quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Na "mouche" Presidente. Faltou apenas... VASELINA !!!...


"O Sporting é uma equipa jovem, de muito valor. Tem um treinador muito metódico e um presidente que já preparou o jogo. Quem anda no futebol sabe que é assim".
(Rodolfo Reis, in Record)

Rodolfo Reis nunca pretendeu, nem pretenderá enganar ninguém. "Quem anda no futebol sabe que é assim". São 31 anos de vivência de um fenómeno que catapultou, por processos que interna e externamente todos conhecem, o clube de uma região, para a dimensão que hoje, pretensiosa ou subservientemente, muitos defenderão como universal.

Por isso a sua autoridade na matéria, lhe permite assegurar que Bruno de Carvalho, no final do jogo com o Nacional, já teria no pensamento a preparação do jogo do próximo domingo. Ele assistiu, repetidamente, ao longo de décadas, a intervenções semelhantes, todas elas balizadas por objectivos perfeitamente definidos e precisos, sem que alguma vez tivessem sido levadas à prática de braço dado com a transparência. Ele assistiu à construção do "império" e estará hoje em posição de reconhecer arripiantes analogias entre as inúmeras maneiras de "matar pulgas", utilizadas pelo "seu imperador", e as "cartas de alforria" que a dignidade e a revolta hoje determinarão.

Encomendada ou determinada pelos silêncios insurdecedores dos presidentes atingidos, esta "carta a garcia" de Rodolfo Reis, acaba por denunciar, incontornavelmente, que a mensagem de Bruno de Carvalho terá atingido, "na mouche", os alvos que lhe terão estado subjacentes. Embora crítico do modo, terei de reconhecer, com incontida satisfação, a correcção do tempo utilizado pelo Presidente do Sporting Clube de Portugal na sua mensagem e a prodigiosa pontaria que acabou por revelar.

Muito interessantes e, diria mesmo surpreendentes, os resultados de uma atitude estratégica que todo um glorificado e humilhante sistema, nem ao cuidado se deu de reflectir, compreender e descodificar, preferindo as indignadas e fáceis condenações que por aí proliferam.

Na "mouche" Presidente! Apenas aconselharei no futuro, o uso de... VASELINA!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário