«Desde 2011, Artur Soares Dias dirigiu vinte e seis clássicos. Tendo em conta que estes jogos, por norma, decidem ou são determinantes para a conquista de títulos, não será exagerado dizer que há doze anos que o campeão tem a chancela de Soares Dias.
Esta parece ser uma tendência da arbitragem nacional, porquanto Lucílio Batista (hoje vice-presidente do Conselho de Arbitragem) em treze anos, (entre 1996 e 2009), arbitrou vinte e quatro clássicos.
Esta recorrência dá que pensar, porque a reconhecida carestia de valores não explica tudo. Os factos induzem a convicção que há, conforme as épocas e circunstâncias, favoritos ou homens de confiança, que são destacados, por sistema (e pelo "sistema"), para determinadas missões de maior delicadeza.
Uma coisa está à vista: para beneficiar o Sporting não foi, com absoluta certeza!
A arbitragem tem de se defender das aparências e das suspeições que sobre ela invariavelmente pairam e este método de gestão, que consiste em nomear sempre os mesmos, não abona, mesmo nada, à transparência.
Mais perplexo fico, quando vejo, as resistências que o modelo proposto pela comissão encarregada da reforma da arbitragem propõe – entidade independente – por parte de algumas instâncias. Parece que há quem tenha interesse em que nada mude, e isso assusta-me.
Arvorar Soares Dias no "rain man" do sistema, não se afigura prudente, até porque, as mais das vezes, ele nem sequer justifica a escolha; trata-se inegavelmente de um bom árbitro, mas que nem sempre tem dias bons, sobretudo quando apita jogos do Sporting.
Continuo a confiar que esta época, o Sporting seja o primeiro campeão, apesar de Soares Dias.
PS: Desta vez Soares Dias teve a sensatez de não se vir abonar para as redes sociais, como aconteceu com o último Benfica/FC Porto. É que para além da falta de senso, não tinha mesmo nada com que se vangloriar.»
A ninguém se afigurará previsível que dentro de pouco mais de um mês, Artur Soares Dias venha a estar em Alvalade, para arbitrar o Sporting - FC das Antas! Seria um verdadeiro "tiro no pé" do "sistema", que há muito terá pensado na solução para esse clássico!...
Quem aposta comigo que teremos em Alvalade a mesma dupla, mas com os lugares trocados: Tiago Martins no relvado e Soares Dias no sofá?!...
É só esperar para ver!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
Fomos "comidos de cebolada" na validação do segundo golo. VAR Tiago Martins falhou. Se St Juste tem o pé no ar, é porque a bola já saíu do pé do jogador do Benfica. Portanto, para a colocação da linha, devia ter sido considerado o frame anterior. Seria fora de jogo e não perderíamos o jogo.
ResponderEliminarE tanto deveria ser no "frame anterior" como no "anterior do anterior", vá lá saber-se!...
EliminarÉ o descrédito total: só acredita quem quiser!!!...
SL
SL
Eliminar