segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Este Sporting faz falta ao futebol português !...



"Depois de uma época que fica na sua história como a pior de sempre, e de um recomeço marcado por grandes dificuldades financeiras que não permitiram acorrer aos mercados como as circunstâncias de então recomendavam, eis o Sporting instalado, sem favor, no primeiro lugar da classificação da Liga, a contrariar aquilo que aconteceu anos a fio  sempre que se aproximava o Natal.

[...] Sem assumir uma prematura candidatura ao título, os leões reforçaram no entanto a ideia de que vão ser capazes de dar luta por esse objectivo durante muito tempo. Em boa verdade, este Sporting já fazia falta ao futebol português.

 [...] O Sporting vai permanecer à espera do Belenenses, para um derby em Alvalade que promete fazer rugir o leão com grande estrondo.".

Até Ribeiro Cristovão, um jornalista sério e equilibrado, que tantas vezes me tem decepcionado, ao sobrepôr, a meu ver porventura de forma demasiado rígida, os princípios de isenção e ética que entenderá como inalienáveis ao exercício da sua profissão, à sua evidente e conhecida simpatia pelo Sporting, parece viver agora, como todos nós, um novo ciclo, em que lhe será naturalmente mais fácil libertar as emoções e as palavras.

Como ele muito bem refere, "este Sporting já fazia falta ao futebol português"! Fazia falta a uma imprensa esquecida da história e tradição leoninas. Fazia falta a uma arbitragem que se foi habituando paulatinamente a arbitrar, mal e porcamente, os jogos em que os leões estivessem presentes.

E como que por magia, uma imprensa subserviente a uma bipolarização estúpida e mentirosa, desata a publicar primeiras páginas em tons verdes. E uma arbitragem onde começava a ser difícil encontrar equilíbrio e honestidade, parece ter regressado a um nível exibicional eticamente aceitável, onde poderão continuar a manifestar-se os erros próprios da condição humana dos seus interpretes, mas onde parecem ter desaparecido os erros grosseiros da vergonha e do opróbrio.

Este Sporting, faz falta ao futebol português !...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Amigo Álamo, está-se mesmo a ver que não sou tão condescente como o meu amigo...
    "... onde poderão continuar a manifestar-se os erros próprios da condição humana dos seus interpretes, mas onde parecem ter desaparecido os erros grosseiros da vergonha e do opróbrio. ..."

    Ainda não estou assim "tão convencido"...ainda ontem os jogadores do Sporting foram mais amarelados o que à partida para quem não tenha visto o jogo...achará que foram mais indisciplinados do que os do Gil...ora acontece que quando foi mostrado o 1º amarelo, creio que ao Adrien...já 4 ou 5 tinham sido perdoados aos do Gil...

    Bem, apesar de tudo...reconheço uma ligeira melhoria..."em condições normais..." anteriormente...teria sido muito pior...realmente ultimamente, temos estado libertos dos tais "erros grosseiros..."

    Por isso, embora eu ainda não lhes dê o total beneficio da dúvida...se não for a pior...
    Já me dou por muito feliz...!!

    Também achei muito interessante esse artigo do Ribeiro Cristovão...ainda fiz copy para o postar aqui, mas depois lembrei-me que já não era a primeira vez que abusava da sua paciência...e fiquei-me apenas "pelos ameaços..."...

    Sou também da sua opinião...às vezes o RC parece que "é demasiado duro" nas exigências de comentador, nas coisas que dizem respeito ao Sporting...mas é uma jornalista honesto...

    Vamos lá então prepararmo-nos para o próximo jogo, que como habitualmente...é para ganhar...!!

    Sporting Sempre...!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Max, recordará, tenho a certeza, as palavras de Bruno de Carvalho quando afirmou não ser possível passar da pior época de sempre para a melhor.

      Dentro deste entendimento, o que poderemos esperar da nossa imprensa e arbitragem, depois de tão dramático interregno?!...

      Por mim, se a evolução se processar dentro da cadência que estamos a observar, já não será mau.

      O jogo de sábado será muito importante para o Sporting. Espero que seja mantida a atitude dos nossos leões! Se isso acontecer será mais fácil chegar à vitória!... Por mim, desta vez lá estarei para gritar e aplaudir, com quanta força de que for capaz...

      Abraço e SL

      Eliminar