O abraço do urso
«Já disse várias vezes que, como sportinguista, não tenho estados de alma sobre as eleições do Benfica, mas, tendo em conta que parece que o país está suspenso no seu desfecho – a discussão do OE pouco interessa…- não queria deixar de dar também a minha opinião.
Salvo catástrofe de última hora, que se não antecipa, Rui Costa irá vencer folgadamente a segunda volta das eleições. Com um guião discursivo prudente, repetitivo e reduzido aos mínimos, não se estica para fora de pé e beneficia de conjunção astral muito favorável.
Perante os resultados da segunda volta, ainda pensei que o efeito Mário Soares versus Freitas do Amaral das presidenciais de 1986, pudesse ser replicado, proporcionando uma vitória a Noronha Lopes, que agregaria os votos dos restantes candidatos.
Só que João Diogo Manteigas, com as reservas que verbalizou ao projecto de Noronha Lopes, deitou tudo a perder, não sendo expectável que os seus votantes se sintam minimamente motivados a votar neste.
Já vi muitas explicações para este gesto, digno das maiores subtilezas florentinas, mas, para mim, é claro o propósito. Manteigas quer que Rui Costa seja eleito, porque, a prazo, é aquele candidato que tem mais hipóteses de derrubar e ir novamente a jogo. O mais do mesmo é mais seguro do que uma incógnita que pode correr bem.
É o verdadeiro abraço do urso, amigável na aparência, letal na realidade.
Quanto à perplexidade que causa a votação massiva em alguém cujos dotes de gestor, comunicador e vencedor se não revelaram exuberantemente durante o mandato, a resposta é também simples. Prevaleceu o efeito Mourinho, que funcionou, na prática como o maior angariador de votos para a candidatura do incumbente.
Mourinho encaixa na perfeição na cultura de megalomania tão arreigada na Luz; ter um treinador de classe mundial e as atenções do mundo mediático satisfaz o ego, mesmo que não ganhe grande coisa.
Como dizia de Gaulle, não é preciso a verdade, importa é dar esperança!»
Quem não gosta???!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:
Enviar um comentário