«O plantel do Sporting está mais forte. Apesar disso, fechou-se a janela de Verão do mercado de transferências e instalou-se um sistema de baixas pressões sobre Alvalade que resultou num temporal que pelo que vejo, oiço e leio condena o bicampeão nacional ao fracasso. Um psicodrama, como lhe chamou Frederico Varandas, que me parece algo exagerado. Porque tal como disse também o presidente leonino, e concordo, o plantel do Sporting está mais forte.
É certo que a estrutura leonina ajudou neste enredo ao não conseguir as contratações de Kevin — ou melhor, do tão desejado, e há tanto tempo, extremo destro para jogar a partir da esquerda; os alvos estavam identificados, diferenciados e por isso caros, tão caros que inacessíveis e aí os leões não conseguiram encontrar alternativas, ou não quiseram, porque em Janeiro arranjaram Biel e deu no que deu… — e sobretudo por ter morrido na praia na inscrição de Jota Silva, seja pelas justificações dadas sobre a dificuldade das negociações e pelo tempo escasso para o registo, seja por alguma inércia para resolver um dossiê que há dois meses estava em marcha, seja por algum tipo de incompetência na noite de dia 1 de Setembro, seja pelo que for.
Também é certo que relegar St. Juste para a equipa B (independentemente de argumentos e razões de parte a parte) no regresso ao trabalho depois destas peripécias que fazem apontar o dedo aos leões acaba por ser mais uma acha lançada para uma fogueira que arde em lume brando, não só pelos acontecimentos do último dia do mercado mas também depois da derrota no clássico com o FC Porto. Tudo isto vejo, oiço e leio e não posso ignorar. Mas o psicodrama que se criou nestes últimos dias não anula o que já disse e que me parece assim ser: o plantel do Sporting está mesmo mais forte.
O plantel do Sporting está mais forte mas pelo que vejo, oiço e leio nem vale a pena entrar em campo, não tem hipóteses de ser campeão. E o drama não é só considerado de fora, não são poucos os sportinguistas que já estão a entrar em depressão. Mais do que um psicodrama, um clássico da bipolaridade leonina de tempos não assim tão longínquos. Mas o plantel do Sporting está mais forte do que na época passada e na época passada o Sporting foi bicampeão…
Na temporada passada começou o Sporting com Kovacevic na baliza, depois com Israel e só no inverno teve Rui Silva. Agora tem o português desde o início. Começou com Quaresma, Diomande, Debast, Gonçalo Inácio e St. Juste como centrais e agora, num sistema de apenas dois, manteve-os todos (está a despachar St. Juste). No miolo tinha Hjulmand, Morita, Bragança e só depois da lesão do português promoveu João Simões (e todos se lembram depois dos problemas do meio-campo com a onda de jogadores lesionados). Agora tem os mesmos (espera o regresso de Bragança) e mais Kochorashvili e num sistema de mais fácil adaptação. Nas alas tinha Fresneda e Esgaio na direita e agora na mesma lateral tem o espanhol e Vagiannidis; na esquerda tinha Nuno Santos (lesionou-se), Maxi Araújo e Matheus Reis e agora os mesmos mais Ricardo Mangas. Mais à frente tinha Edwards (até Janeiro) Geny, Quenda, Trincão, Pedro Gonçalves, Biel (a partir de Janeiro e já despachado), Harder e Gyokeres. Perdeu os pontas de lança mas só o sueco permite lamentações, embora das grandes,enormes, colossais, ou não fosse um dos melhores avançados da história do clube. Porém todos os outros ficaram e agora tem mais Laís Suárez que já se viu ser de talento (e que calça como uma luva no 4x2x3x1 de Rui Borges) e ainda chegou Ioannidis, tal como o colombiano, um avançado de 22 milhões.
Sim, o Sporting falhou no extremo e Jota Silva por um minuto e isso deixa marcas. Vejo, oiço e leio e não posso ignorar. Como não se pode ignorar que esta época o FC Porto conta, e muito, para as contas — como se contou no clássico —, de somar da Liga de onde o Benfica nunca saiu e neste Verão sai também reforçado como nunca. Mas o plantel do Sporting é mais forte do que o do ano passado. Não se edite, já em Setembro, um psicodrama a verde e branco sobre um campeonato que ainda vai no adro.»
Aguenta Leão se queres ser feliz!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário