sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

"Um fraco rei faz fraca a forte gente"!...



Vale tudo no futebol?
Silas desilude

«... Jorge Silas - Pode queixar-se do contexto e de que não se conseguem fazer omeletas sem ovos ou com poucos ovos (de qualidade). Fui sempre um entusiasta em relação à ideia de jogo deste treinador, mas a verdade é que, em Alvalade, não está a conseguir transmitir entusiasmo, capacidade de superação e, principalmente, ambição. Uma equipa que se acha a 13 pontos da liderança e podia ficar em 1.º na fase de Grupos da Liga Europa, não se pode entregar como o Sporting e o seu treinador o fizeram na Áustria. Hipotecar o resto da época?!…»
(Rui Santos, Pressão Alta, in jornal Record, hoje às 19:41)

A este velho "tacho de cobre" a que muitas e sucessivas direcções leoninas têm vindo a entender por bem cortar-lhe o "subsídio para a solarine" que o deixava a brilhar de esmero e orgulho, parecem-lhe adequadas e oportunas as parcas mas incisivas e assertivas palavras que Rui Santos dedica hoje na sua crónica Pressão Alta a Jorge Silas, nesta sua, até ver completamente e pouco inteligentemente desaproveitada, 'aventura na histórica savana leonina'!...

Ontem na Áustria e salvo melhor opinião, Jorge Silas terá hipotecado a única e derradeira oportunidade que lhe restava esta temporada! Agora nada mais lhe sobrará, para além de um discurso que já nem a mim me convence!...

"Um fraco rei faz fraca a forte gente"!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Vai depender do sorteio. Teoricamente os cabeças de série terão adversários mais fáceis. Teoricamente. Há sempre os Basileias(5x0 ao Benfica) e os Salzburgos( responsável pela demissão de Bobby Robson).
    Não vamos apanhar o Liverpool, Manchester City, PSG, Barcelon,, Real Madrid, Juventus........
    Perdemos 1 milhão de €
    Ganhamos Camacho.

    ResponderEliminar
  2. Acho um erro descartar-se Silas.
    Silas pegou numa equipa moralmente abatida, sobejamente mal preparada, com má preparação física.
    Varandas doou Nani, despachou Matheus Pereira, vendeu Raphinha, Dost, não deu oportunidades a jogadores como Bragança, Jovane, ou Geraldes, e reforçou-nos com jogadores como Borja, Bolasie, Jesé, ou Doumbia.
    Mais ainda, tinha preparado (mal) a época para o sistema de Keizer, apenas para chegar ao último dia do mercado, despachar os supracitados avançados e extremos, sem que tenham ido buscar algum avançado, e despedir Keizer, sem haver plano para o substituir.
    O resultado foi a equipa remendada que conhecemos, e que Silas teve que herdar (esta, sim, uma herança pesada).

    Talvez Silas seja mau treinador. Não nego a possibilidade. Contudo, não acho que haja sequer condições para que o possamos discernir.
    Não me parece, também, que seja a voltar a mudar todo o plantel, ou a despedir 5 treinadores no espaço de 1 ano que solucionemos os nossos problemas. Porque os problemas vêm de cima...afinal de contas, como li ainda hoje!...

    "Um fraco rei faz fraca a forte gente"!...

    ResponderEliminar
  3. Permita-me discordar!! Se bem entendi do pensamento de Varandas, treinador é para treinar, logo, acho que posso concluir que foi a famigerada estrutura a decidir minimizar este jogo com a consequente perda financeira, desportiva e de imagem!!

    ResponderEliminar
  4. Não direi que este treinador me desiludiu, porque a minha expectativa era muito baixa. Mas estava à espera de poder ser agradavelmente surpreendido...mas não fui.
    Além de nunca ter visto em Silas as qualidades que muitos referiam, pensei que, por desatenção minha, certamente, tenho uma forte impressão que no Sporting da última dúzia de anos nenhum treinador consegue ter sucesso. porquê, não sei. Como escreveu e cantou J. Mário Branco, porquê não sei ainda. Nem Jorge Jesus em 4 anos de treinador principal e com formações mais válidas conseguiu mais que uma taça da liga, saindo pela porta dos fundos com uma avaliação de treinador medíocre e incapaz. Porque razão o meu clube é no futebol um porto de insucessos e fracassos, mesmo para aqueles que supômos mais válidos??? Nem Rui Santos nem outros sábios nos dão ou darão resposta...apenas algumas sugestivas razões.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião parece-me que se está a fazer uma tempestade num copo de água.
    Mas afinal esse terrível pote 2 traz-nos muito mais equipas "difíceis" que o outro pote?

    ResponderEliminar
  6. ... podia ficar em 1.º na fase de Grupos da Liga Europa, não se pode entregar como o Sporting e o seu treinador o fizeram na Áustria. Hipotecar o resto da época?!…»
    Plenamente de acordo. Silas prejudicou o Sporting.
    Está sem margem de manobra.

    ResponderEliminar