quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A Vergonha minará a Dignidade!...


A sorte de Vieira

«Aquando da revolução de Mao Tsé-Tung, por causa da perseguição a intelectuais, executaram-se milhares de chineses apenas porque usavam óculos, os quais os faziam suspeitos de ler. Tornaram-se vítimas por uma percepção, pois não sabemos se liam. No Benfica ocorrem inúmeros episódios que cheiram a esturro a léguas.

Frederico Varandas deve pensar como seria tão mais tranquila a sua vida se estivesse sentado no cadeirão da Luz. É que, em Alvalade, qualquer grão de pó na engrenagem tem a complexidade de um anel de Saturno, qualquer decisão dá uma opereta truculenta e qualquer sequência de negócios obscuros faria cair o Carmo e a Trindade. Do outro lado é a paz dos anjos, todas as crises parecem doces travesseiros, mesmo quando se gastam fortunas em advogados de luxo, e o entreposto comercial em que se tornou a SAD encarnada encarado com leviandade ou com a cegueira dos que não querem ver.

Ninguém de bom senso pode ficar impávido e sereno com os casos de Raul de Tomas e de Gedson Fernandes. No primeiro caso, escusam de se vitimizar no comunicado em que dizem que há "ignorância e má-fé" de quem analisa, face a esse vulto "formado no Real Madrid com enorme procura, reconhecimento e reputação em Espanha". Podiam era ter acrescentado dois factos que não derivam de percepções mas da verdade lapidar dos mesmos: 1. RDT custou 20 milhões para apagar o rasto de ganância que enganou os merengues durante a operação Garay; 2. RDT há ano e meio foi oferecido ao Sporting, no tempo de Sousa Cintra, por 7 milhões. Sem contar com a medíocre prestação desportiva de um avançado que não se desvalorizou nada partindo para o Espanyol, pela mesma verba com que veio, numa engenharia ao nível de Roberto. Aí está o cheiro a esturro que mencionava.

Quanto ao menino Gedson, que passou a descartável em pouco tempo, lá vemos as propostas miríficas habituais com "Inglaterra completamente doida" atrás de um suplente das águias (aproveitem a venda para construir uma estátua a Jorge Mendes). Será o inefável Wolverhampton, parceiro de carrossel de Monaco e Atlético Madrid, a tomar o passe do jovem criado no Seixal em mais um daqueles sortilégios só ao alcance dos melhores empresários do Mundo.

"Nem por crescer em poder, chegará o falso a ser verdadeiro", escrevia Rabindranath Tagore. Não basta uma notificação para a CMVM, isso só formaliza o negócio, importa limpar as percepções erradas. Porém, o Benfica na soberba da sua busca de hegemonia e com a conivência de diversos poderes instalados, mantém a sua postura de novo-rico que julga que o dinheiro compra tudo. A sorte de Vieira é a impunidade, uma Justiça submissa perante os poderosos, uma oposição inexistente pois vive no seu bolso. No entanto, há cada vez mais maçãs podres ao seu redor e a maçã nunca costuma cair longe da árvore.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record, hoje às 18:30)

Enquanto o cheiro das maçãs podres caídas no chão não chegar ao Palacete de S. Bento...
Ou à Rua da Escola Politécnica...
Ou ainda à Rua Laura Alves ao Campo Pequeno...
Ou a tantos outros palacetes em ruas, ruelas e becos de má fama deste desgraçado país, onde que esteja entrincheirado, ainda que um só, dos mais proeminentes aos mais modestos, servis e ignóbeis tentáculos  do "polvo lampiânico"...

A Vergonha minará  a Dignidade!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Vejam como seria fácil unir os sportinguistas. Bastava termos um presidente sério, culto e corajoso como o senhor Rui Calafate.
    Um forte abraço a todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  2. O lixo em que se tornou o futebol.
    "Apito Dourado" "Polvo Vermelho".
    Não se castiga.
    As provas são adquiridas de forma ilegal".
    Mas o crime está lá.
    Critica-se a violência...mas não se condena a mentira!
    Já pensaram porque existe violência?
    Não será porque não se condenou a mentira!
    Não sei, Pergunto eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta o Fernando e, para além de perguntar muito bem, perguntamos também todos nós.
      E, tal como o Fernando, sabemos todos, também muito bem, a resposta.

      Eliminar
    2. Obrigado Conana! É sempre bom saber que não estamos sozinhos naquilo em que pensamos! Bom Fim de Semana

      Eliminar
  3. em todos esses lugares mencionados , abundam as maçãs podres .

    ResponderEliminar