quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Cheira mal do outro lado da nossa rua!!!...

 


A Lex do futebol no bando dos réus

«O início do julgamento do processo Lex desperta a memória do que foi aquele tempo e do simbolismo que comporta para o Benfica.

Este processo concentra tudo o que um clube não deve querer ver associado à sua imagem pública e à sua posição na sociedade. Não só porque o seu ex-presidente Luís Filipe Vieira está sentado no banco dos réus, também por todos e tudo o que não está lá e marcou uma época.

O que é grave nesse processo já sabemos e nem precisamos do julgamento para lá chegar. Nunca a justiça portuguesa conheceu tamanha concretização da imagem da árvore envenenada na administração da justiça.

Uma justiça que admite falsear a distribuição de processos a juízes amigos ou permeáveis, ao mais alto nível; que deixa criar um mercado de influência no próprio regaço, tendo o seu poder como matéria-prima; que é adulterada pela violação quase sistémica do princípio do juiz natural; também pela mercantilização e falsificação autoral de acórdãos, não é própria de um Estado de Direito. Envenena tudo à volta. E é isso o mais importante que está a ser julgado.

Mas também está a instrumentalização do Benfica em processos políticos e financeiros espúrios, como foi a gestão do clube na relação que Luís Filipe Vieira teve com um vasto grupo de ‘influencers’, de Sócrates a Salgado. Também está a banalização da distribuição de bilhetes e prendas, como viagens ao estrangeiro com a equipa, nas competições europeias, como forma de criar mecanismos de permeabilidade em alguns sectores judiciais.

Neste particular, diga-se, existia toda uma prática, há décadas, sobretudo no Benfica e no FC Porto, expoentes do rotativismo triunfante ao longo dos famosos 40 anos, envolvendo gente das duas magistraturas, que faz corar de vergonha qualquer pessoa decente.

Também está a forma como magistrados, em particular Rui Rangel, se deixaram transformar em marionetas de candidaturas ao controlo do clube por interesses financeiros que pagavam essas extravagâncias curriculares. Está a ser julgado, afinal, um mundo assente no mercadejar sistémico com cargos da maior relevância social, com funções que devem ser respeitadas precisamente porque a sua obrigação é a de assegurar um tratamento igual entre todos os portugueses, como é o caso da justiça. E é esse ‘sistema’, aqui simbolizado no Benfica, que atravessou o futebol português durante décadas que está, em parte, naquele banco de réus.»

Cheira mal do outro lado da nossa rua!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

E o "campeão" é... Frederico Varandas!!!...


E o "campeão" é... Frederico Varandas!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Quem não gosta???!!!...


O abraço do urso

«Já disse várias vezes que, como sportinguista, não tenho estados de alma sobre as eleições do Benfica, mas, tendo em conta que parece que o país está suspenso no seu desfecho – a discussão do OE pouco interessa…- não queria deixar de dar também a minha opinião.

Salvo catástrofe de última hora, que se não antecipa, Rui Costa irá vencer folgadamente a segunda volta das eleições. Com um guião discursivo prudente, repetitivo e reduzido aos mínimos, não se estica para fora de pé e beneficia de conjunção astral muito favorável.

Perante os resultados da segunda volta, ainda pensei que o efeito Mário Soares versus Freitas do Amaral das presidenciais de 1986, pudesse ser replicado, proporcionando uma vitória a Noronha Lopes, que agregaria os votos dos restantes candidatos.

Só que João Diogo Manteigas, com as reservas que verbalizou ao projecto de Noronha Lopes, deitou tudo a perder, não sendo expectável que os seus votantes se sintam minimamente motivados a votar neste.

Já vi muitas explicações para este gesto, digno das maiores subtilezas florentinas, mas, para mim, é claro o propósito. Manteigas quer que Rui Costa seja eleito, porque, a prazo, é aquele candidato que tem mais hipóteses de derrubar e ir novamente a jogo. O mais do mesmo é mais seguro do que uma incógnita que pode correr bem.

É o verdadeiro abraço do urso, amigável na aparência, letal na realidade.

Quanto à perplexidade que causa a votação massiva em alguém cujos dotes de gestor, comunicador e vencedor se não revelaram exuberantemente durante o mandato, a resposta é também simples. Prevaleceu o efeito Mourinho, que funcionou, na prática como o maior angariador de votos para a candidatura do incumbente.

Mourinho encaixa na perfeição na cultura de megalomania tão arreigada na Luz; ter um treinador de classe mundial e as atenções do mundo mediático satisfaz o ego, mesmo que não ganhe grande coisa.

Como dizia de Gaulle, não é preciso a verdade, importa é dar esperança!»

Quem não gosta???!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Quantos lhe imitariam o arrojo?!...

 


Quantos lhe imitariam o arrojo?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Mais uma estrela a brilhar em Alcochete!!!...

Salvador Blopa!...

Mais uma estrela a brilhar em Alcochete!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 28 de outubro de 2025

O "renascer" do Leão!...

 

Com João Simões cresceram as "garras" do Leão que, com ele, fica ligado à corrente...



O "renascer" do Leão Campeão!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Tricampeões!!!...


"Bastou uma parte má na vitória com o Estoril, uma derrota com o Nápoles, uma exibição muito cinzenta no empate com o SC Braga e uma qualificação na Taça de Portugal com passagem pelo prolongamento para o ruído se ouvir. O alvo: Rui Borges. Mas foi preciso esses decibéis subirem para o treinador do Sporting dar um grito que já devia ter dado há mais tempo. Está na hora do transmontano acordar, vestir o fato do treinador dum grande e se preciso for assumir o confronto saudável.

Rui Borges foi campeão nacional, não começou a época que teve Amorim no início, mas selou o bicampeonato inédito em 70 anos no clube e a dobradinha que não era pelos verdes e brancos conquistada há mais de 20 anos. Mas esta época isso de pouco vale e pela frente há um FC Porto que conta efectivamente e um Benfica que tem a voz de José Mourinho… Borges não pode ficar calado, não pode aceitar o rótulo de treinador de equipa pequena que se lhe aponta. E isso aponta-se porque em certos jogos grandes, o Sporting em vantagem recuou, ficou a defender a magra vantagem e na partida com o SC Braga pagou a factura com um empate que lhe caiu em cima da cabeça quase no fim.

O ruído subiu de tom e senti o treinador sozinho. A certa altura, o volume aumentou mas a defesa do técnico não apareceu por parte do clube. Nem uma palavra, nem mesmo um sinal. Até quarta-feira à tarde, onde a imagem de união surgiu na transmissão do jogo da Youth League, em que o técnico esteve (a escassas horas o encontro da equipa principal) com Frederico Varandas e Salgado Zenha de um lado e Bernardo Morais Palmeiro do outro.

Na véspera, o despertar do treinador, resposta aos críticos e fico a pensar se não também uma mensagem para dentro, a reclamar esse sinal de apoio que faltava… E com esse despertar, um sinal de coragem que ainda não tinha visto, em vésperas de encontro da Champions com o líder do campeonato francês, capaz de ganhar ao todo poderoso campeão europeu PSG.

Não deixa de ser curioso que tenha sido o primeiro jogo grande que os leões venceram esta época. Dizem alguns que tudo correu de feição, o penálti revertido e expulsão do homem do Marselha, o golo com ressalto de Alisson… Mais do que curioso, porém, um sinal de que foi preciso ousar na atitude, dentro e fora de campo, para a sorte dum jogo mudar a favor do leões. Porque se a sorte protege os audazes, isso acontece porque é preciso audácia para se triunfar num grande. Rui Borges terá percebido isso e por isso o vimos falar alto na conferência de imprensa e meter a equipa alta e ávida de vitória na segunda parte. Estou em crer que só com essa atitude os verdes e brancos conseguirão chegar ao tricampeonato, porque plantel de campeões requer treinador com atitude de campeão.

Rui Borges nunca teve a tarefa fácil: nunca o teria o treinador que tivesse Amorim na sombra e por isso já aqui escrevi que não é fácil ser Rui Borges. Mas se Rui Borges for este que falou antes do jogo com os franceses e o que mexeu na equipa para a segunda parte triunfante de quarta-feira, então será mais fácil ganhar e assim calar o ruído. O risco valerá sempre a pena. Como valeu esta semana, porque até os jogadores sentirão que têm a comandá-los um general sem medo. Rui Borges sonha com o tri mas percebeu que para o ganhar tem de estar bem acordado..."

À exclusiva atenção de RB: os Sportinguistas querem ser...

Tricampeões!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 5 de outubro de 2025

sábado, 4 de outubro de 2025

"Che la Gazzetta abbia ragione"!!!...

 


Rui Borges, o "Figo de Mirandela", é destaque em Itália: «Tudo o que toca transforma em ouro»
Treinador do Sporting é um de seis que a 'Gazzetta dello Sport' garante que serão "famosos" no futuro (in Record, hoje)

"Che la Gazzetta abbia ragione"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Precisam todos de um alfinete no cu!...

 

Um leão mansinho

«Falhar nos pormenores na Liga dos campeões custa muito caro e frente ao campeão italiano ainda mais. O Sporting jogou de igual para igual com o Nápoles, podia ter trazido bem mais da mítica cidade, mas os zero pontos são facilmente explicados. E não, não foi apenas Rui Silva o culpado, por muito que o guarda-redes não tenha ficado bem na fotografia do segundo golo. Mas não foi o único, Inácio também estava a dormir e vários dos seus companheiros foram anjinhos, como no primeiro golo. Rui Borges até olhou bem para o encontro e geriu de forma arriscada mas sem colocar o resultado em perigo. Tem é de puxar as orelhas aos jogadores. Não basta passear a classe, é preciso meter o pé, ganhar duelos, travar ataques antes que eles se tornem perigosos. Os italianos fizeram 16 faltas, os leões 9. Também aqui se explica o desaire leonino. O Nápoles é uma grande equipa, mas o leão foi incompetente. E desta vez não foi o treinador a falhar.

As imagens dos confrontos em Nápoles falam por si. Os ultras são tão estúpidos lá como cá. Não é propriamente surpreendente.»

(Bernardo Ribeiro: Um leão mansinho, in Record ontem às 23:40)


Precisam todos de um alfinete no cu!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Agora é só saber esperar!!!...



«Zaïd Bafdili vai estrear-se esta quinta-feira em jogos oficiais do Sporting, cerca de dois meses depois de ter sido contratado pelos leões. A inscrição do promissor belga de 17 anos foi por fim concluída e vai a jogo - logo na condição de titular - pelos leões na estreia na Premier League Internacional Cup, diante do Leeds, em jogo disputado a partir das 19 horas em York.

O processo de inscrição pelo Sporting, do internacional sub-19 pela Bélgica foi moroso, essencialmente por se tratar de um atleta menor de idade - atinge a maioridade a 25 de Outubro. Como é habitual neste tipo de casos, a FIFA requer sempre que o clube cumpra determinados pressupostos, como por exemplo que respeite critérios ao receber o jogador que têm em atenção um plano educativo, de treinos, de trabalho e de bem estar e saúde.

Tendo completado com sucesso todos os pressupostos, o Sporting conseguiu completar o registo do centrocampista na Federação Portuguesa de Futebol, pelo que estará disponível para ser utilizado daqui para a frente noutras competições, como por exemplo na Liga Revelação e na Youth League.

Zaïd Bafdili, recorde-se, foi identificado como um dos prodígios com maior expressão no futebol europeu e até foi seguido por diversos tubarões europeus como o Manchester United, Chelsea ou Borussia Dortmund. O Sporting levou a melhor na corrida e pode agora mostrá-lo ao mundo.»

Agora é só saber esperar!!!...

Leoninamente.
Até à próxima

sábado, 20 de setembro de 2025

Os invejosos "andem aí"!!!...

 



Alisson marcou na Champions! Eu também colocaria a língua de fora!...

Os invejosos "andem aí"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Parece que ninguém é capaz de dar um berro!!!...

 


Sporting-Kairat, 4-1: vendaval repentino fez justiça ao leão
«Uma vitória expressiva, construída com uma exibição não muito exuberante mas completa, na qual deu ao jogo o que ele foi pedindo ao longo do tempo, permitiu ao Sporting entrar a ganhar na Liga dos Campeões. Os leões deixaram que o duelo se tornasse perigoso para os seus intentos, marcaram à beira do intervalo e, à frente do marcador, voltaram apáticos do balneário. O adversário empertigou-se, criou algumas situações de perigo (grande defesa de João Virgínia aos 48’) e o risco de decepção tornou-se real. Mas as musas verdes e brancas acordaram a tempo: aos 65 minutos, Trincão repetiu a proeza e voltou a fazer um grande golo (2-0) e, até aos 68’, a equipa construiu o 4-0 num abrir e fechar de olhos. Nessa altura as diferenças entre as formações tornaram-se mais visíveis, anímica e também fisicamente. O campeão tornou-se mais dominante do que nunca e não abrandou numa fase em que o jogo já estava decidido. O vendaval repentino fez justiça ao leão...»

Trincão voltou a ser o homem do jogo! Não fosse ele e ainda a esta hora o Sporting estaria naquela soneca descoroçoante!...

Parece que ninguém é capaz de dar um berro!!!...

Leoninamente
Até à próxima

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Único caminho para ser "tricampeão"!!!...




Varandas vai ser de novo candidato às eleições do Sporting

«O segredo, para já, está bem guardado e num círculo algo restrito, mas sabe-se que Frederico Varandas vai ser candidato nas próximas eleições do clube, que ainda não têm dia específico marcado, mas que estão agendadas para Março do próximo ano.

Nas listas a apresentar, segundo os dados recolhidos pelo jornal A Bola, Varandas deverá fazer-se acompanhar por uma larga fatia dos dirigentes que fazem parte dos actuais órgãos sociais, com dois nomes a saltarem à vista, os de Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do clube para a área financeira e com a mesma pasta na administração executiva da SAD; e o de André Bernardo, Chief Strategy and Operations Officer e também administrador da SAD que ficou com o pelouro, recentemente, da supervisão das obras de profunda remodelação do Estádio José Alvalade, bem como de todas as estruturas adstritas, sendo que os leões pretendem inovar o mais possível nesta área, criando um importante hub de entretenimento, numa experiência muito mais imersiva para quem se desloque ao recinto do que apenas e só assistir a um jogo de futebol.

De momento, ainda não há uma data concreta para que Frederico Varandas oficialize esta posição, mas diversas fontes apontam para um prazo mais próximo do final do ano para que o faça.

Esta foi uma das razões, aliadas à paixão intrínseca ao clube e ao facto de se estar numa fase crucial da pré-época que levaram o antigo director clínico a recusar em Julho o convite que lhe foi endereçado para ocupar o cargo de CEO dos sauditas do AL Ahli, no qual auferiria um salário bem superior ao que recebe em Alvalade, pois na Arábia o vencimento seria da ordem dos milhões e no Sporting recebe cerca de 300 mil euros por temporada na condição de presidente da SAD, numa remuneração que poderá dobrar caso sejam atingidos determinados objetivos por parte da equipa profissional de futebol.

Frederico Varandas, que assumiu o cargo há pouco mais de sete anos (8 de Setembro de 2018), já é o presidente mais titulado de sempre da história do Sporting, com nove troféus conquistados, mas pretende que os leões se tornem hegemónicos no panorama do futebol nacional, pelo que considera que, nesta vertente, ainda há algum trabalho a desenvolver. A porta ficou aberta para a recandidatura em finais de 2025, quando foi apresentado o denominado plano 2034 para os leões, que inclui várias vertentes: crescimento financeiro, com o aumento das receitas operacionais até €170M; a entrada de um parceiro estratégico para a SAD; remodelação do estádio; integração do Alvaláxia e melhoramentos na Academia e inovação na experiência do adepto.

Algumas das metas já estão alcançadas, mas outras ainda estão por cumprir, razão pela qual Varandas, actualmente com 44 anos, vai novamente a jogo, na certeza de que se for reconduzido no cargo ficará na cadeira do poder de Alvalade 12 anos e apenas será suplantado por João Rocha, que esteve 13 anos (1974-1986) à frente do clube verde e branco. Nesta perspectiva, ultrapassará Joaquim Oliveira Duarte, que esteve dez anos no cargo (1932-1942).

Único caminho para ser "tricampeão"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Frederico Varandas, bem haja!!!...


«Antigo director clínico eleito pela primeira vez a 8 de Setembro de 2018. Mudou por completo a face do leão e é o líder mais titulado de sempre»!...

Frederico Varandas, bem haja!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Aguenta Leão se queres ser feliz!...

O Sporting está mais forte


«O plantel do Sporting está mais forte. Apesar disso, fechou-se a janela de Verão do mercado de transferências e instalou-se um sistema de baixas pressões sobre Alvalade que resultou num temporal que pelo que vejo, oiço e leio condena o bicampeão nacional ao fracasso. Um psicodrama, como lhe chamou Frederico Varandas, que me parece algo exagerado. Porque tal como disse também o presidente leonino, e concordo, o plantel do Sporting está mais forte.

É certo que a estrutura leonina ajudou neste enredo ao não conseguir as contratações de Kevin — ou melhor, do tão desejado, e há tanto tempo, extremo destro para jogar a partir da esquerda; os alvos estavam identificados, diferenciados e por isso caros, tão caros que inacessíveis e aí os leões não conseguiram encontrar alternativas, ou não quiseram, porque em Janeiro arranjaram Biel e deu no que deu… — e sobretudo por ter morrido na praia na inscrição de Jota Silva, seja pelas justificações dadas sobre a dificuldade das negociações e pelo tempo escasso para o registo, seja por alguma inércia para resolver um dossiê que há dois meses estava em marcha, seja por algum tipo de incompetência na noite de dia 1 de Setembro, seja pelo que for.

Também é certo que relegar St. Juste para a equipa B (independentemente de argumentos e razões de parte a parte) no regresso ao trabalho depois destas peripécias que fazem apontar o dedo aos leões acaba por ser mais uma acha lançada para uma fogueira que arde em lume brando, não só pelos acontecimentos do último dia do mercado mas também depois da derrota no clássico com o FC Porto. Tudo isto vejo, oiço e leio e não posso ignorar. Mas o psicodrama que se criou nestes últimos dias não anula o que já disse e que me parece assim ser: o plantel do Sporting está mesmo mais forte.

O plantel do Sporting está mais forte mas pelo que vejo, oiço e leio nem vale a pena entrar em campo, não tem hipóteses de ser campeão. E o drama não é só considerado de fora, não são poucos os sportinguistas que já estão a entrar em depressão. Mais do que um psicodrama, um clássico da bipolaridade leonina de tempos não assim tão longínquos. Mas o plantel do Sporting está mais forte do que na época passada e na época passada o Sporting foi bicampeão…

Na temporada passada começou o Sporting com Kovacevic na baliza, depois com Israel e só no inverno teve Rui Silva. Agora tem o português desde o início. Começou com Quaresma, Diomande, Debast, Gonçalo Inácio e St. Juste como centrais e agora, num sistema de apenas dois, manteve-os todos (está a despachar St. Juste). No miolo tinha Hjulmand, Morita, Bragança e só depois da lesão do português promoveu João Simões (e todos se lembram depois dos problemas do meio-campo com a onda de jogadores lesionados). Agora tem os mesmos (espera o regresso de Bragança) e mais Kochorashvili e num sistema de mais fácil adaptação. Nas alas tinha Fresneda e Esgaio na direita e agora na mesma lateral tem o espanhol e Vagiannidis; na esquerda tinha Nuno Santos (lesionou-se), Maxi Araújo e Matheus Reis e agora os mesmos mais Ricardo Mangas. Mais à frente tinha Edwards (até Janeiro) Geny, Quenda, Trincão, Pedro Gonçalves, Biel (a partir de Janeiro e já despachado), Harder e Gyokeres. Perdeu os pontas de lança mas só o sueco permite lamentações, embora das grandes,enormes, colossais, ou não fosse um dos melhores avançados da história do clube. Porém todos os outros ficaram e agora tem mais Laís Suárez que já se viu ser de talento (e que calça como uma luva no 4x2x3x1 de Rui Borges) e ainda chegou Ioannidis, tal como o colombiano, um avançado de 22 milhões.

Sim, o Sporting falhou no extremo e Jota Silva por um minuto e isso deixa marcas. Vejo, oiço e leio e não posso ignorar. Como não se pode ignorar que esta época o FC Porto conta, e muito, para as contas — como se contou no clássico —, de somar da Liga de onde o Benfica nunca saiu e neste Verão sai também reforçado como nunca. Mas o plantel do Sporting é mais forte do que o do ano passado. Não se edite, já em Setembro, um psicodrama a verde e branco sobre um campeonato que ainda vai no adro.»

Aguenta Leão se queres ser feliz!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Sem cócegas no umbigo!!!...

 


Não é o fim do mundo

«O falhanço na contratação de Jota Silva não é o fim do mundo para o Sporting. Apesar de ser um jogador muito interessante e que poderia ter um papel importante para Rui Borges, não seria um titular de caras numa equipa que tem para jogar em posições de ataque nomes como os de Luis Suárez, Ioannidis, Trincão, Pote, Quenda, Geny Catamo ou Maxi Araújo. O problema é que os responsáveis leoninos acreditavam que havia uma necessidade clara de contratar um extremo para jogar sobre o lado esquerdo, então deviam ter atacado o problema desde o início - até em várias frentes e a vários níveis. Algo que, por exemplo, foi feito de forma muito eficaz na substituição de Viktor Gyökeres.

Deixar tudo para os últimos dias pode permitir bons negócios de última hora, quando os gigantes da Europa começam a ficar realmente apertados com os excedentários, mas é um risco que nem sempre compensa. O Sporting fecha o mercado sem o tal extremo que há tanto tempo queria e o embaraço de uma contratação de última hora que bateu na trave por um ou dois minutos. Porém, a vida continua - continua sempre. E, mesmo sem Jota Silva, o leão tem armas mais do que suficientes para atacar o tricampeonato

Há que atacar o tricampeonato...

Sem cócegas no umbigo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Não, não tinha de ser assim!!!...


O Pano e a Nódoa

«A tautologia é um dos recursos retóricos mais eficientes para escapar de assunto incómodo, de forma aparentemente fatalística. Quem lhe recorre formula uma declaração lógica verdadeira, porém redundante ou, como diria Wittgenstein, “onde nada há para dizer, repete-se o óbvio”.

Através dela podemos constatar que “um triângulo tem três lados”, “que se não ganharmos, não ganhamos”, que “se nos acontecer, aconteceu” ou, até, que o colapso abrupto e até agora indecifrável da transferência de Jota Silva, em cima do fecho de mercado, “é o que é".

Não é; não disfarcemos o assunto. Aconteceu o que não podia ter acontecido.

Não numa estrutura ultra profissionalizada e com provas dadas, que soube substituir Hugo Viana atempadamente e permitiu aos seus sucessores tempo de adaptação, planeamento e ação.

Nunca no atual bicampeão nacional, que – pelo que desse estatuto decorre – viu aumentar substancialmente as suas receitas de bilheteira e merchandising, garantiu prémios de Champions de forma antecipadíssima, dando tempo e previsibilidade na abordagem ao mercado.

E menos ainda porque, ao contrário do Sporting, que somou uns astronómicos 129 milhões em vendas – o maior encaixe de sempre numa só janela –, aos quais ainda poderão acrescer 15 em objetivos –, as águias (97 M€) e os dragões (78 M€) venderam menos do que compraram. Além disso, num contraste ainda mais gritante, Benfica (106 M€) e Porto (94 M€) investiram significativamente mais do que o Sporting (69 M€).

Tão-pouco podia ter sucedido depois de nos termos afunilado no ataque a alvos inatingíveis, como sejam Yeremay Hernández ou Kevin, cujas propostas ou intenções, na ordem dos 35-40 milhões de euros, se tornaram públicas e geraram elevadíssimas expectativas.

E, sobretudo, nunca, jamais, em tempo algum, podia cair o pano do mercado num cenário em que o Sporting deixa por utilizar, sem aparente necessidade, um saldo de transferências superior a 60 M€, no exacto ano em que tem a possibilidade de conquistar um tricampeonato que constituiria um marco geracional eterno.

Não me interpretem mal, que nem tudo é desconchavado. As aquisições dos internacionais Vagiannidis, Fotis Ioannidis, 'Kocho' e Suárez constituem a prova de que a planificação foi feita e a execução correu, até certo ponto, bem. Mas se a ausência de um grande vulto no ano da saída de Gyökeres já parecia estranha, o volte-face com o extremo português cavou fundo no coração do universo leonino.

Tanto mais que o negócio, com envolvimento directo e mérito negocial do presidente Frederico Varandas, nos moldes em que era apresentado – sem obrigatoriedade de compra – se afigurava como uma excelente operação.

O crédito da actual direcção é muito, mas não é infinito e é nosso papel manter uma exigência leal. Quanto ao resto, cá estaremos a apoiar os que estão. Na certeza de que foi como foi, mas não tinha que ter sido assim.

Não, não tinha de ser assim!!!...

Leoninamente,
Até à próxima


terça-feira, 2 de setembro de 2025

Azar dos Távoras!!!...


Azar dos Távoras!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!...

Reviravolta: Sporting e Nottingham Forest chegam a acordo por Jota Silva.

Negócio ficou fechado já perto da hora do final de mercado

«Jota Silva vai ser reforço do Sporting. O internacional português vai chegar a Alvalade vindo do Nottingham Forest, colocando um ponto final numa das principais novelas do mercado. O avançado é emprestado por uma temporada, pagando os leões uma taxa de empréstimo de 4,5 milhões de euros. Há ainda uma opção de compra no valor de 15,5 milhões de euros.

Jota Silva regressa, assim, a Portugal para vestir as cores do Sporting e vai reencontrar Rui Borges, técnico que o orientou no Vitória de Guimarães.»

SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Não vem mais ninguém!...

 

O Mercado do Sporting: ou vem Jota Silva, ou...
Não vem mais ninguém!!!...


Leoninamente,

Até à próxima

Agora queremos golos! Muitos golos!!!...


