quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A estatística e o novo Sporting !...

Não resisti a transpor para aqui um estudo desenvolvido pelo jornal "O Jogo", que poderá não ter chegado a todos. Um bom trabalho de Jean-Paul Lares, que dignifica o próprio e o jornalismo desportivo português.

                                Ninguém joga mais à bola que o leão                    

Domingos Paciência chegou a Alvalade com a missão de construir um novo Sporting e foi incumbido pela então recém-eleita Direcção de dotar a equipa de uma identidade própria, dominadora, agressiva, própria de um candidato ao título comprometido com a obrigação de proporcionar bons espectáculos aos seus adeptos. Ora, segundo os números acumulados ao longo das primeiras sete jornadas da Liga ZON Sagres, está no bom caminho: é que não há equipa em Portugal que jogue mais à bola que a do emblema verde e branco. Ou seja, a formação de Domingos é aquela que contabiliza maior número de bolas jogadas e também a que melhor uso faz de cada uma, já que também está à frente da concorrência não apenas no número de passes efectuados como também naqueles que são feitos de forma correcta e com o melhor destino.
Os leões lideram ainda no número de faltas sofridas e, por consequência, no total de livres directos favoráveis.
Certo é que a filosofia de Domingos Paciência - defender e pressionar mais à frente, tentando recuperar a bola no campo do adversário - começa a dar os seus frutos; a série de seis triunfos consecutivos, entre campeonato e Liga Europa, é disso o melhor exemplo. E também ilustra uma tendência que tem igualmente expressão nos números oficiais: 48,4 por cento do tempo de posse de bola do Sporting corre com esta jogada no campo do adversário, o que coloca a equipa de Domingos no grupo que mais tempo passa no terreno do seu oponente.
A força do meio-campo é um dos grandes trunfos desta revolução e está na base da criação de uma identidade que parece assumir forma definitiva: com a parceria estabelecida entre Rinaudo, Schaars e Elias, o sector intermédio assegura simultaneamente intensidade e profundidade na pressão, capacidade de gestão da posse de bola e até presença efectiva no último terço do terreno, sobretudo através dos remates e livres do holandês e das movimentações do internacional brasileiro, mais próximo do avançado.
4210  O número de bolas jogadas pelo Sporting ao longo das primeiras sete jornadas, número que faz dos leões a equipa que mais contactos tem em toda a Liga ZON Sagres, a uma média de 601,4, a uma boa distância do Benfica, segundo desta lista, com 587,3 bolas jogadas por encontro.
2734  O número de passes correctamente executados e bem dirigidos pelos leões no campeonato. O Sporting é o clube que maior número de passes certos efectuou - a uma média de 391 por jogo, acima dos 383 do segundo da lista, o FC Porto, e exibe uma boa percentagem de eficácia: 75%.
48,4  A percentagem do tempo de posse de bola no meio campo do adversário, número que coloca os leões ao nível do FC Porto e ligeiramente atrás do Benfica (48,9).
136  As faltas cometidas sobre os jogadores do Sporting, valor que faz dos leões os mais castigados de  toda a Liga ZON Sagres, a uma média de 19,4 faltas sofridas por cada partida jogada.

Já não são só os elogios que de todo o lado chovem, ao excelente plantel que mora em Alvalade. Agora é a estatística, essa pretensa filha desprezada da Matemática que, irrefutavelmente, demonstra a qualidade da equipa que está a nascer em Alvalade. Sendo  uma ciência exacta, não podem os dados que ela permitiu verter no papel, ser analisados subjectivamente. Factos são factos e não poderão nunca ser subvertidos ou pintados com a cor que estiver mais à mão. Por isso anda tanta gente surpreendida e incomodada !!!... Nós, sportinguistas, continuamos, tão só e apenas contentes !!!...
Leoninamente,
Até à próxima




2 comentários:

  1. D Oguchi Onyewu, 8 -- Well, it's safe to say the big fella is back. His timing has never been better, as he was unimpeachable in the tackle and in aerial challenges. And Onyewu demonstrated a steady and heady sense of just how to employ all that muscle in his first start under Jurgen Klinsmann. One nitpick: he did get drawn out of position a time or two in the first half, which has always been an Onyewu bugaboo. But his overall body of defensive work and steely determination to get forward late (above and beyond in a friendly) more than made amends. All things considered, his impressive and memorable 90 minutes at Red Bull Arena might be the most significant take-away from Tuesday's loss. Michael Orozco Fiscal, we barely knew ya.

    ResponderEliminar
  2. Dear Uncle P,
    Tenho muita pena de não dominar o inglês suficientemente bem para lhe responder. Mas compreendi o seu comentário e confesso-lhe que também sou um fã de Oguchi Onyewu. De início, apresentou timidez e falta de ambientação ao futebol português, mas à medida que vai somando jogos pelo Sporting, a sua categoria está a vir à superfície e começa a ser um ídolo na fantástica massa adepta sportinguista. Como Jurgen Klinsmann, Domingos Paciência já tem a convicção de que a defesa com Oguchi é mais sólida, particularmente no jogo aéreo.
    Oguchi Onyewu parece estar feliz no Sporting e isso é o mais importante para que tenhamos de volta o grande jogador que foi e voltará a ser com toda a certeza!...
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar