domingo, 16 de outubro de 2011

A coragem de construir o futuro !!!...

O jogo de Famalicão terá provocado novas e inesperadas debilidades no sector central da defesa do Sporting, se atentarmos a que de momento, nenhum dos atletas pertencentes ao eixo central defensivo no plantel, se encontra em condição fisica que lhe permita considerar-se 100% apto para o jogo da próxima 5ª feira da Liga Europa. Domingos Paciência admitiu isso mesmo no final do jogo e não será difícil de adivinhar dificuldades durante os próximos quatro dias que antecedem o confronto com o Vaslui.
Daniel Carriço, a contas com uma entorse dolorosa no pé direito, que o obrigou no final do jogo, a regressar ao autocarro amparado por dois companheiros, não deverá estar apto a tempo, já que é previsível que a sua recuperação vá bem para além de uma ou mesmo duas semanas.
Onyewu, substituído ao intervalo por precaução, devido a queixas miálgicas na virilha, é possível que venha a recuperar e possa dar o seu contributo no jogo com os romenos, mas as garantias não serão absolutas.
Rodriguez, jogou os últimos 45 minutos, mas este facto somado ao desgaste provocado por dois jogos completos na selecção do seu país e com as viagens que teve de efectuar, se atendermos à irregularidade que vem manifestando na sua condição física desde que iniciou a época no Sporting, leva-nos a duvidar da sua absoluta disponibilidade.
Anderson Polga, que não alinhou devido a um estiramento na coxa direita,  terá pela frente uma recuperação nunca inferior a uma semana, o que também o impedirá de dar o seu contributo.
Com Polga e Carriço claramente fora de hipóteses de poderem dar o seu concurso à equipa, sobram apenas Onyewu e Rodriguez que, mesmo podendo estar prontos para 5ª feira, não darão garantias suficientes para os 90 minutos e obrigarão Domingos Paciência a fazer uma incursão na lista B de inscritos que o Sporting enviou para a UEFA, para conseguir ter no banco alternativas a qualquer imprevisto, já que não acredito muito que na sua cabeça esteja a intenção de repetir o recurso de Evaldo que utilizou em Famalicão.
Nesta condição, consultada a referida lista, constato que apenas o central Tiago Ilori se encontrará inscrito e terá condições para colmatar as necessidades de Domingos Paciência. Tenho dúvidas sobre se algum outro central junior fará parte dessa lista. A informação que consegui não o garante. Mas porque não dar a este menino da nossa Academia essa oportunidade?!... Assim como a outros que reúnam as condições necessárias?!... É exactamente quando as necessidades o impôem que o Sporting deve partir para o aproveitamento daquilo que de bom o clube produz. Sem medos, sem preconceitos, sem a presunção de pretender fazer sempre tudo bem. Tudo o que é novo na vida transporta consigo os riscos inerentes a essa situação. Mas quantos Maradonas, Figos, Nanis, Messis e Wolfswinkeis ficariam pelo caminho se ninguém arriscasse?!...
Domingos Paciência ainda não estará imbuído desse espírito formador e de risco de que sempre o Sporting foi portador! Mas tem agora uma oportunidade fabulosa para lançar um, ou dois ou três dos nossos meninos na alta roda e não deve perdê-la!... Porque deve compreender que o clube que honradamente representa, também se revê nessa coragem. Na coragem de construir o futuro!... E escuso de dizer que todos os sportinguistas estarão com ele. Sempre !!!...
Leoninamente,
Até à próxima 

2 comentários:

  1. Não me espantaria o Ilori a titular na quinta

    ResponderEliminar
  2. Caro Cláudio,
    Além de não me espantar, eu desejá-lo-ia!...
    Porque acredito muito neste miúdo. Considero que seria sempre melhor solução que qualquer outro se "preso por arames" !...
    SL

    ResponderEliminar