quinta-feira, 1 de março de 2018

Nem todos os que vão à missa vão p'ró céu!...


EDUCAR GELSON

«Li e não quero acreditar: o Sporting perdoou o gesto de Gelson, com o qual resolveu retirar-se dos planos de Jorge Jesus para o Dragão? Se é verdade, é inadmissível e continua a senda de má educação global de que o genial jogador ainda sofre, certamente desde as raízes da infância. O ato de Gelson foi gravíssimo. Penaliza os colegas, o treinador e o clube. Pode significar um dano desportivo e financeiro enorme. Se o Sporting sair vergado por uma derrota, em parte, a Gelson o deverá.

A decisão de tirar a camisola para jurar amizade eterna Rubem Semedo, e com isso levar um segundo amarelo, deve ser alvo de um castigo que sirva de lição para a vida. Lições que garotos como Gelson, Ruben Semedo, e todas as crianças pobres da cintura das grandes cidades, têm cada vez menos disponíveis, por demissão do Estado do seu dever de educar.

Ler aquelas palavras pueris de Gelson, escritas em crioulo, dedicadas ao seu amigo, preso por ter querido fazer justiça pelas próprias mãos, quando um bandidote qualquer o enganou em menos de metade do seu salário mensal, dá vontade de chorar e de gritar para onde raio vão os multimilhões dos nossos impostos.

As grandes cidades estão cercadas por bairros pobres, onde a polícia quase não entra e a escola não vai. Safam-se os miúdos com jeito para a bola, um ou outro abençoado por Deus. Os restantes caminham desde pequenos para um semi-esclavagismo, de onde escapam os que preferem a via-rápida do crime. A escola pública de que nos deveríamos orgulhar está cada vez mais ausente da vida destas crianças. Não as puxa para cima, não lhes exige esforço, não lhes dá exemplos nem valores éticos por que se possam reger.

Não é a raça que faz um jovem pensar e agir de forma desconexa, é a pobreza de valores. É a falta de educação integrada, que toda a escola deveria dar. Mas não dá.

As escolas públicas hoje – não escrevo nenhuma originalidade – servem principalmente os professores e restantes funcionários. Não servem os alunos, as famílias, o País, meros pretextos para um emprego, que antes era uma missão.

Com o elevador social partido, cabe aos jovens com particular jeito para o futebol aproveitarem essa bênção. Mas sem mecanismos integradores, sem civilização bastante, muitos derrapam na sua sorte. E alguns perdem-na para sempre.

Sim, o Sporting deve castigar Gelson de forma exemplar. E talvez arranjar-lhe um bom psicólogo. O talento deste miúdo merece todo o esforço necessário a uma educação, que manifestamente a escola não lhe deu e o clube ainda omite.»
(Octávio Ribeiro, director de jornal, em De Olhos na Bola)





A mim não me enganas tu, a mim não me enganas tu, a mim não me enganas tu, a panela ao lume e o arroz está cru!...

 



Ó Octávio vai-te catar!... 

Nem todos os que vão à missa vão p'ró céu!...

Leoninamente,
Até à próxima

15 comentários:

  1. Já não me lembro de quem é Octávio Ribeiro mesmo se o nome não me seja completamente estranho! Se tal tivesse sido dito no tempo em que eu vivia em Portugal eu te-lo-ia apelidado de fascista! E Deus saberá até melhor que eu quantos fascistas conheci nesse curto período!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse jornaleiro é o director do jornal generalista mais porco de Portugal e escreve crónicas deste calibre num outro jornal desportivo, cuja propriedade, por enquanto, é a mesma, uma tal Cofina, que o meu caro Aboim Serodio conhecerá certamente, por ter sede no país onde presumo que o amigo esteja actualmente.

      Mas pode descansar o amigo: hoje em Portugal não há fascistas! Todo o mundo é, com o devido respeito, democrata...

      Abraço e SL

      Eliminar
    2. O que este quer, sei eu
      Que vá mamar na quinta pata do cavalo!

