quarta-feira, 6 de março de 2019

Só eu sei porque continuo a amar tudo o que é Sporting!...




Julgo que haverá em Portugal, entre as massas adeptas de todos os clubes de futebol, exemplos de tudo: do melhor e do pior!...

Já assistimos a crimes de sangue cometidos por adeptos de um clube sobre adeptos de outro clube rival, indiferentemente de serem perpetrados no templo sagrado do Jamor, ou no espaço contíguo ao seu próprio lar que, "orgulhosamente", dizem estar coberto por estranho "manto sagrado"!

Também assistimos a adeptos de um outro clube, que foram capazes de irromper pelo respectivo centro de treinos adentro e procederem à destruição do automóvel e do equilíbrio emocional do treinador da sua equipa, campeão em título, factos que determinaram a sua imediata partida!

E "last but not least", o 15 de Maio de 2018 aconteceu mesmo!...

Mas haverá qualquer coisa de único entre a massa adepta do Sporting Clube de Portugal, por tantos considerada como a "melhor massa adepta do mundo": existe uma nódoa no sublime tecido verde de sócios, adeptos e simpatizantes sportinguistas, com uma estranha e quase dramática capacidade autofágica, tão capaz de celebrar vitórias que acreditam serem suas, quanto de denegrir, espezinhar e achincalhar tudo e todos os "responsáveis" pelas derrotas, para de seguida se sujeitarem ao mais degradante "haraquiri"!...

Não conheço em Portugal nenhum outro, para além do adepto sportinguista, capaz de dizer mal, até da sua própria sombra!...

A Ivanildo Fernandes parece estar apontado o seu regresso a Alvalade no início da próxima temporada, terminado o empréstimo ao Moreirense, após brilhar a grande altura e contribuir em 20 jogos, quando estão decorridas 24 jornadas, para o brilhante 5º lugar dos cónegos, a escassos 7 pontos do 4º classificado, o Sporting, com apenas 2 vitórias e um empate a menos. Pois parece tal facto ser suficiente para que alguém que se intitula de sportinguista, tenha a insensibilidade e o desplante, e se julgue no direito, enquanto os adeptos de outros clubes passeiam "andores com os seus ídolos de pés de barro", de afirmar: "... Ivanildo por muito que ainda possa evoluir, nunca terá a classe nem a categoria de Mathieu, saber sair a jogar, técnica..."!...

Só eu sei porque continuo a amar tudo o que é Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Fiz esse comentário, é a minha opinião, tenho acompanhado a carreira do Ivanildo desde que era Júnior , está a fazer uma boa época no Moreirense mas quando chega os jogos de maior dificuldade as coisas torna-se mais complicadas, e depois Moreirense não é Sporting, tb acho que para ir buscar Douglas, André pinto, espero que o illori melhore, jogadores como o domingos Duarte, o demiral e próprio Ivanildo servem perfeitamente, mas daí a serem titulares vai uma grande distância , a diferença entre está crítica que faz é que eu quando perdemos não venho para o blogs criticar, dizer que os jogadores são péssimos, o que eu disse para sermos campeões temos que ter mais, so isso , depois não me conhece para me tentar julgar o meu sportinguista,eu não o conheço por isso não o julgo, mas não recebo licoes de quem não conheço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos Almeida estará no seu legítimo direito de expressar a opinião que entender e eu no meu, tão legítimo como o seu, direito de expressar a minha. E, sem responder directamente, penso que deixei bem clara, a minha discordância sobre o seu comentário. Todos os sportinguistas atentos à nossa formação, conhecem perfeitamente Ivanildo Fernandes e provavelmento muitos não estarão de acordo com o comentário que deixou. Estou convicto e muitos sportinguistas pensarão o mesmo, de que não será esse o caminho para estimular, incentivar a carreira de qualquer jovem promissor, como é Ivanildo Fernandes. Apenas isso...
      Não nos conhecemos ambos de lado nenhum, mas quero deixar-lhe a certeza de que há muita gente que qualquer um de nós também não conhece de lado nenhum, sem que isso nos impeça de formarmos a nossa opinião sobre o seu carácter e personalidade. Como exemplo mais recente, apontar-lhe-ei o caso, entre centenas e centenas de outros, do juiz Neto Moura, que não conheço de lado nenhum e de quem tenho péssima opinião e, a fazer fé no tumulto que as suas opiniões geraram na comunicação e redes sociais, bem mais de metade dos portugueses informados terá opinião semelhante...
      Finalmente e ao contrário de Carlos Almeida, eu estarei pronto a receber lições de qualquer, sempre que a minha consciência mo aconselhe. Estaremos portante perante uma questão de a consciência de cada um se sobrepôr ou não, a outras características, porventura menos nobres...
      Em termos de encerramento desta pequena polémica, apenas desejarei que Ivanildo Fernandes seja capaz no futuro de dar asas à minha esperança, cortando os voos aos seus bem evitáveis e cépticos augúrios..

      Eliminar
  2. Realmente está tudo dito sobre si quando faz uma comparação entre mim e juiz neto de moura, você deve ser da NASA , já consegue conhecer o meu carácter e personalidade sem me conhecer, e depois confunde eu não disse que não recebo lições de ninguém, o que eu disse foi que não recebia lições suas sobre sportinguimo, tenho dito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a saudosa Natália lhe chamava "Mátria"! Na verdade a língua de Pessoa e Camões será deveras complexa, nomeada e muito particularmente para quem se deixa ou pretende deixar os outros, enredados na bendita e redentora semântica!...
      Mas que assim seja: se disse, está dito! Acredita quem quiser!...

      Eliminar