segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Viva o nosso Sporting!!!...


Frederico Varandas teve a coragem de enfrentar arruaceiros e energúmenos. Não pode ficar sozinho nesse combate
Nicolau Santos escreve sobre o momento actual do Sporting, que vive num clima de tensão constante

«O que se está a passar no Sporting é o resultado de anos e anos em que o clube foi ficando refém das claques, capazes de fazer e desfazer treinadores e jogadores, mas também de impor a sua vontade e sobretudo os seus interesses económicos aos presidentes e às administrações do clube de Alvalade.

Frederico Varandas teve a coragem de as enfrentar. E não pode ser deixado sozinho neste combate.

Os arruaceiros, que estavam habituados a mandar no Sporting e cujas benesses e prebendas subiram em exponencial com Bruno de Carvalho, não desistem.

Nas assembleias gerais insultam, apupam, gritam – e quando chega a hora das votações perdem sistematicamente por mais de 70% dos votos.

No estádio insultam o presidente e assobiam a equipa.

No pavilhão João Rocha fazem emboscadas, agridem dirigentes e menores.

Já não é só o regresso de Bruno de Carvalho que querem. O que lhes dói é que Frederico Varandas tenha tido a coragem de os enfrentar, de lhes cortar os benefícios claramente exagerados de que desfrutavam e de lhes mostrar que quem manda no Sporting são os sócios e a direcção eleita em assembleia geral e não eles.

O combate é duro, duríssimo, para os actuais dirigentes do Sporting e para as suas famílias porque estes energúmenos não tem valores nem princípios. Querem submeter à sua vontade todos os que lhes fazem frente. Daí que peçam insistentemente a demissão de Varandas.

E é por isso que, neste momento, todos os sportinguistas que querem um Sporting limpo destas péssimas influências tem de se unir em torno do presidente, mesmo que tenha tomado decisões erradas e mesmo que a equipa principal de futebol esteja a fazer uma época desastrosa.

Não é isso o que importa. Neste momento, o que é decisivo é saber se o Sporting continuará a ser um clube democrático, com princípios e valores, ou se acabará por cair nas mãos de uma ralé cujo sportinguismo assenta unicamente nos muitos milhares de euros com que vinha a ser beneficiada todos os anos.

Daí que, se houver assembleia geral visando destituir a direcção de Frederico Varandas, a resposta nas urnas tem de ser clara e inquestionável. Apoiar o presidente é neste momento decisivo para o futuro do Sporting, mesmo que tenha tomado decisões erradas.

Neste combate contra as claques, contudo, está certíssimo. E só é pena que o Governo e os outros clubes grandes de Portugal não apoiem uma medida urgente para sanear o futebol português: a proibição de claques organizadas, que são um antro de desordeiros, de droga, de marginalidade e de violência.

Em Inglaterra fizeram essa limpeza e o campeonato inglês tornou-se o mais vibrante do mundo. Porque é que em Portugal a mesma medida não há-de resultar?»
(Nicolau Santos, Tribuna Expresso, hoje às 08:00)

Custa-me lançar mais um sportinguista dos sete costados para a 'fogueira da inquisição' em que ultimamente se tem vindo a transformar a caixa de comentários deste blog. Nicolau Santos não o mereceria, mas a frágil largura das minhas costas começa a ser curta para suportar sozinha tamanha enxurrada de tão cega e alienada 'viperinidade', como a que todos os dias se abate sobre este espaço, vinda de onde menos se esperaria...

Estás certo companheiro Nicolau! Com a tua ajuda, volto a ter esperança!...

Viva o nosso Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

14 comentários:

  1. Está certíssimo o Nicolau Santos. Só falta lembrar que depois da manifestação fora do estádio, muitos daqueles manifestantes entraram e o seu primeiro grande momento foi aplaudir o golo do Portimonense. Grandes Sportinguistas estes, que, infelizmente, alguns ainda continuam a apoiar.Para bem do futuro do Sporting, RUA com esta gajada...

    ResponderEliminar
  2. Com as claques do Benfica e Porto a fazerem o que querem e sendo praticamente um braço direito, forçado ou não, da liderança do clube... Só tenho a dizer ainda bem que não ganho nada com futebol. É só desligar. Venho aqui, e a outros blogs, ver as anedotas do dia e pouco mais.

    ResponderEliminar
  3. E senhor Andre Verissimo que tem a dizer a respeito ??? voltarei mais tarde para uma conversa mais animada

    ResponderEliminar
  4. o campeonato ingles não se tornou o mais vibrante do mundo por causa das claques ou sua ausência .se houver assembleia destitutiva também não tem a ver com claques , mas com a total incapacidade desta gente gerir o clube e que tem causado desunião entre os sportinguistas e prejuízos financeiros e desportivos incalculáveis . as claques tem energúmenos , ladrões , larilas , engenheiros , políticos, varandas , tem de tudo como quaisquer outros grupos de sociedade .Mas na pior época de futebol da nossa historia centenária desviar as atenções do que importa , com esta guerra com as claques , foi a tabua de salvação (espero que não ) destes estristes .Quanto ao nicolauzinho , representa uma espécie de sportinguistas que durante décadas tem afundado o clube com o seu elitismo , a sua prosápia e falta de conhecimentos do que e o futebol .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplaudiste muito o golo do Portimonense?

      Eliminar
    2. Não, amigo! A minha língua não é viperina mas antes adaptada à conjuntura em que tem de se mover para dizer aos outros aquilo que me vai "na alma" ou lá onde seja, admitindo-se ou não que a alma realmente existe e não é apenas um refúgio em que a mente humana se enreda para explicar o inexplicável, pelo menos do ponto de vista da dita!
      Quero apenas pôr-lhe uma questãozinha que me anda a atormentar o espírito:
      É ou não verdade que Varandas, no início do seu mandato, melhorou e muito o acordo (ou contrato, ou lá o que foi) com as ditas claques? É ou não verdade que algo se terá passado que terá levado Varandas a recoar?
      Podemos discutir isto de peito aberto, ou mais uma vez o meu amigo vai mudar de opinião e de estratégia?
      É que, há uns tempos, li que queria mudar tudo no Sporting e, tanto quanto pude perceber, era também para mudar a direcção! Ou será que li mal, será que me enganei? Ou será que o meu amigo foi influenciado pela estupidez de uns poucos que, de maneira nenhuma, se igualam aos activos , em termos de número de manifestantes que, de forma ordeira, deram a conhecer a sua opinião, que é também a minha, sobre a desgraça em que o nosso Clube caiu, tal como me pareceu que o meu amigo escreveu em tempos passados!
      Por favor, responda de forma civilizada tal como eu penso tê-lo interpelado!

      José Manuel David

      Eliminar
  5. Sacanas das claques que compram jogadores que não jogam nada, compram acima do valor real e outros com lesionados e ja vão no 3º treinador. Fazem milionárias penetrações na China, pagam comissões chorudas e desistem do combate as toupeiras/corrupção. O que nos vale é que a direção é forte, altamente profissional e de uma credibilidade inquestionavel.

    ResponderEliminar
  6. Ainda o destituído?

    O clube está a autodestruir-se a olhos vistos, e estamos preocupados com um energúmeno que já saiu há 2 anos e já nem sócio é?

    Só nos últimos dois dias, o presidente aproveita-se de actos de violência para ignorar a voz de milhares de adeptos, e ainda vai para a televisão promover mais violência, e afirmar que os culpados da preparação da época foram "os outros", e estamos preocupados com o raio do gordo?

    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo, isto é tudo uma hipocrisia!

    Qual coragem de Varandas? Varandas tinha coragem se tivesse enfrentado as claques durante a sua campanha eleitoral, o que não fez, tendo inclusive colocado alguns membros da maior claque na sua lista! Não o fez aí, nem durante o seu primeiro ano de mandato, onde até renovou o protocolo!!! Sabe quando o fez? Pois... Todos sabemos... Quando a claque o começou a visar directamente. Isso é coragem?

    Mas há mais. Eu já enterrei o Bruno de Carvalho há muito, mas parece que o homem continua a ser muito útil a esta classe elitista que desde Sousa Cintra, e apenas com o interregno de Bruno de Carvalho, SEMPRE governou o clube. São 20 anos!!! Foi Bruno de Carvalho que deu os poderes que as claques tinham? Foi durante o período de Bruno de Carvalho que não se contratou Mourinho por causa das claques? Foi com Bruno de Carvalho que se assistiu a uma cisão violenta entre as claques, que essa sim, em diversos jogos, designadamente fora de casa, colocou em perigo alguns adeptos que pacatamente queriam ver o jogo do seu clube? Sabe quem, após mais de uma década, voltou a juntar as claques todas numa só curva? Pois sabe...

    Volto a dizer. O Bruno de Carvalho para mim morreu, mas esta classe elitista, com toda esta retórica, de facto teima em querer ressuscitar o homem!

    E depois são as generalidades... As claques assobiam a equipa? Mas durante quantos e quantos anos assisti a bancada central a assobiar jogadores, muitos deles jovens a dar os primeiros passos na equipa principal, logo ao primeiro erro??? E aí não havia indignação?

    E mais uma vez a Inglaterra como exemplo... Os estádios em Inglaterra sempre estiveram cheios, com hooligans ou sem hooligans. O que se passa lá é irreplicável em qualquer lado do mundo. Mas digo-lhe mais. O campeonato da europa com maior média de assistências nem é o inglês, é o alemão, e sabe que TODOS os clube alemães têm grupos de adeptos organizados, apoiados pelos clubes? Saberá também que na Escandinávia existem claques organizadas, algumas delas com um histórico bem violento? Vai-me dizer que eles têm um atraso civilizacional em relação a nós?

    Estamos sempre a querer ser mais papistas que o Papa, e quem se lixa, no final, é sempre o Sporting! O problema da violência e criminalidade dentro das claques é um problema público. Quem tem de actuar é o estado que todos nós pagamos com os nossos impostos. Agora passar o rótulo de criminoso a todos os que são ou foram das claques (incluindo o próprio Varandas que também por lá andou), bem como atribuir às claques as maiores responsabilidades pelos problemas do clube, simplesmente não é justo, e o amigo sabe disso.

    Por fim o argumento financeiro, a maior de todas as hipocrisias! Mesmo com todos os fenómenos marginais associados, 400mil euros por ano para uns pobres coitados, à chuva e ao sol, apoiarem a NOSSA equipa, mesmo com exibições miseráveis, é muito dinheiro? Quanto pagamos mesmo em comissões e afins, muitos delas para sociedades em paraísos fiscais, ou em jogadores que nem calçaram??? Sejamos honestos, o que lesa mais o clube?

    Caro Álamo, obviamente que as claques precisam de uma reciclagem, obviamente que o estado tem de intervir para acabar com a criminalidade existente, etc, etc. Não somos todos asnos. Agora o que está a acontecer neste momento não tem nada a ver com esse desígnio. Isto é simplesmente usar as claques como tábua de salvação, escondendo a gritante incompetência desta direcção no que ao futebol diz respeito. E isso, meu caro, chama-se HIPOCRISIA!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito a tese apresentada pelo caro leitor Adolfo Sapinho, de tentar branquear a acção de "uns pobres coitados esbulhados de quase meio milhão de euros/ano" e de atribuir toda a responsabilidade do mau momento do Sporting à incompetência e hipocrisia de Frederico Varandas e seus pares, mas rejeito-a, em consciência, liminarmente.
      O comportamento das claques em causa e toda a "entourage" que lhes dá vida e ânimo - e não será difícil imaginá-la! -, transportando para a foz um caudaloso rio de instabilidade que, associado, admito, aos muitos erros cometidos pela estrutura do futebol, poderão ser a razão do mau momento do Sporting. Porém, nunca será por caminhos ínvios e à margem do que está estabelecido estatutariamente, que os problemas do Sporting poderão ser resolvidos.
      Apenas Frederico Varandas poderia deixar de ser problema e 'oferecer' uma via para uma eventual solução. A não o fazer, como ainda ontem garantiu em entrevista à TVI, não vejo outra solução para o Sporting, que não passe por fazer o mesmo que o povo português foi obrigado a fazer com vários maus governantes que tivemos a infelicidade de ver no poder em Portugal, depois do 25 de Abril: AGUENTAR ATÉ AO PROXIMO ACTO ELEITORAL!...
      Só espero e desejo que os sportinguistas, no próximo acto eleitoral, não se demitam das suas responsabilidades!...
      SL

      Eliminar
  8. E portanto caro Álamo lá vamos cantando e rindo em direção ao abismo e à irrelevância!!
    Na próxima derrota humilhante nem vale a pena publicar mais texto de indignação!
    Como o caro consórcio disse; é aguentar!!
    Mas vamos ver o que isto dá, uma vez que estes incompetentes não vão mudar nem querem mudar, o rio de trampa que por aí virá ainda pode dar origem a um volte-face!!
    Pode também dar-se o caso de daqui a 3 anos já não haver nada de pé, tal é a falta de ambição, exigência e brio duma larga franja dos adeptos e sócios do Sporting!!!

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao Nicolau, é uma rica prenda!! Este andou a cantar loas ao Sócrates durante anos, mesmo quando a realidade já entrava pelos olhos dentro de alguém com pelo menos 1 neurônio!!
    A sua capacidade de análise e avaliação está apresentada!!
    Um sportinguistas que se presta a falar naquela televisão propriedade do pasquim mais lampiónico de Portugal, e é indisfarçável o gozo de Delgado e Serpa com os diagnósticos ridículos deste cavalheiro!!
    Este, Monteiros, Rogérios Alves e outros do gênero, são a razão porque nunca mais seremos campeões!!

    ResponderEliminar