

Não fosse o golo anulado contra o Sp. Braga, na 4ª jornada, e outro na selecção, ambos por intervenção do VAR, e Hjulmand podia ter mais na conta. Algo que ainda o atormenta, como brincou a sua namorada, Emilie Nissen, ao comentar o seu festejo na Luz. "Adoro que o Matheus (Reis) pareça mais feliz do que tu. O que faz o medo do VAR", escreveu.

"Muito feliz" no clube apesar do assédio

Em pouco tempo, Hjulmand conquistou os adeptos e entrou na lista de jogadores referenciados pelos tubarões europeus. Tottenham, Manchester United ou Barcelona foram alguns dos emblemas que o observaram ao longo dos últimos meses, ainda que a SAD não tenha intenção de vendê-lo na reabertura do mercado. Até porque o nórdico está bem no clube, dentro e fora de campo. "Alvalade é um lugar muito especial para jogar. Sinto-me em casa. Sabia da importância do clube em Portugal e também na Europa, porque o Sporting joga muitas vezes na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Senti a importância do clube em Portugal. Foi o passo certo. Estou muito feliz por estar aqui", vincou, em entrevista à BetanoMag, hoje disponível na íntegra.»
Por Ricardo Granada

O pêndulo que garante o equilíbrio do Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário