segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

'Tempestade' que apenas causa revolta e nojo!...


Varandas sai reforçado

«Cada dia turbulento em Alvalade, em que uma minoria particularmente ruidosa de adeptos pede a demissão da direcção, acaba por, ironicamente, reforçar a presidência de Frederico Varandas. Pode haver várias razões para pedir uma mudança de rumo no Sporting (mais uma...), mas quem o faz recorrendo à violência e ao insulto deixa de ter qualquer crédito. E os protestos acabam por ter sempre o efeito contrário: a cada cena destas, Varandas tem uma oportunidade de se reforçar perante a maioria, como se vê até pela forma como o resto do estádio acaba por abafar os cânticos de ordem oriundos das claques. Nesta ‘guerra civil’, ninguém pode deixar de condenar aqueles que passam todos os limites do razoável para passar uma mensagem. E agressões a dirigentes, ou insultos e cuspidelas a uma miúda de 16 anos, ultrapassam qualquer limite do nojo...»
(Sérgio Krithinas, Saída de Campo, in Record, hoje às 00:42)


Nojo talvez seja, efectivamente, a palavra mais adequada para definir o sentimento que grassa nos milhões de sportinguistas que constituem o formidável universo leonino, face ao comportamento de "uma minoria de adeptos particularmente ruidosa", seja à volta do estádio nos dias em que lhes dá jeito, seja nas redes sociais e caixas de comentários de blogs, em cada dia desta 'tétrica e destruidora procissão"!...

Só os néscios continuam a pretender tapar o Sol com uma peneira e parecem ainda não se ter apercebido onde e em quem estará situado o epicentro de toda esta... 

'Tempestade' que apenas causa revolta e nojo!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Caro Álamo,

    Mas o que é que o meu amigo vê de positivo em Varandas? Sinceramente, sem ironias, por favor diga-me, a ver se vejo alguma luz!

    É que eu só vejo um Sporting cada vez mais dividido.

    Talvez ele consiga unir todos aqueles que sempre se mostraram fundamentalistas contra as claques, mas isso só vai empobrecer o Sporting.

    Ao contrário do que os nossos rivais sempre tentaram sugeriro Sporting não é um clube elitista, é um clube popular, infelizmente governado quase sempre por uma classe elitista que tenta impor as suas vaidades aos restantes.

    Mas a essência popular ainda existe e manifesta-se das mais diversas formas, entre elas, como é obvio, as claques, com tudo o que tem de mau, mas também com o que tem de bom.

    Mentalize-se que em Portugal não é possível ter um clube forte sem um forte grupo de adeptos organizados. Ou o meu amigo revê-se naquele autêntico funeral que foi a primeira parte do jogo de ontem? Para não falar nos jogos fora... Se já assim os nossos rivais, árbitros e afins já pouco nos respeitam, quando tiver meia-dúzia de gatos pingados a ver o jogo fora, acha que vai ser melhor?

    Isto não é Inglaterra, nem será! Isso é uma utopia de gente endinheirada que tem a sorte de poder ir a países evoluídos com frequência e que acha que pode importar modelos sociais como quem importa um iphone. Não dá. Esqueça!

    O segredo não está em acabar com as claques, mas em saber dominá-las. Só que isso exige capacidade de liderança, boa gestão, boa comunicação, algo que Frederico Varandas manifestamente não tem.

    Portanto, meu caro, a bem do Sporting, ou pelo menos de um Sporting forte que continue a figurar na galeria dos "grandes", esqueça o Varandas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplaudo de pé! Isto sim, é ser Sporting!

      Eliminar
    2. Subscrevo!! É mais, reservo-me o direito de não acreditar em nada do que estes cavalheiros do CD digam!! Mostrem imagens e provas tangíveis e eu retrato-ne imediatamente!

      Eliminar
  2. Quero ver provas.
    Quero ver imagens das dezenas de camaras de segurança, quero ver relatorios da Policia que disse que não houve qualquer incidente, quero saber onde aconteceu, depois de ter havido jornais a dizerem que tinha sido no pavilhao, depois já foi nos elevadores, depois já foi dentro do estádio.
    Com milhares de pessoas nas redondezas, ninguem veio dizer nada, e a unica fonte de todos os jornais é, e cito, "um membro do clube"?
    É imperativo saber o que aconteceu exactamente, e quem é que fez o que.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provas?! Não, o Varandas disse, está dito!

      Eliminar
    2. Passas demasiado tempo a ver telenovelas e séries policiais americanas. Entretanto, lá fora há vida, sabias?
      O caso, agora, é com a Polícia. A ti, a mim e à generalidade dos adeptos, outra coisa não resta que não seja a investigação por quem de direito.

      Ah, e as versões não são assim tantas -as "tantas" é que começaram a nascer por aí, tipo cogumelos, entre alguns adeptos mais convencidos que isto tudo se resolve com cuspidelas e uns murros e pontapés.
      Se as imagens o vierem a mostrar de forma inequívoca, lá teremos mais um grupo de 5-6 indivíduos metido onde, muito provavelmente, é o seu normal habitat.

      Eliminar
  3. Apesar de achar que ontem juntaram-se à onda de contestação muitos adeptos insatisfeitos com os resultados da equipa de futebol, isto tudo acaba por se resumir a alguns das claques que ganhavam dinheiro com isso. It's all about the money

    ResponderEliminar
  4. O Sporting não pode viver sob um regime de incompetência autofágica, devido a um acto de violência.

    ResponderEliminar
  5. "uma minoria de adeptos particularmente ruidosa" que diz-se terem sido perto de 3000, uma bagatela "portantes", agora se fosse um espadinha, aí sim seria uma minoria significativa.

    ResponderEliminar
  6. Nos momentos mais quentes lá aparecem as claques (PJR, Açores e agora novamente PJR !? ou estádio ainda não se percebeu bem qual a versão predominante) para resolver os problemas do Varandas.

    Estamos a viver uma hiperbolização da suposta agressão a 2 dirigentes e a filha de um deles, algo que no entanto não impediu as vitimas de ir a Alvalade assistir ao jogo (imagino algo semelante comigo e com a minha filha o estado que eu ficaria .... mas lá está gente de bem é diferente).

    A manifestação afinal não ocorreu ... era tudo menbros das claques dos 5 anos aos 80 anos.

    Cada menos paciencia para aturar esta palhaçada onde quem tem a responsabilidade refugia-se numa guerra contra as claques para legitimar a sua CAOTICA governação.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Onde anda o bombeiro. Esse sabe como fazer a destituição!

    ResponderEliminar