sexta-feira, 15 de março de 2013

Há quem não esteja talhado para a acção !...

José Couceiro sobre Auditoria de Gestão, in SportingSempre

Com todo o respeito que José Couceiro me possa merecer, discordo da sua forma de olhar para os Estatutos do Sporting Clube de Portugal.  Um candidato à presidência do nosso Clube não pode, em nenhuma circunstância, dizer isto:

 “A possibilidade de haver uma AG convocada pelos sócios, é um erro nos estatutos”.

Então José Couceiro entende como um erro, a disposição estatutária que lhe permitiu candidatar-se à presidência do Sporting e mesmo assim candidatou-se?! Então José Couceiro entende como outro erro estatutário a existência do Conselho Leonino e, por via desse entendimento, não apresentou listas para esse orgão, justificando assim esse facto, sem se importatr minimamente com a dualidade de critérios e falta de coerência, que demonstra perante todo o universo sportinguista?! Há qualquer coisa em José Couceiro que nem com muito esforço eu entendo...
Assim como também não entendo esta sua outra "boutade", lançada na entrevista à "A Bola TV":
 
"... Os outros candidatos não podem estar em fotografias com atletas do Sporting, porque não são do desporto, eu posso...”.
 
José Couceiro não é um candidato de acção. Impossível alguma vez apresentar-se sózinho a eleições no Sporting. Porque é um candidato de reacção. Reagiu em tom acusador e condenatório ao descalabro da gestão criminosa de Godinho Lopes. Mas, naturalmente, jamais terá a coragem de encabeçar uma acção que vise a sua incriminação nos locais competentes. Reage a "farpas" ou  "farpinhas"- sob orientação técnica da Cunha Vaz! - que as outra candidaturas possam eventualmente avançar, mas revela confrangedora incapacidade para acções genuínas da mesma índole, refugiando-se no exagerado e confortável "low-profile" que exibiu em toda a sua vida.
Bruno de Carvalho tem razão quando afirmou à chegada a Lisboa vindo de Moçambique: o seu regresso veio trazer o conforto emocional que tem faltado a José Couceiro, que andou durante todos estes dias sem saber o que fazer à sua campanha. Porque é incapaz de acção. Está talhado apenas para a reacção! Agora voltaremos a ter José Couceiro ao seu melhor nível! Oh António, não poupes nos conselhos! Agora vai ser a sério !...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Um frouxo será sempre um frouxo, mesmo que se chame Peyroteu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma ideia mas, por respeito, não fui tão corrosivo como o caro Alex Girão.
      Aprecio-lhe muitas qualidades, mas nunca o considerarei um homem de acção, exactamente aquilo que penso o Sporting necessita neste momento dramático. Há muito para fazer, muitas decisões dolorosas para tomar, que requererão muita coragem e capacidade de decisão, que a meu ver Couceiro não possui.

      SL

      Eliminar
  2. Hoje a imprensa (corrupta)coloca nas suas páginas os famosos cosinhados de Cunha Vaz, enchendo a barriga aos defensores de José Couceiro com noticias para denegrir Bruno de Carvalho. A campanha começou!

    Ontem escutei com atenção José Couceiro numa entrevista na tv e sinceramente pareceu-me vago, sem definição nas suas ideias, repetindo inúmeras vezes "Não coloco de parte nenhuma possibilidade..." - Claramente não tem um plano definido mas sim um conjunto de ideias que ainda carecem de ordem mental para saber que espécie de obra pretende fazer. Não gostei. Não me convenceu. Mas o melhor mesmo é esperar pelos debates.

    Um abraço
    Juba


    P.S Parabens pelo seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Juba",

      Nunca escondi a minha simpatia pela pessoa que é José Couceiro. Mas nunca esse afecto que sinto e não nego, seria determinante na opção a que, como sportinguista, a minha consciência me obrigará no próximo dia 23 de Março. Posso vir a enganar-me e Bruno de Carvalho não corresponder ao que dele espero. Mas sei que sempre hei-de dormir tranquilo. Porque a minha opção tem como único objectivo, o melhor para o Sporting.
      O seu comentário aponta exactamente no mesmo sentido da minha convicção. José Couceiro seria porventura um bom presidente, se sucedesse a Dias da Cunha. Mas o Sporting de hoje necessita de uma acção incomparavelmente superior, de uma capacidade de decisão que não vislumbro em José Couceiro.
      Receio que os debates não nos tragam grande esclarecimento. Os "cozinhados de Cunha Vaz" hão-de ser necessariamente provocatórios, para explorar o temperamento e a resposta pronta de Bruno de Carvalho e tenho sérias dúvidas se ele conseguirá resistir e usar o "low-profile" de Couceiro. Mas vamos aguardar, se bem que pense que o que deveria sempre estar na mesa, seria a discussão sobre a maneira como cada um pensa dar a volta ao imbróglio em que meteram o Sporting.
      Obrigado pelo elogio ao blog.

      Abraço e Saudações Leoninas

      Eliminar
  3. A verdade é que nenhum dos candidatos foi muito concreto no entanto parece que o Bc está mais seguro em relação ao que quer nesse aspeto tambem Carlos Severino tem uma ideia concreta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "ricleo64",

      O único que até agora quantificou o que pretende fazer terá sido BdC: despesas num plafond máximo de 90% das receitas no primeiro ano, fixadas em 60% no final do mandato! O resto que tenho ouvido, é blá-blá-blá e resmas de lugares comuns que qualquer um de nós seria capaz de afirmar sem grandes dificuldades. Ora a intenção anunciada por BdC e que nenhum dos outros teve a coragem de afirmar, implicará a redução dos custos com pessoal na ordem dos 50%. É um problema parecido com aquele com que se debate o país, com os resultados que todos conhecemos.
      Colocar as despesa do Sporting num nível sustentável, requererá incomparavelmente mais que debitar a demagogia barata que JC e CS vem debitando a rodos: pulso forte e inflexível, determinação e coragem de afrontar um sistema caduco e enraizado em dezenas de anos de laxismo e aproveitamento interesseiro, a que temos assistido dentro dos muros de Alvalade e Alcochete.
      Claro que nenhum candidato cairá no erro comunicacional de o afirmar sem rodeios. Seria politicamente incorrecto e geraria um movimento de rejeição do "aparelho" que inevitavelmente lhe ditaria a derrota. Aos sportinguistas restará a solução única de mandar às malvas a poesia e ter a perspicácia suficiente para escolher o candidato que lhes sugira maior capacidade para o que necessariamente terá de ser feito. Desta verdade incontornável sairá um Sporting com futuro ou... mais do mesmo!...

      Eliminar