quarta-feira, 13 de março de 2013

Agora, é a voz do povo que vai funcionar !!!...


 
É jornalista da SIC e SIC Notícias e também apresentador/moderador do programa de sucesso de audiência às segundas feiras no cabo, Dia Seguinte. Paulo Garcia foi o convidado do programa Conversa de Esquina, que a Rádio Zero colocou no ar no passado sábado às 19.00 horas. Entrevistado por Rúben Martins, mostrou a visão que tem sobre o desporto em geral, o futebol e sobre o momento particular que o Sporting, a menina dos seus olhos, vai vivendo nesta antecâmara eleitoral.
Destaquei desta entrevista, que poderá ser ouvida na íntegra aqui, apenas a parte em que o entrevistador lhe colocou directamente questões sobre o Sporting e em que Paulo Garcia nos mostra a sua singular impressão sobre o momento actual do Clube, sobre os caminhos que aqui nos trouxeram e, de um modo que curiosamente há muito partilho, sobre aquilo que a seu ver poderão significar as próximas eleições do Sporting.
Deixo-vos um texto a que retirei alguns trechos de importância menor, remetendo os puristas para a audição completa:

Conversas de Esquina - Sobre o Sporting

RM - O que é que se passa com o Sporting?

PG - Eu penso que o que se passa com o Sporting, é um conjunto de disparates, incompetências e de erros. O Sporting deixou-se envolver por um conjunto de sentimentos contraditórios e perdeu a noção do que é a fronteira entre uma cultura clubística que alguns sectores do Clube consideram de aristocrática e uma força popular com um horizonte, estatisticamente comprovado, de 3 milhões e meio de adeptos. Qual é a fronteira entre uma aristocracia que é feita por meia dúzia de aristocratas, provavelmente de pés descalços, e onde começa um Clube que tem uma força popular de 3 milhões e meio de adeptos? Como é que se liga isto? Como é que se consegue conciliar isto?!...
Eu não discuto do dinheiro, se há muito, se há pouco. Porque o Sporting, problemas de dinheiro não tem tido, porque recebeu muito dinheiro da banca, muito criticada, mas cujo erro terá sido emprestar dinheiro ao Sporting, de olhos fechados.
O problema do Sporting estará na cultura, na falta de identidade. O Sporting tem de recuperar urgentemente, mesmo que com muitos custos, a sua matriz popular. Porque o Sportig é um clube popular. O Sporting não é um clube de meia dúzia de pessoas, nem de meia dúzia de famílias. É um clube com 3 milhões e meio de adeptos, incomparável com clubes de 200 ou 300 mil adeptos. E um clube que nasce grande, nunca pode ser pequeno. Agora, o Sporting perdeu a sua identidade e tem de recuperá-la. O Sporting tem de vir para a rua, tem de vir falar com os seus adeptos, tem de vir falar com o povo do Sporting, porque realmente é de um Povo que se trata. Enquanto não o fizer, o Sporting caminha para uma situação em que não sabe o que quer, está desnorteado. Por isso eu acho que estamos em período de eleiçoes e, independentemente de quem vier a ganhar, há uma coisa que a mim me parece incontornável: o Sporting tem de entrar, não num ciclo aristocrático, mas num ciclo mais popular. Se isso pode ajudar a agravar mais a situação, não faço a mais pequena ideia. Agora,  é preciso que o Sporting dê voz aos seus adeptos e permita que os seus adeptos mostrem a paixão que têm pelo clube e não  esses adeptos apelidados pelos dirigentes do Sporting, durante muitos anos, como "essa gente que está na bancada". Essa gente que está na bancada, são os adeptos do Sporting, são as pessoas que alimentam o Sporting. Portanto esse é o problema que o Sporting tem.
Eu quero acreditar, como homem do futebol, que é urgente que o Sporting recupere a sua matriz. É urgente que o Sporting volte a ocupar o seu lugar. É urgente para o futebol em Portugal. O futebol em Portugal não pode ter um Sporting assim, quer se goste do Sporting ou não. Um clube destes não pode estar nesta situação, não pode estar nesta agonia, porque isto não serve ninguém. E os outros dois clubes grandes, com excepção daquele pessoal que não vê mais nada, as pessoas minimamente racionais, adeptos do Benfica e do Porto, não podem gostar de ver um Sporting assim, porque esta situação também não serve o Benfica e o Porto. Esta bipolarização Benfica/Porto, que como se sabe vai muito para além da parte desportiva, não pode continuar assim, sob pena de qualquer dia se assistir a um fenómeno social incontrolável. O Sporting até nisto, como grande clube que é, ao nível dos outros dois e até com mais adeptos do que pelo menos um deles e que até na diáspora portuguesa tem uma força tremenda, um dos clubes com mais núcleos espalhados pelo mundo inteiro, um clube desta dimensão não pode estar a lutar por um 10º lugar.

RM - Então achas que estas eleições do Sporting sertão o derradeiro "agora ou nunca", em que não serão permitidos erros de "casting" ?

PG - Acho que não. Os adeptos do Sporting que me estão a ouvir, vão ter vontade de me bater, mas eu acho que não é o "agora ou nunca"! O que eu acho que estas eleições vão trazer é outra coisa. É incontornável o que vai acontecer nestas eleições. A ver vamos o que vai acontecer nas próximas semanas, mas penso que é incontornável o Sporting passar por este ciclo que vem aí a seguir. Estas eleições vão trazer não o fim, mas o último ciclo para o Sporting. E acho que a partir deste último ciclo, o tal ciclo muito mais popular, vivido de uma forma não tão distante mas mais em cima, será uma espécie de poder popular. O Sporting tem que passar agora por um período do chamado poder popular, porque vem de uma ditadura de 16 anos, onde os seus adeptos foram completamente encostados, onde se fizeram as maiores manigâncias, as maiores malandrices, onde gente ganhou muito dinheiro à conta do Sporting, gente que saiu do Sporting com indemnizações da ordem dos 3 milhões de euros e desapareceu e ninguém sabe onde andam, gente que atirou o Sporting para o momento em que o Sporting está e que ninguém sabe onde estão, ninguém lhes pergunta o que fizeram. Ainda agora em Itália e em Espanha, estão a ser julgados dirigentes de clubes, pela forma como trabalharam económicamente. Mas em Portugal isso não acontece. No Sporting, orientaram-se com o dinheirinho e ninguém sabe onde eles estão. Muitos nem aparecem. Nunca mais os vi. Eu nunca mais vi o anterior presidente do Sporting. Não sei o que é que ele faz, desapareceu da circulação. Não se sabe o que terá acontecido ao senhor, mas o facto é que nunca mais apareceu. Pessoas que assinaram restruturações financeiras no Sporting, que depois foram embora com indemnizações "milionaríssimas", ninguém sabe onde é que eles andam. Portanto este poder popular, que vai entrar agora, não sei o que vai fazer do Sporting, mas é incontornável que agora é a voz do povo, que vai de facto funcionar. Não tenhamos a mais pequena dúvida !...

Leoninamente,
Até à próxima

16 comentários:

  1. Pura demagogia. O universo de sócios votantes é o mesmo que em 2011. Agora é a voz do "povo" que vai "funcionar" e há dois anos não foi porquê? E se ganhar o Couceiro, não foi o "povo" que votou? Desde quando é que o "povo" só vota no Bruno?

    O Bruno ainda não foi a votos e já se acha "presidente-eleito". Até GL respeitou as eleições, indo a todos debates e respeitando os outros candidatos. Este já se desculpa que o Bettencourt também não foi a debates. Foi só deixar de ser o "underdog", para fazer exactamente o que criticava nos outros. Se isto ganhasse, só mudavam os mamões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você acusou a "picada"... Até começou a falar do Couceiro, logo assumindo que esse não é o candidato do "povo".

