quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Tatuar um Leão sobre a fealdade do nosso umbigo!...


O golpe moral de Weigl

«Gato escondido com rabo de fora, pensei para mim, quando foi anunciada a surpreendente contratação de Julian Weigl. O jogador alemão é craque e conseguir pescá-lo da Bundesliga é uma grande manobra de mercado. Não por ser a primeira vez, também Bas Dost veio do Wolfsburgo para Alvalade, mas o que envolve a vinda do internacional alemão é que deve ser ponderado. É o poderio que o Benfica ostensivamente apresenta com esta aquisição e a mudança de mentalidade que Domingos Soares de Oliveira já anuncia.

Dar 20 milhões pelo passe e um salário e prémio de assinatura de marajá ao promissor internacional alemão que estava escondido no B. Dortmund, depois de ter seduzido sob a batuta de Thomas Tuchel, é um golpe moral nos rivais que não têm capacidade financeira e estão estrangulados na busca de dinheiro para manterem as pretensões. Na Luz vive-se um aparente desafogo que liberta os encarnados para investirem num plantel não só para consumo interno mas para o dito projecto europeu que se anunciava "made in Seixal". Ora, como aqui escrevi após a ‘débacle’ com o RB Leipzig, o "Seixal é curto". Constrói e lapida diamantes de qualidade, porém, nem todos bastam para vencer na arena da Champions. Para outras ambições e manter a segurança das receitas milionárias e da montra que projecta as jóias, o Benfica precisa de comprar melhor e não esbanjar num Raul de Tomás que veio para saldar dívidas antigas.

Weigl é sinónimo de ambição e redimensionamento de um projecto, e ainda por cima pode ser financiado pela venda de um miúdo, Gedson Fernandes, para provar que o investimento na formação não irá parar. Para sportinguistas e portistas é um murro no estômago, sem este músculo económico, sabem que neste momento não podem ombrear nos seus barcos que vão sobrevivendo a tempestades contra um porta-aviões que para lá de muito forte "em todas as áreas do futebol", como dizia Sérgio Conceição, se movimenta no mercado como uma ave de rapina.

PS: Morreu David Stern, o homem que projectou a NBA para uma poderosa marca global. O seu sucessor, Adam Silver, homenageou a sua "visão, generosidade e inspiração". Assistimos nos últimos dias ao apoio dos presidentes dos três grandes e restantes clubes da I Liga, mas também de José Mourinho e de Jorge Jesus, por exemplo, à recandidatura de um homem que levou Portugal à conquista do Europeu e Liga das Nações, a títulos mundiais e europeus no futsal e futebol de praia, ao crescimento do futebol feminino e a quem se deve a criação da Cidade do Futebol. E salientando, como sempre faz, como me disse há pouco tempo: "há muitos mais responsáveis destes sucessos. Chamam-se EQUIPA". A liderança discreta mas qualificada e competente de Fernando Gomes, "a sua visão, generosidade e inspiração" colocam Portugal na vanguarda da nossa indústria de topo que é o futebol. É o nosso David Stern.»

(Rui Calafate, Factor Racional, in Record, hoje às 16:16)



Um excelente cacharolete de 'factores racionais' em que todos os sportinguistas, desde o topo à base da pirâmide, deveriam reflectir, em vez de consumirem uma boa parte das suas energias, perdidos no eterno "labirinto leonino" de outros "factores" que nada terão de racionais... 

O Sporting apenas poderá voltar a ser grande, tão grande quanto os maiores da Europa e do Mundo, quando tivermos a coragem de mandar...

Tatuar um Leão sobre a fealdade do nosso umbigo!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Contratações grandes...são à medida dos processos que tem em tribunal,são à medida dos Tentáculos do polvo...O polvo rende bastante dinheiro...e quem tem provas está preso para não poder falar! Penso ainda que estamos antes do 25 de Abril,não sabes nada és um Zé ninguém,sabes demais vais preso...és um Zé ninguém!

    ResponderEliminar
  2. Espera aí?! Mas como é que esta trupe escarlate construiu os alicerces do seu edifício sumptuoso?! Já nem os sportinguistas se lembram! Realmente, a memória é curta e o crime compensa.Então, mas como concorrer com uma associação que vive num feudo em que legisla as suas próprias leis? Concorrer com um Estado dentro de um estado! Não tenham ilusões, os vermelhos serão campeões enquanto quiserem! Já repararam quantos pontos pperdeu B. Lage na liga? Fora a derrota com o Porto, apenas empatou um jogo com o Belém. Controlam tudo.

    ResponderEliminar
  3. O Benfica nos ultimos 18 jogos da LC perdeu 14.
    Agora com o colosso alemão vão melhorar a pontuação. No entanto, sem os padres da Provincia nunca serão nada na Europa.

    ResponderEliminar