segunda-feira, 19 de março de 2018

Parabéns Illiabum e à gente boa que representas!...


Quebrando o histórico da equipa da Luz, que conquistou o troféu nas últimas quatro épocas, o Illiabum conseguiu o justo triunfo que se empenhou por alcançar desde o primeiro minuto. (LINK)

«O Illiabum é o vencedor da Taça de Portugal. A equipa de Pedro Nuno Monteiro venceu o SL Benfica por 91-83, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar, no jogo decisivo da competição. A formação do distrito de Aveiro conquistou o troféu pela primeira vez na sua história.

Os ilhavenses estavam determinados em vencer e mostraram-no desde o apito inicial. Começaram por pontuar com um triplo de Jeffrey Early e rapidamente aumentaram a vantagem até aos 9-0. Altura em que o técnico lisboeta pediu o primeiro desconto de tempo, aos três minutos. De volta, o SL Benfica reagiu. Após Carlos Andrade marcar os dois primeiros pontos, conseguiu começar a encurtar a distância no resultado (14-12).

Contudo, o primeiro parcial foi dominado pelo Illiabum. Augusto Sobrinho e Jeffrey Early destacaram-se por contribuírem – igualmente – para 26 dos 34 pontos somados nestes primeiros dez minutos (34-18). Do lado encarnado, Miroslav Todic distinguiu-se com oito.

Imperiosos, no segundo período, os homens de Pedro Monteiro aumentaram ainda mais a vantagem. Aos 15 minutos, o marcador apontava uns notórios 43-18. A formação da Luz esforçava-se por reduzir a diferença, aproveitando em contra-ataque pontuais faltas de eficácia do adversário. Contudo, este parcial foi o menos ativo (21-15). Era tempo de intervalo quando o Illiabum vencia por 55-33

Após a animação no intervalo, proporcionada pela organização da Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018, os jogadores regressaram do balneário. Foi na segunda parte do encontro que os encarnados se conseguiram aproximar mais da pontuação ilhavense. Com afundanços de João Soares (SL Benfica) e Jeffrey Early (Illiabum), o jogo estava aceso e o ambiente nas bancadas era agora mais vivo do que nunca.

O espectáculo desportivo estava a ser apreciado por lisboetas e ilhavenses, que apoiavam incansavelmente os seus emblemas. As águias iam-se esforçando na defesa, fazendo com que o adversário esgotasse o seu tempo de ataque. Com uma desigualdade cada vez menor, o parcial terminou 71-63.

Já no último período desta final, a formação da Luz reunia esforços para dar a volta ao resultado. A quatro minutos do fim, a diferença era de apenas quatro pontos, tornando o jogo muito vivo e disputado. Os minutos restantes iriam ainda contar com grandes exibições e emoções.

O SL Benfica ia-se aproximando, mas a determinação dos homens de Ílhavo impedia qualquer reviravolta possível. Contando ainda com um triplo de Carlos Andrade entre vários descontos de tempo concedidos nos momentos finais do encontro, o último ponto de Damier Pitts foi insuficiente para contrariar a vantagem do adversário que se verificava desde o início do jogo. O Illiabum é detentor da Taça de Portugal pela primeira vez na sua história, vencendo o SL Benfica por 91-83.

Jeffrey Early foi incontestavelmente eleito o MVP desta partida. O norte-americano de 29 anos foi fundamental neste triunfo, ao assinar 35 pontos, seis ressaltos, cinco roubos de bola e duas assistências. Já Augusto Sobrinho protagonizou 14 pontos e dois ressaltos. Do lado lisboeta, Miroslav Todic foi o mais eficaz, somando 19 pontos. Também as prestações de Carlos Morais e Carlos Andrade foram significantes, ambos com sete ressaltos, e 13 e 14 pontos marcados, respectivamente.»

E pronto. Esta é uma história bonita do clube da terra que me recebeu vai já para 50 anos e que hoje considero como minha. Uma alegria a juntar a tantas outras, a tantos títulos já alcançados no passado, sempre com o basquetebol como referência maior.

Uma história de um colectivo unido e forte na determinação de representar com orgulho e raça as gentes desta pacata cidade encravada nas margens da Ria de Aveiro e que tem o mar por tradição. Uma vitória sobre a presunção, a água benta e outros valores em que parece enredado um emblema que, decididamente, dá mostras de ter perdido definitivamente o rumo que tantas glórias lhe trouxe no passado...

Parabéns Illiabum e à gente boa que representas!...

Leoninamente,
Até à próxima 

1 comentário: