quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ou fique calado para sempre!...


ÁRBITROS


"O motivo principal disto é a arbitragem. Não tenho dúvidas nenhumas". Foi assim, em entrevista à Sporting TV, que Jorge Jesus justificou os sucessivos desaires da equipa de futebol que ele próprio treina. Pois bem, concordo com Jorge Jesus. Sem ironia, concordo mesmo.

Não se trata de assentir com teorias de conspiração, nem de acusar polícias e ladrões, mas sendo certo que cada um vê de acordo com a sua opinião, a opinião do que vejo é que o Sporting tem sido prejudicado sucessivamente ao longo do campeonato. Não em todos os jogos, não nos jogos inteiros, mas sempre naquele lance decisivo que basta para mudar o rumo do resultado. E assim foi até o Sporting ficar derrotado e desmoralizado, a equipa em baixo com o presidente em cima, e já tudo ser mais ou menos irrecuperável.

Agora, o Sporting já não conta para o Totobola, já não compete pela liderança do campeonato, agora já não são as arbitragens, são mesmo as más exibições, porque agora o leão já está de juba mansa. É opinião, não é facto, mas também não é tendência. Da mesma maneira que na época passada aqui escrevi que o Sporting teria sido um justo vencedor do campeonato, este ano acho que ninguém chega para o Benfica, que de uma forma ou de outra está a limpar a competição. O FC Porto ainda está na peugada, mas aquele futebol não enche a alma.

Independentemente disso, e da boa organização desportiva, dos negócios milionários (como a venda de Guedes ao PSG) que resultam de uma estratégia acertada da administração com o treinador do Benfica, o Sporting foi arrumado por um punhado de decisões erradas de árbitros. Não a tem em muito mais mas, nisso, Jorge Jesus tem razão. O Sporting perdeu muitos pontos por erros de arbitragem. Pontos de mais.»
(Pedro Santos Guerreiro, Abrir o jogo, in Record)

Estaremos perante um quadro indesmentível e em absoluto incompatível com a desonestidade intelectual que suporta este "andor" que permitiu aos "donos disto tudo" à entrada da segunda volta começar a pensar na encomenda das faixas do tetra! Foi assim durante todo o ciclo que terminou abruptamente com o "apito dourado". A "camorra" apenas se transferiu para Sul passando a utilizar, métodos novos e ainda mais sofisticados que aqueles que esse processo revelou como desaconselháveis: "o Sporting já não conta para o Totobola" e o "fartar vilanagem" tornou-se o modo de vida do futebol português!...

Bem certo que "é opinião, não é um facto, mas também não é uma tendência". Será bem mais do que isso. Será exactamente "um modo de vida", incensado e aplaudido por um "quarto poder" rendido ao pálio escarlate de uma procissão engrossada por muitos milhões e perante os "assobios para o lado" de outros poderes a quem caberiam responsabilidades maiores, não fora a eterna dependência que o voto desses mesmo milhões determina.

É por isso que ir à AR tentar sensibilizar os deputados do partido que nos governa para o caos instalado na bola cá do bairro, será o mesmo que plantar sardinhas na bacia do Alqueva à espera de compensar a redução das quotas de pesca. Talvez escolher outro tipo de plantio, no rasto daquele que o "corleone ddt" prometeu e viria a cumprir há bem mais de uma década, copiando-lhe o silêncio e a perfídia!...

E quem tiver o dom da inteligência, quiçá do sobrenatural, para "inventar" um rumo mais rápido, eficaz e compatível com valores e princípios de uma sociedade diferente, que se chegue à frente e diga de sua justiça...

Ou fique calado para sempre!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Estou perplexo!!! Este individuo não é deste mundo!! Não há neste momento nenhum jornalista ou comentador, diria até, nenhum sportinguista que conseguisse uma tão boa cronica como esta. Faço a minha vénia perante tanta honestidade e tanta coragem! Quando estava a ler esta cronica, pensei cá para mim, eu gostava de ter escrito isto!!! Parabéns Pedro Guerreiro!!

    ResponderEliminar
  2. a alguns amigos meus sportinguistas,eu quase com oitenta anos digo-lhes porque ainda sao muito jovens em relacao ha minha pessoa...enquanto o scp continuar a chorar,queixar-se nos jogos que sao prejudicados mas nunca os vi falar nos jogos em que sao beneficiados.enquanto nao por pessoas com categoria ha frente dos destinos do clube e deixar de pagar 7/8 milhoes a um treinador para no fim ganhar nada...o scp nem daqui a uma decada ganhara algo de jeito em relacao a titulos...A SINA DE ALGUNS SPORTINGUISTAS E CHORAR CHORAR MAS NAO VEREM O QUE DE MAL VAI DENTRO DO CLUBE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, o Sporting não tem dirigentes da envergadura do Vieira! Senhor, tenha decoro, que nós não somos todos parvos. Concordo consigo, JJ ganha muito para além do razoável. E o que me diz de 20000 milhões de euros por um jogador banal como Rafa? Dá para pagar a totalidade dos anos de contrato de JJ. Ainda hoje com o Moreirense se viu a a qualidade galática do Benfas e do seu treinador. Não são só os sportinguistas a dizer o que se passa com as arbitragens em Portugal, mas também alguns estrangeiros já o referem em foruns internacionais.

      Eliminar
    2. Bom seria que nos elucidasse sobre os males que vão dentro do Clube e, muito especialmente, faça-nos a "sua" contabilidade dos pontos que o Sporting ganhou e perdeu esta época por erros de árbitros(não considero erros de arbitragem os lances que só a Tv mostra e se percebem depois de algumas repetições).

      Já agora, uma correcção que me permito fazer porque a minha idade está muito próxima da sua: "scp" escrevem os sportinguistas "SCP".

      Eliminar
    3. Cada um tem direito ao seu pensamento...

      Mas se me permite este sportinguista anónimo de quase 80 anos, eu não muito longe também dessa idade...
      Gostaria de lhe perguntar se acha que antes de Bruno Carvalho...
      É que tivemos bons dirigentes...

      Não querer ver a diferença que BC trouxe ao Sporting...é não querer ver o óbvio...

      É claro que falhou em algumas coisas...
      É verdade que nem sempre escolheu calar-se em determinadas situações...

      Mas não "querer ver"...a "roubalheira" a que o Sporting tem sido sujeito...será mesmo não querer ver o óbvio...

      Então e queixar-se "desta pouca vergonha"...é "chorar" sem razão...?

      É verdade que eventualmente também temos tido alguns beneficios (pessoalmente não os desejo...o que quero é arbitragens que não tenham influencia nos resultados...) mas não é verdade que não se tenham já referido esses "erros" de arbitragem, por parte de responsáveis leoninos ...

      A verdade é que uma "coisa não compensa a outra"...e por isso...

      Falar de que somos sucessivamente prejudicados pelas arbitragens...é uma obrigação" de quqlquer sportinguista...

      Pessoalmente também...vou votar em Bruno de Carvalho...
      Prefiro ajudar a eleger um Presidente que "não se cala"...

      Que ajudar a eleger um outro...
      Que afirma que "vai passar a ladrar menos"...

      Será que acha que afirmações destas são preferíveis a um Presidente falar às vezes demais na defesa dos interesses do Sporting...
      Se o acha, será sempre um problema seu...

      SL

      Eliminar
  3. Alamo,
    Sejemos intelectualmemte honestos.
    Admitamos de que as arbitragens sao isentas e que nao tem quaisquer influencia no resultado final do campeonato. Mesmo assim penso que perderiamos mais vezes do que ganhariamos,mas pergunto, alguem acreditaria que em 40 anos so ganhassemos 3 ou 4 vezes??
    Nao tenho mais pequena duvida,num campeonato equilibrado sao eles que fazem a diferenca e dao o colinho fatal. Ou somos muito melhores ou e dificilimo ganhar.
    Ja disse e repito, so tem 1 forma, arbitros estrangeiros a apitar o Sporting.
    Ando a pregar no deserto, mas quem tiver melhor solucao sou todo ouvidos.
    Abraco

    ResponderEliminar
  4. " O Sporting perdeu muitos pontos por causa das arbitragens...pontos de mais"...

    Grande verdade...

    E como certamente tudo seria diferente...se não nos " tivessen obrigado" a perder pontos de mais...

    Não nego que os lampiões estão a jogar bem...
    Mas seria um desafio interessante para qualquer pessoa decente...(o que quer dizer que não estou a pensar em lampiões)...

    Tentar pensar se o benfas estaria assim tão " à vontade"...se acaso, em relação às arbitragens... fosse tratado, como tem sido o Sporting...

    ( excluo deste exercicio, como é óbvio...o anónimo benfiquista de Ilhavo...não viesse a acontecer...que queimasse os 2 neurónios, que eventualmente lhe restem...)
    SL

    ResponderEliminar
  5. Um benfiquista honesto a dizer o óbvio e irrefutável. Depois,n ainda existem aqueles inocentes que pensam que isto mudará, mudando jogadores, treinadores ou dirigentes. O obstáculo ao nosso sucesso está muito para lá das quatro linhas. E como resolver o problema? Como cambiar o status quo? Praticamente, quase todos nós já teremos chegado à triste conclusão, que só se pode atacar esta doença através de um tratamento homeopático. Ou seja, dando-lhes do mesmo veneno.

    ResponderEliminar