      SL

      Eliminar
  2. Se este senhor tivesse um só pingo de razão, e aplicando-lhe a sua própria receita, amanhã estaria a escrever numa qualquer "sebenta", com todo o respeito pelas sebentas. Não me apraz dizê-lo mas esta "besta" não sabe o que é a Escola nem os bairros periféricos, nem os seus habitantes e seus problemas. Peça ao seu Criador que lhe explique qualquer coisinha.

    ResponderEliminar
  3. Quantia azia o senhor cronista tem para destilar... recomenda-se overdose de rennie a ver se sobrevive! Irra. Que crónica nojenta.

    ResponderEliminar
  4. Ler esta crónica do "otário primeiro" deixa-nos realmente "numa outra dimensão"...

    O "ome tem toda a razão"...só se esqueceu de uma coisa...: "dizer qual a medida a tomar"...

    Vá lá "ó otário"...diz o que devemos fazer ao rapaz...:
    "Corta-se-lhe um dedo...ou leva umas chibatadas...?"

    Mereces pelo menos o "meu reconhecimento..."...
    E por isso, aqui fica "para te deliciares...um fardo de palha..."

    Nunca ninguém te disse que "és mesmo um verdadeiro asno...?"

    SL

    ResponderEliminar
  5. Muito bem o Sporting ao não castigar Gelson que tem o apoio de todos os colegas e a esmagadora maioria dos adeptos. Foi um acidente que surgiu num momento de grande emoção. Força Gelson, vais compensar o clube já na Liga Europa.

    ResponderEliminar
  6. É apenas uma crónica do adepto do Barreirense... E que tal falar da ética e moral do seu "amor"LFV?...

    ResponderEliminar
  7. Antisportinguismo, racismo e reaccionarismo criptofacharola no mesmo texto. Isto está a ficar cada vez melhor. Vindo do director do Caixote de Merda, não é estranho.

    ResponderEliminar
  8. Inadmissivel o que este monte de esterco diz da escola pública, então é a escola que educa ou é a familia. Será que os valores morais que estão presentes não são indicadores de um grande carácter da parte de gelson, será que um dia este monstro saberá explicar a um filho o que são valores para além do beija mão para conseguir aquilo que querem... sem palavras para o maior atentado de um pseudo jornalista que acabou de crucificar alguém que será sempre maior que a soma das partes de qualquer octávio ribeiro...

    ResponderEliminar
  9. Esqueceu se de mencionar os "Reis" da escola publica como o Pizzi e o Eliseu..
    È um triste que merece levar uma sova.
    Não sou a favor da violência mas há certos casos de abusos que tem que ser assim.
    Ele já não tem perdão.

    SL

    ResponderEliminar
  10. O que eu gostava de saber é se há maneira de apresentar queixa do otário junto do sindicato de jornalistas ERC ou uma outra instância qualquer. Alguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo jurista, apenas poderei dar a minha opinião ao caro Vasco. Julgo que sobre o sindicato dos jornalistas e ERC, as posições que têm tomado em relação ao Sporting e ao seu presidente serão suficientemente elucidativas: não sabem nem querem agir de outra forma que não seja agarrados a um estúpido e incivilizado corporativismo. Quer-me parecer, no entanto, que o "otário" terá atingido de maneira que considero absurda e à margem da lei, tanto o governo, quanto todos os professores. Qualquer dessas duas entidades julgo que terão matéria para o processar. Mas quem serei eu para ir além disto?! São jogadas de xadrez demasiado complexas para o "xadrezista amador" que sou! Talvez Rogério Alves tenha uma opinião muito mais sustentada e capaz de calcar o rabo ao "otário"! Agora que eu adoraria ver isso, ai isso adoraria!...

      Eliminar
  11. Obrigado pela resposta. Creio que o dep. jurídico do Sporting devia tomar uma posição. Quer dizer BdC faz um discurso e é a presidente do sindicato a fazer comentários, tvs a boicotar conferências de imprensa etc. nada do que foi dito pelo presidente do Sporting se assemelha (em gravidade) a este "lixo opinativo do otário".

    ResponderEliminar
  12. No país mais corrupto da UE, os "otários" sempre estarão impunes!

    ResponderEliminar