quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Eis a coragem de dizer o que é preciso!...


Um voto pela estabilidade
Renato Santos 08.01.20 - in És a Nossa Fé


«A sistemática convulsão interna provocada por algumas centenas de sócios, como o ‘Movimento Dar Futuro’, apenas beneficia a concorrência directa.

É verdade que a presente época desportiva do futebol profissional está a ferir o orgulho dos sócios e simpatizantes sportinguistas, mas não é com movimentos para revogar uma direcção eleita há apenas um ano e meio que se chega ao paraíso.

Olhando para a concorrência, onde Pinto da Costa está à frente do Porto há 37 anos e Luís Filipe Vieira há quase 17 anos no Benfica, verificamos que a estabilidade dá frutos. Só nos últimos 20 anos, o Porto conquistou 10 campeonatos de futebol profissional e o Benfica ganhou sete. Já o Sporting, nos últimos 20 anos conseguiu eleger seis presidentes e foi campeão uma única vez.

É verdade que por vezes é necessário interromper um acto legislativo como foi o caso de Bruno de Carvalho, pois os acontecimentos de 15 de Maio de 2018 são imperdoáveis e iremos pagar a factura ainda durante muitos anos. Agora a direcção de Frederico Varandas, que muitas vezes tem em mim uma voz crítica, herdou um tsunami financeiro e um clube que está fora da estrutura que manda no futebol, dominado pelo Benfica e pelo Porto. 

Não é preciso ser vidente para perceber que movimentos de instabilidade, como é o “Dar Futuro”, são um autêntico tiro no pé. Este tipo de guerrilha é a verdadeira razão pela qual o Sporting se pode manter no pântano por muitos mais anos.

Eu voto pela estabilidade apesar desta direcção não me satisfazer, pois acredito que só a paz pode devolver o equilíbrio financeiro e permitir que o Sporting volte a ter peso na estrutura do futebol para não ser marginalizado.

É preciso estabilidade, dinheiro e dar tempo ao tempo para voltar a viver tempos de glória.»

Revejo-me de forma completa, integral e irrevogavelmente neste "balde-de-bom-senso-e-sportinguismo" que, embora gélido e arrepiante, Renato Santos entendeu despejar por sobre uma boa parte da grande nação leonina. Bem haja pela sua lucidez e grande amor ao "nosso" Sporting Clube de Portugal e espero que me perdoem, ele e os seus companheiros de blog, por aqui replicar o que pertence ao blog irmão, És a Nossa Fé. Mas a nobreza da causa o impõe...

Eis a coragem de dizer o que é preciso!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Pensamento calmo e sereno deste nosso amigo sportinguista com o qual também me revejo.E que distante está das ordinarices e falta de respeito dos correias e dos lisboas para com muitos nossos adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem ... no registo politicamente correcto.
    Tiro ao lado na realidade.
    É precisamente do tipo de "estabilidade" que esta gestão está a conseguir produzir que os dois adversários (para não dizer a verdade que seria: os dois batoteiros) anseiam. Aquela do tipo do "precisamos de um Sporting forte".
    Com esse tipo de estabilidade é que, seguramente, ninguém pára o benfica.
    O benfica ou seja quem for ...

    ResponderEliminar
  3. É verdade sim senhor. Texto excelente.
    O Sporting precisa de estabilidade. Como sabemos, o curso natural da história dictou-nos que quando aparece gente a dizer que se precisa de estabilidade, é normalmente associado a um lider fraco, porque um lider forte não dá aso a que os que lidera o questione.
    Por isso, o Sporting precisa que o lider mediocre que tem tenha estabilidade. O Porto tem um grande presidente, que está no cargo há 37 anos. O Vieira para lá caminha. Varandas é o presidente que o Sporting precisa, um presidente em decadencia e fraco para um clube em decadencia e fraco.
    Talvez pudesse ser esse o novo lema de campanha do Freddy. Em vez de "unir o Sporting", coisa que na realidade ele nunca tentou fazer, foi apenas um lema para encher chouricos, à laia do MAGA de trump, talvez o queira substituir por "estabilidade na mediocridade". Até rima e tudo. Varandas, liga-me para combinar os direitos de autor.

    ResponderEliminar