quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Mandar a conta ao Cintra!...


Sasha

«Fiquei intrigado com o acórdão do TAS, que obrigou o Sporting SAD a pagar três milhões de euros ao ex-treinador Sinisa (Sasha) Mihajlovic.

Alegadamente, o dito Sasha tinha sido dispensado durante o período experimental, durante o qual qualquer das partes pode revogar unilateralmente o vínculo contratual. Se assim foi, porque carga de água condenaram o Sporting a pagar tanto, a quem tão pouco, ou mesmo nada, fez pelo clube?

Dei-me ao trabalho de ler o extenso acórdão e, infelizmente, a realidade é bem outra.

O contrato de trabalho firmado entre a SAD e Sasha, em 18 de Junho de 2018, estipulava – preto no branco – a data de 1 de Julho como a de início do mesmo. Por uma razão bem óbvia, é que até essa data o treinador estava a receber ordenado do Torino.

A 19 de Junho, Sasha foi visitar Alcochete, inteirou-se superficialmente da realidade do plantel e da preparação da época e foi-se embora de férias, o que também não abona grande coisa, quanto ao entusiasmo que este novo desafio lhe causava.

No dia 27 de Junho, a SAD punha termo ao contrato, comunicando-o ao visado. Lê-se mas não se acredita!

Perante o texto do contrato de trabalho, qualquer advogado teria alertado a SAD para os riscos da extemporaneidade da revogação; custa-me a acreditar que alguém tenha dito o contrário.

E a coisa é tão mais absurda que bastaria aguardar pelo início do período experimental, ou seja, um par de dias, para então usar da prerrogativa legal e não pagar nada!

Como seria de esperar, o tribunal arbitral rejeitou todas as alegações de que o treinador já tinha começado a trabalhar, nomeadamente alterando as datas da pré-época ou opinando sobre contratações; os factos demonstraram o contrário. Neste contexto, o depoimento de Inácio nada adiantou, como sucederia com o do ex-presidente da SAD.

Seria até conveniente esclarecer que, em rigor, o Sporting foi condenado em mais de 11 milhões de euros, mas o tribunal, entendendo esse valor como cláusula penal, reduziu-o à luz da equidade. De qualquer das formas, para Sasha foi um jackpot, que o compensa das agruras da vida. Como decisão de gestão, é difícil imaginar maior borrada.

Não me compete apontar o dedo a ninguém mas custa-me que os poucos recursos que ao Sporting restam tenham agora de ser empregues para tapar estas leviandades. É no que dá querer reescrever a história.»
(Carlos Barbosa da Cruz, O Canto do Morais, in Record, hoje)


Desde que o acordão do TAS foi tornado público, conhece-se apenas uma única pessoa que parece ter interpretado o texto de forma diferente e que, qual prestidigitador, terá apelidado o processo de "brincadeira", atirando culpas a esmo para cima de toda a gente,excepto ela própria, pretendendo sair incólume por entre os grossos pingos da chuva!...

Continuo a entender que apenas poderá existir um único caminho correcto, capaz de trazer alguma justiça a este inclassificável atropelo...

Mandar a conta ao Cintra!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. De brincadeiras em brincadeiras, o Sporting cada vez mais depauperado.
    3 milhões para o treinador, 30/40 milhões perdidos com Demiral. Estava entre os 48 jogadores que Cintra disse não estarem a fazer nada.
    Quem não estava a fazer nada era ele. Mandem-lhes as contas!

    ResponderEliminar
  2. Cintra mantém-se fiel a si mesmo. Sempre incompetente.

    ResponderEliminar
  3. Também não se mandou a BdC a conta pelos extensos danos patrimoniais (materiais, desportivos, reputacionais, económicos e financeiros) do ataque a Alcochete...
    Para se mandar essa conta a Sousa Cintra, por maioria de razão tem de se calcular o desastre económico que representou o que a direção de BdC provocou no Sporting para se lhe mandar a conta a ele, antes de mais. Nesta altura o perpetrador do maior desastre que aconteceu ao Sporting tem poiso conhecido no tribunal de Monsanto.

    ResponderEliminar
  4. E pelo rumo que vai o nosso clube iremos também mandar a conta ao actual Presidente. É que nós, sócios e adeptos anónimos ,já estamos a pagar essa conta à bastante tempo tanto no aspecto financeiro como principalmente no emocional.Forte abraço a todos os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  5. Enquanto aves raras, ou não tão raras, como os abutres, tipo este Barbosa da Cruz, andarem a rondar o Clube, não iremos a lado nenhum!!! Este, o Abade, o Abrantes e outros, são o espelho da incompetência e da falta de ambição do Sporting nas últimas décadas!!
    A título de exemplo, vejam (se conseguirem) as prestações ridículas deste cavalheiro na CMTV, onde é gozado sem dó nem piedade pelo moderador e pelos outros patetas, com destaque para um tal de Vítor Pinto do Record, um imbecil encartado, que arrasta o nome do nosso SCP pela lama com o beneplácito e bonomia por parte deste senhor Cruz!!

    ResponderEliminar