      E de facto não é, mas é interessante ver que, até os seus apoiantes, reconhecem isso, como você acabou de fazer ao acusar a "picada".

      SL

      Eliminar
  2. Lionheart,

    Aconselho-o a reler o post, tantas vezes quantas forem necessárias, até o compreender! É a única ajuda que lhe posso dar. Creia que o lamento...

    ResponderEliminar
  3. A sério que me lamenta? Eu lamento mas é a desonestidade intelectual e o oportunismo. Gostei especialmente da parte de que temos vivido em "ditadura", como se não tivessem havido AG's e eleições no Sporting nos últimos anos. Se um poder popular é o género da balbúrdia promovida pelo Eduardo Barroso, ainda é pior que a "ditadura". O Paulo Garcia que vá vender outro "peixe", porque para vender presidentes não tem jeito nenhum.

    ResponderEliminar
  4. Doença avançada, eventualmente em fase terminal!
    Nada a fazer...

    ResponderEliminar
  5. aprovas esta destruição financeira, desportiva e cultural do clube, não é croquetteheart? Vergonha nenhuma na cara destes bandidos engravatados de sangue azul, que nojo que isto me dá..



    ResponderEliminar
  6. O Sporting sempre foi aquilo que os sócios votantes quiseram e nem nas ultimas eleições isso deixou de acontecer.
    O Sporting sempre teve Ag´s para votar todas as matérias que a isso era obrigado e não consta que tenha havido alguma fraude nessas AG´s.
    O SCP sempre foi dos sócios e sempre será, o que pode vir a não ser do Sporting é a sua SAD e mesmo ai coloco muitas dúvidas.
    Aqui chegados podemos dizer que a maioria dos sócios votantes se deixou levar pelo "canto das sereias" e foi consecutivamente enganado.
    Mas pior que um sócio votante ou um adepto que não está por dentro dos meandros do Sporting é um adepto ou sócio do SCP que possui informação ou evidencias claras de que houve negocios fraudulentos ou lesivos para o SCP e não age em conformidade ou seja denunciando junto das instâncias judiciárias e judiciais.
    Não me venham agora com conversas moralistas e de poder ao povo, porque isso configura uma fuga ás responsabilidades.
    Já agora não sei se o SCP aguentará essa especie de populismo que o Jornalista diz que irá vigorar no novo mandato.
    Já aguentou uma vez! Aguentará uma segunda? Veremos!
    Muito mais haveria para dizer sobre o nosso clube, mas neste preciso momento falta-me o tempo para debater além disto.
    A outra fez uma tese de mestrado sobre as casas, desconfio que um dia destes o Sporting Clube de Portugal servirá para uma Tese de Mestrado: Como utilizar um clube para ascender em todos os níveis - Economico, Social, Cultural, Politico, etc, etc,etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui compreender o raciocínio. Uma no cravo, outra na ferradura, outra ainda nos dedos e... à quarta, saltou o cabo do martelo!...
      Os meus pobres neurónios já lá não vão... Pode explicar de novo?!...

      Eliminar
  7. "(...) O Sporting até nisto, como grande clube que é, ao nível dos outros dois e até com mais adeptos do que pelo menos um deles e que até na diáspora portuguesa tem uma força tremenda, um dos clubes com mais núcleos espalhados pelo mundo inteiro, um clube desta dimensão não pode estar a lutar por um 10º lugar. (...)"

    Finalmente alguém veio afirmar, publicamente e sem reservas ou qualquer tipo de vergonha, que o Sporting Clube de Portugal é maior do que, PELO MENOS, um dos outros dois grandes. Foi uma longa espera esta. Demasiado longa, mas, como se costuma dizer "mais vale tarde do que nunca".

    Nunca pensei dizer isto na minha vida, mas aqui vai: Obrigado Paulo Garcia.

    Cumprimentos e Saudações Leoninas,

    VSP

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Paulo Garcia! Porque razão?
    Por ser sportinguista e por saber coisas graves sobre o clube e não denunciar nas instancias devidas?
    será por isso?
    Ou será por fazer o mesmo que todos os outros?
    Atiram a pedra e escondem a mão.
    Pena tenho eu de ser um sócio anónimo que não tem acesso a esse tipo de informação?
    De certeza que estava toda junto da PJ e dos tribunais.
    Ou será que o PG é mais um dos que levanta suspeitas sem concretizar?
    Estou farto do diz que disse no Sporting! O Sporting resume-se a um clube de futebol usado e abusado para fim pessoaias.
    Nunca o SCP é colocado 1º por qualquer um destes individuos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Para África!... Rapidamente e em força!!!...".
      O "velho das botas" era o único com o passo certo! Parece que deixou seguidores...
      Oh senhor "Verde CDV", o senhor é de cá?! O senhor não conhece nenhum dos milhares de criminosos que deviam estar atrás das grades e não estão?! O senhor não conhece Isaltimo Morais, Fátima Felgueiras, Avelino Ferreira Torres, Manuel Dias Loureiro, Carlos Cruz, Oliveira e Costa, Godinho Lopes e tantos outros que agora não me ocorrem?! Quantos estão presos?! Sabe-me dizer?! Porquê?! Oh senhor, você pensa que o Paulo Garcia é estúpido, ou você toma todos os dias o Senhor na missa das sete e ainda não reparou que as hóstias estão falsificadas?! Abra os olhos senhor, ou quer fazer dos outros estúpidos?! Não venha para aqui com demagogia barata, sem noção do ridículo com que se cobre! Ou será que lhe passa alguma vez pela cabeça que alguém o leva a sério?! Pobre formiga que julga poder "violar" o elefante! Veja se cresce...

      Eliminar
    2. Caro Álamo,

      Não posso deixar de enaltecer a sua coragem ao, diariamente, se arriscar a escrever para uma plateia composta, em grande medida, por pessoas que, ao que tudo indica, nem se dão ao trabalho de ler aquilo que é publicado e que respondem por impulso.

      Cumprimentos e Saudações Leoninas,

      VSP

      Eliminar
    3. Caro Vitor Sá Pereira,

      Obrigado pelas palavras elogiosas e encorajadoras.
      É um risco calculado, aquele que refere. Estou cansado de perceber que em todas as searas coexiste o jóio com o benfazejo trigo. E a superficialidade que refere não me surpreende.
      Mas há em mim uma força enorme que é o amor de uma vida ao Sporting e o respeito que tenho pelo meu semelhante e em particular por todos os sportinguistas. E quando os comparo com o que por aqui vejo escrito, a minha força redobra...

      SL

      Eliminar
  9. Parece o discurso do José Couceiro nos núcleos, sem tirar nem por. JC, apenas acrescenta q o SCP está como está devido a péssimas decisões ao nível da gestão desportiva. E pq? Pq os CD eram sp constituídos por leigos na matéria... Tipo BdC que de futebol ñ pesca nada, como comprova à evidencia a sua (tresloucada) proposta de criar uma comissão para acompanhamento físico dos futebolistas, completamente à margem das equipes técnicas qie vieram a liderar o plantel!!!!

    ResponderEliminar
  10. Deixe lá que não o incomodarei mais. Aliás o blogue nem merece o meu comentário, nem a minha perca de tempo.
    A sua estupidez é proporcional há sua falta de educação.
    Continue a lamber as botas ao "Gato Maltez".
    Mais um blogue sectário, mas no tempo de eleições ficam todos mais sensiveis quando lhes dizem algumas verdades.
    Não gostas de criticas, pois não! Só de elogios e "lambe cús".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou bruxo, mas este comentário era esperado. Claro que estalou o verniz! Nada de surpreendente, em unhas mal tratadas e carregadas de luto.
      Vá pela sombra, pois o Sol na moleirinha acelera a doença...

      Eliminar