«"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:

A Sporting SAD chegou a acordo com o Panathinaikos Athlitikos Omilos (adiante designado “Panathinaikos”), com relação à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos e 100% dos direitos económicos do jogador Fotis Ioannidis (adiante designado “Jogador”) pelo montante total fixo de €22.000.000,00 (vinte e dois milhões de euros), ao qual poderá acrescer um montante total condicional de até €3.000.000,00 (três milhões de euros), mediante a verificação de determinados objectivos relacionados com a performance desportiva do Jogador e da Sporting SAD, tendo o Panathinaikos garantido o direito a receber o montante correspondente a 25 % da mais-valia de uma futura transferência do Jogador. Mais se informa que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e, bem assim, que a Sporting SAD não suportará quaisquer encargos com serviços de intermediação na transferência. Informa-se, ainda, que foi celebrado entre a Sporting SAD e o Jogador um contrato de trabalho desportivo válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2030, prevendo uma cláusula de rescisão no valor de € 100.000.000,00 (cem milhões de euros)".»

Agora queremos golos! Muitos golos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

No sábado já cá está!!!...


Vai custar os olhos da cara ao Sporting, mas...

No sábado já cá está!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Os leões à solta são perigosos!!!...



No primeiro exame da época, o jovem árbitro João Gonçalves, da A.F.Porto, chumbou na avaliação física e ficou de fora na primeira jornada! Parece ter aprendido a lição e agora foi o escolhido para arbitrar o primeiro clássico da temporada!...

Agora sem fosso em Alvalade e mesmo com a "perna leve", pode ser que assistamos a uma boa arbitragem...

Os leões à solta são perigosos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

"Prudente audácia"!!!

 

Ícaro no mercado de Agosto

«Quando Dédalo entregou a Ícaro as suas célebres asas de cera, não lhe garantiu apenas uma rota de fuga ao labirinto: entregou-lhe também um mapa de paternas advertências. Lembrou-lhe que a liberdade conhece fronteiras; que, em voo demasiado baixo, a humidade pesaria as penas e o mar Egeu o engoliria; mas que a ascensão vertiginosa levaria a que o sol derretesse o instrumento que lhe permitira planar.

Olhando ao mercado de transferências deste ano, pode dizer-se que o gesto desse pai foi tão magnânimo quanto parecem ser, neste verão, as abordagens dos presidentes de Benfica e Porto, investindo fortunas para libertarem os seus clubes da prisão

Agosto, esse, toca Bolero. Até ao dia de hoje, investiram-se 280 milhões de euros e registaram-se mais de 300 entradas. A partitura só se encerra a 1 de setembro e mantenho a minha posição: é um despropósito manter o mercado aberto quando, em simultâneo, já se disputam competições oficiais.

Na Roda da Fortuna das aquisições – tal como na velha imagem de Boécio – , cada clube escolheu o seu lugar. O Porto foi quem mais rodopiou: 88,6 milhões, acrescidos do acerto pelo passe de Samu. Compras dispendiosas, saldo negativo, todavia com melhorias evidentes. O Benfica afinou-se no diapasão costumeiro de novo-riquismo, com 80 milhões gastos e somente 73 encaixados. Até o Braga soma já duas contratações acima dos 10 milhões.

A roda gira, mas só quem ocupa o eixo central resiste às tonturas – e é aqui que entra o Sporting: 47 milhões aplicados, 105 realizados e saldo amplamente positivo. Risco calculado, ambição presente, futuro salvaguardado.

O tempo é mestre e encarregar-se-á de demonstrar que os voos conscientes, com música medida e eixo centralizado, são a melhor forma de gerir um clube.

Ainda assim, importa dizer: falta ao Sporting um último rasgo de mercado. A margem conquistada não é pequena – faz sentido que a usemos com prudente audácia.»

"Prudente audácia"!!!

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 26 de agosto de 2025

sábado, 23 de agosto de 2025

À Campeão!!!...





"Está a ser um momento incrível e a exibição e o 'hat trick' são para elas"!!!..

À Campeão!!!...

Leoninamente,
Até à próxima




sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Conjugaram-se os astros?!...


Jota Silva no Sporting: negócio para fechar até domingo e pressão da Roma
A preferência de Jota Silva pelo Sporting, que permitirá o reencontro com Rui Borges - que conheceu de forma breve em Guimarães -, faz a transferência pender para o lado dos leões.

«O futuro próximo de Jota Silva está mais perto de cruzar-se com o Sporting, concretizando-se assim o desejo dos bicampeões nacionais, do treinador Rui Borges e do jogador do Nottingham Forest. Segundo apurou O JOGO, as negociações aceleraram nos últimos dias, podendo chegar a bom porto já este fim de semana, no mais tardar domingo.

