domingo, 22 de dezembro de 2013

E a culpa recairá depois no nobre animal ?!...





Pode-se não gostar do antigo árbitro Pedro Henriques. Com aquele corte de cabelo e os tiques militares que muito naturalmente resultarão de deformação profissional sedimentada em já longa carreira, o ex-árbitro poderá ser tudo, menos cativante e gerador de simpatia. Mas quando cercado pela lama da arbitragem lusa, sempre me pareceu digno, frontal e vertical. A prova provada estará na forma como abandonou o pântano. E continua a mostrar essa faceta de frontalidade e desassombro, em todas as ocasiões em que lhe é solicitada a opinião acerca do comportamento dos seus antigos pares.

Sobre o golo ontem anulado a Slimani e sobre a apreciação global ao trabalho de Manuel Mota, diz hoje Pedro Henriques na rubrica Tribunal O Jogo, na sua edição impressa:

"Montero usou os braços, mas não derruba Marçal nem o tira da jogada, e Slimani, ao saltar, não empurra o seu adversário; apenas tem um ligeiro contacto com Miguel Rodrigues, mas não o tira da jogada nem o desequilibra."

"Jogo difícil de dirigir, com muitos contactos e constantes protestos por parte dos jogadores. A arbitragem fica marcada pelo golo anulado ao Sporting.".

Dificilmente alguém se esquecerá da célebre azia que Jorge Coroado um dia contraiu em Chaves, em prejuízo do Sporting, de que o próprio se haveria de penitenciar mais tarde. Mas todos lhe reconhecerão atributos pouco comuns no seio da arbitragem nacional a que pertenceu e a coragem e a disponibilidade para contribuir para a sua regeneração, coisa que naturalmente contou com o poderoso veto do "sistema", exactamente porque sempre manteve a coluna direita. Na mesma rubrica Tribunal O Jogo, tratada antes, este competente ex-árbitro, afirma sobre as mesmas questões:

" A falta assinalada a Slimani não se justifica. Admitia-se que o tivesse feito relativamente à cometida por Montero sobre Marçal, momentos antes, o que não aconteceu."

Num jogo simples e sem problemas de maior, (o árbitro) exibiu estilo arcaico e  cometeu lapsos de apreciação. No lance mais vistoso, decidiu erradamente."

Finalmente, para se perceber cabalmente o que significaram, de deformação de carácter, perda de dignidade e incontornável esclerose mental, 31 anos de um sistema corrupto, de férias pagas em paraísos turísticos, de quinhentinhos, fruta e chocolatinhos, atentem bem no que se ofereceu dizer sobre as mesmíssimas matérias, no mesmo Tribunal O Jogo, ao conhecido antigo árbitro, salafrário andrade do apito, que dá pelo nome de José Leirós

"Há dois empurrões pelas costas, o primeiro de Montero (a Marçal) no cruzamento inicial, e depois, o de Slimani antes de cabecear. Perante duas faltas consecutivas, o árbitro puniu a que viu, anulando o golo."

"Muitos protestos, alguma ansiedade, mas Manuel Mota soube suportar isso, fazendo uma arbitragem justa e sendo bem auxiliado."

Alguém, paulatinamente e sem a mínima noção do que está a fazer e dos perigos em que estará a incorrer, vem ateando fogos na savana de Alvalade, acossando, provocando e enraivecendo o leão, no seu habitat natural, na sua própria casa! Um dia o leão poderá muito bem saltar o fosso e dilacerar com as garras, os imprevidentes incendiários. E será que a culpa, recairá depois no nobre animal ?!...

Leoninamente,
Até á próxima

5 comentários:

  1. Um leão com batom...ai onde isto vai parar....calimeros abichanados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que pareço um ladrão,
      Mas há tantos que eu conheço,
      Que não parecendo o que são,
      São aquilo que eu pareço.

      Eliminar
  2. Individuos como o Leirós, nem têm a noção de quão ridiculos se tornam, ao fazer uma apreciação dessas...esse incompetente, será que desconhece que as mesmas imagens que ele viu...também outros as viram...?
    Será que o homem ainda "continua" a receber a mesada da corrupção em que também foi actot...?

    Também sempre considerei (apesar dos falhanços contra nós...) que o Pedro Henriques era um daqueles árbitros que não faziam fretes, embora pudesse errar como é óbvio...

    O Coroado tamb+em não foi dos piores...encontrei-o em Óbidos 8 ou 15 dias depois do tal jogo em Chaves...dei-lhes os bons dias, pedi-lhe desculpa de me estar a meter com ele e perguntei...: então...já está melhor da azia...?

    Deu-me os bons dias e apenas acrescentou...são coisas que acontecem a quem anda lá dentro...
    Mas este também consegue normalmente "ver" as coisas como elas se passam...
    Asnos como o Leirós ou o outro que é engenheiro (e corrupto ao mesmo tempo...) e de que me não recordo agora o nome...é que "corneiam" sempre para o mesmo lado...ou seja, o lado contrário de onde vem a" fruta"...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ajudo amigo Max, eu ajudo. Era o Paraty, aquele que deu o título aos benfas, com o empurrão do Luisão ao Ricardo!...

      Tudo "andrades corruptos" e sem pinga de dignidade!...

      SL

      Eliminar
  3. Basta ler o apitador andrade para se saber que o sistema continua. Quanto ao danielzinho, nós sabemos o que ele quer, mas agora está murcho...

    ResponderEliminar