quinta-feira, 7 de julho de 2016

A voz do povo de Timor Loro Sae continua ainda hoje com Portugal no coração!...




Pouco passaria das seis da manhã em Timor quando, terminado o jogo em que Portugal, após a vitória de 2-0 sobre o País de Gales, garantiu a sua presença na final do Euro 2016, de repente as ruas de Dili se encheram de milhares de pessoas a comemorar o feito histórico do povo irmão, que para sempre permanecerá nos corações daqueles que sempre mostraram um profundo respeito até pela sombra da bandeira das quinas projectada no chão.

Em motas, carros, carrinhas de caixa aberta e até a pé, famílias inteiras empunhando a bandeira nacional gritavam "Portugal" e "Porto" - diminutivo utilizado pelos timorenses quando se referem ao nosso país -, num festejo com poucos precedentes. Mesmo em 1999, aquando do referendo pela independência de Timor, os festejos até terão sido mais contidos, quiçá pela presença dos esbirros das milícias de apoio à Indonésia.

Só quem como este vosso amigo usufruiu do privilégio de, na qualidade de membro do corpo de oficiais do velhinho paquete Timor, ter a oportunidade de por várias vezes contactar em longas estadias, com aquele ímpar povo, que de forma surpreendente e quase inexplicável nutre uma carinho e um profundo respeito pelos seus colonizadores, poderá entender aquilo que se passou na última madrugada na capital de Timor Loro Sae.

Será um interessantíssimo "caso de estudo", tentar compreender as razões que estarão por detrás de profunda e sâ rivalidade entre adeptos do Sporting e do Benfica em todas as nossas antigas colónias. Desde S. Tomé, a Bissau, Cidade da Praia, Luanda, Maputo até à longínqua Dili, respira-se o mesmo ar entre os adeptos dos dois clubes, como se estivéssemos em Lisboa, Porto, Braga Coimbra, Leiria, Santarém ou Faro. E quando em causa se colocam os interesses da selecção nacinal portuguesa, então o inexplicável apodera-se de nós. Porque apenas poderá ser encontrada uma razão: a profunda universalidade dos sentimentos mais nobres que fomos capazes de transmitir aos povos com quem contactámos ao longo de séculos.

Os registos históricos da heroicidade do régulo timorense D. Aleixo Corte-Real não serão apenas uma mera peça de propaganda colonialista!...


A voz do povo de Timor Loro Sae continua ainda hoje com Portugal no coração!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Um abraço forte e leonino para todos os sportinguistas de Timor Loro Sae.

4 comentários:

  1. Obrigado pelo vídeo... e pelo texto!
    SL

    ResponderEliminar
  2. Apenas para alertar que as datas dos primeiros cinco jogos da pré época apresentadas na tabela existente no topo esquerdo da página estão incorrectas. Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DS, estão conformes com o comunicado emitido pelo Sporting no site oficial em 05/07/2016:

      http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-07-05/calendario-completo-dos-jogos-de-estagio-do-sporting-cp-na-suica

      Saudações Leoninas

      Eliminar