terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Verdades que aleijam!...


Verdades incómodas

«Depois de mais uma derrota em 2019/20 – a oitava (!) em 20 jogos oficiais -, o Sporting ouviu do treinador do Gil Vicente, Vítor Oliveira, aquilo que não queria: a verdade mais incómoda. Este plantel não pode, em nenhuma circunstância, ser candidato ao título; este grupo não é, como quiseram ‘vender’ Frederico Varandas e Hugo Viana, melhor do que o da época passada; esta equipa tem, isso sim, desequilíbrios de planeamento gritantes e que, com o passar dos jogos, ficam mais evidentes.

De todos os culpados – e há vários –, Silas é aquele que menor responsabilidades tem: não foi ele quem construiu o plantel; não foi ele que decidiu os jogadores inscritos nas várias competições; não é ele quem decidiu onde gastar o (pouco) dinheiro que o Sporting tinha à disposição. Silas é culpado de algum desvario táctico. Além do mais, e este sim é um sinal preocupante, um treinador não pode permitir que a sua equipa jogue em ‘roda livre’ nos últimos 10 minutos, como o próprio assumiu ter acontecido com o Gil Vicente. É um atestado de incompetência passado em nome próprio e que indicia pouco controlo sobre o grupo.

Varandas e Viana prepararam mal o plantel e isto não pode ser disfarçado com as limitações financeiras. Uma equipa que apresenta apenas um jogador de qualidade acima da média (Bruno Fernandes) não pode ombrear com Benfica e FC Porto que têm planteis bem desenhados e, por norma, com duas boas alternativas para cada posição. O Sporting nem uma tem, quanto mais duas... Não será em Janeiro que o leão irá corrigir seja o que for. O processo vai demorar e será penoso. O melhor é começar a olhar para o futuro, preparando já 2020/21. Porque esta época está perdida desde Agosto.»
(Alexandre Carvalho, Na Gaveta, in Record, hoje às 16:05)

Ainda que compreenda o 'lowprofile' do jornalista, provável consequência de afectos que apenas a ele dirão respeito, discordo frontalmente da adjectivação que entendeu dar ao título. Muito bom seria que as verdades que o seu texto hoje desnuda, causassem apenas incomodidade, tanto nos próprios sujeitos, quanto no profundamente decepcionado e descrente universo sportinguista. Porém, a verdade é que se trata de...

Verdades que aleijam!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Mais um lampião que faz tudo para defender os alegados 1500€ mês .quando for necessário estamos sempre
    Disponíveis para o nosso clube.

    ResponderEliminar