O negócio entre os clubes tem sido intermediado por Jorge Mendes e deverá ser fechado, com o Sporting a pagar sete/oito milhões de euros por 70 por cento do passe de Jota. O Nottingham Forest, diga-se, exige 15 milhões de euros pela totalidade do passe do internacional português, sendo esse o valor ouvido pela Roma, que também entrou na corrida. A preferência de Jota Silva pelo Sporting, que permitirá o reencontro com Rui Borges – que conheceu de forma breve em Guimarães –, faz a transferência pender para o lado dos leões.»

Conjugaram-se os astros?!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 19 de agosto de 2025

E nunca mais é Setembro!!!...


Os rumores mais recentes parecem apontar para que Yeremay Hernandez, extremo actualmente ao serviço do Deportivo da Coruña, venha a ser a penúltima contratação do Sporting antes do fecho do mercado, que terá muitas probabilidades de acontecer com Jota Silva, talentoso atacante luso que milita no Nottingham Forest.

E nunca mais é Setembro!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 17 de agosto de 2025

terça-feira, 12 de agosto de 2025

A ver vamos!!!...


Novo reforço arranca a fundo

«A trabalhar nem há uma semana com os novos colegas, Georgios Vagiannidis até já apareceu na ficha de jogo do Casa Pia-Sporting, mas em Rio Maior o máximo que fez foi... aquecer. O lateral-direito contratado ao Panathinaikos, a troco de 12 milhões de euros fixos (o acordo prevê mais 2,5 M€ por objectivos) e que assinou contrato até 2030, ainda estava 'verde' para ir a jogo, mas o estado de maturação rumo à recepção ao Arouca, apurou Record, parece pintar-se de uma cor diferente.

E tudo porque os primeiros treinos do mais recente microciclo têm mostrado um internacional pela Grécia mais do que comprometido: Rui Borges, assim como a sua equipa técnica, estão satisfeitos com a resposta que o futebolista tem dado a nível físico, mas sobretudo naquilo que têm sido as primeiras ideias transmitidas para que possa encaixar no 4x2x3x1, matriz de jogo rumo à nova temporada. Não estamos a falar de uma pujança ímpar, mas abordamos, sim, uma peça que mostra credenciais para entrar rapidamente no onze nos bicampeões nacionais, podendo ameaçar a vaga de Iván Fresneda, titular nas duas primeiras partidas oficiais - Supertaça e ronda inaugural do campeonato.

Nas 'palminhas'... como adiantámos

Perante o que foi uma experiência, aos 19 anos, sem expressão na sua primeira aventura fora do seu país natal, dividida entre Itália (Inter) e Bélgica (St. Truiden), o Sporting estendeu uma autêntica passadeira para que Vagiannidis pudesse chegar, ver, treinar e jogar - sem se preocupar com muito mais, numa história que pode recordar aqui.

Arranjou-lhe casa, um 'chef' para cuidar das primeiras refeições, um motorista para o guiar até aos treinos e ainda um professor de português, tudo sob a tutela do Gabinete de Apoio ao Jogador. Os trâmites, adaptados às necessidades de cada futebolista, estão a dar resultado com Georgios, que apesar de só agora ter começado a mostra-se na Academia Cristiano Ronaldo, vem com bagagem depois de ter começado a época mais cedo junto do 'Pana' do português Rui Vitória.

Deixar cair todas as gotas de suor: selecção 'corta' adaptação

Em circunstâncias normais, o defesa será chamado pelo seleccionador da Grécia, Ivan Jovanovic, rumo ao duplo-compromisso que os helénicos têm a abrir a sua classificação para o Mundial'2026 (recebem a Bielorrússia, dia 5 de Setembro, e depois a Dinamarca, a 8). Ou seja, é preciso que Vagiannidis dê ao pedal, pois também Fresneda promete não vender nada barata - antes pelo contrário - a condição de titular que foi conquistado com Rui Borges ao comando; aliás, ainda no defeso, e numa entrevista aos meios do seu país, garantiu que além de manter o posto em 2205/26, um dos seus grandes objectivos era poder estrear-se a representar os AA de Espanha.

Até à primeira paragem FIFA, que vai 'cortar' a adaptação do lateral, também o treinador mirandelense pretende dar minutos a um reforço que foi um pedido expresso seu: a ver vamos se estará já em condições de saltar para o novo e renovado Alvalade, domingo, quando os leões voltarem a casa...»

A ver vamos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima