sábado, 6 de julho de 2024

Obrigado!!!...


"Cheguei em Janeiro de 2016 e tive a certeza que era o passo certo na minha carreira vir para este enorme clube. Tive sempre a ambição e convicção de conseguir atingir os objectivos pessoais e, também e mais importante, os objectivos do clube ano a ano. Hoje, para muitos e para mim, é um dia muito difícil... Cheguei à decisão, junto com a minha família, de voltar ao meu país, ao Nacional. Uma das razões é que achamos que o melhor é voltar para lá. Quero agradecer ao mister, ao Hugo, ao presidente, que me respeitaram como pessoa e jogador. Tentaram tudo para que eu mudasse de ideia, mas já tinha a decisão tomada. Obviamente não foi uma decisão fácil, mas nesta altura é a melhor. Fico tranquilo porque tentei sempre fazer o melhor para o clube, dar o melhor de mim, sempre dia a dia, trabalhar para o clube. Quero agradecer a toda a gente que trabalha no clube, que estão na Academia, que fazem tudo para que nós, jogadores, sejamos dia a dia melhores, agradecer a todos os treinadores que tive no clube, a todos os jogadores que foram meus companheiros, vão ficar sempre no meu coração, foram e são muito importantes para mim. Agradecer a todos os sportinguistas pelo vosso apoio, vou ter muitas saudades vossas, de chegar à Academia, ao estádio, o dia a dia e dizer que fui jogador do Sporting. O maior legado que posso deixar é que os meus filhos vão torcer toda a vida pelo Sporting. Muito obrigado a todos pelo apoio. Vemo-nos em breve e vou ser sempre um leão".

«Coates disputou 369 jogos e marcou 37 golos com a camisola verde e branca, conquistando dois títulos de campeão nacional (2020/21 e 2023/24), uma Taça de Portugal (2018/19), uma Supertaça (2021) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).

O defesa central uruguaio, vencedor da Copa América em 2011, começou por jogar no Sporting por empréstimo dos ingleses do Sunderland, em 2015/16, assinando, depois, em 2017/18, contrato com os leões, no qual foi, invariavelmente, primeira opção para o eixo da defesa.

Assumiu a braçadeira de capitão do Sporting em 2020, com a saída de Bruno Fernandes para o Manchester United, já depois de ser o 'patrão' da defesa leonina, tendo sido decisivo na conquista do título 2020/21, o primeiro sob o comando de Rúben Amorim, ao marcar cinco golos, na sua época mais produtiva em Portugal.

O contrato de Coates era renovável automaticamente após o seu termo em 30 de junho de 2024, mas detinha uma cláusula de regresso ao Uruguai, e ao Nacional, ao serviço do qual cumpriu a formação e conquistou três campeonatos 'celestes', em 2008/09 e 2010/11 e 2011/12, incluindo esta última em que rumou aos ingleses do Liverpool.

Com 51 internacionalizações pelo Uruguai, e dois golos, esteve em três Campeonatos do Mundo - no Rússia2018 quando Portugal 'caiu' nos 'oitavos' frente à formação celeste -, disputou quatro edições da Copa América, além da Taça das Confederações e do torneio olímpico de Londres'2012.»

Todos sabíamos no Sporting, que um dia o "nosso" Seba Coates regressaria às suas raízes! Mas nunca nos preparámos convenientemente para essa partida. Erro nosso. Nunca dele, que há oito anos nos habituou a uma postura tão irrepreensível de indefectível sportinguismo que quase nos levou a pensar que ficaria connosco para sempre!...

Literalmente em choque, nenhum de nós, Sportinguistas, estará a saber lidar com isto. Mas o respeito que este grande homem e atleta nos merece, impõe que nesta hora difícil lhe não regatiemos a palavra que diz também levar no coração...

Obrigado!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Que as escolhas de Amorim continuem a resultar!!!...


«Agora é oficial. Três dias depois da eliminação da Bélgica do Euro 2024, Zeno Debast viajou nesta quinta-feira para Lisboa, já assinou contrato com o Sporting e vai jogar com o número 6 nas costas.

O central de 20 anos assinou um vínculo válido para os próximos cinco anos, até 2029, depois do acordo entre Sporting e Anderlecht, fixado entre os 18 e os 20 milhões de euros, ficando com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

"Tenho de dizer que fiquei muito interessado e até lisonjeado com o interesse do Sporting. Quis logo conhecer o clube, a competição, o país e correu tudo bem. Todos disseram que é um clube histórico que, no ano passado, conquistou o título da Liga. Disseram-me que era um grande clube, com bons jogadores e um treinador fantástico. Fiquei com uma boa sensação e estou muito feliz por estar aqui"»

Que as escolhas de Amorim continuem a resultar!!!...

Leoninament,
Até à próxima

E os Sportinguistas aplaudem!!!...


«Telma Encarnação irá reforçar o Sporting, apurou Record. A internacional portuguesa, de 22 anos, deixa o Marítimo ao final de oito épocas num negócio que deverá rondar os 200 mil euros.

Confrontado por Record com a saída da ponta de lança, o Marítimo limitou-se a afirmar que "não há nada fechado", mas o nosso jornal sabe que Telma terá tudo acertado com os leões.»

Telma "encarna" o Leão...

E os Sportinguistas aplaudem!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 2 de julho de 2024

Olhinhos, olhinhos!!!...


«O andebolista Diogo Branquinho, que representava o FC Porto, é reforço do Sporting, informou esta terça-feira o clube campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal da última época.

"Tenho a certeza de que vou ser muito feliz com a camisola do Sporting. O que me fez abraçar este projecto foi a equipa e a sua força. É uma equipa que vale mais do que a soma das partes, é uma equipa vencedora, que cativa os adeptos. Peço que nos continuem a ver jogar, é o que nós queremos e, sobretudo, ajudar a equipa a continuar a ganhar", disse o internacional português, citado pelo clube.

Diogo Branquinho, ponta esquerda, de 29 anos, chega ao Sporting depois de sete épocas consecutivas no FC Porto, clube que este ano perdeu a hegemonia na modalidade para os leões, após cinco campeonatos consecutivos.

Pelo FC Porto, Branquinho, que conta com 93 internacionalizações, conquistou quatro campeonatos, palmarés a que junta um título de campeão pelo ABC Braga, que também representou por quatro épocas, proveniente do São Bernardo.»

Olhinhos, olhinhos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Mas ainda agora começou!!!...


«O Sporting começa a meter mudanças na pré-temporada rumo a 2024/25 e neste arranque dos trabalhos, com sede em Alcochete, Rúben Amorim voltou a não dispensar a presença de vários miúdos da formação, alguns deles já habituados a estas andanças. Record apresenta-lhe, nesse sentido, um perfil da 'manita' de jovens que promete dar (boas) dores de cabeça ao treinador do campeão.

Diogo Travassos
Ala, 20 anos
Contrato: até 2026

- Leão desde sempre, este ala de pé direito que também pode jogar do lado esquerdo só não apareceu mais cedo porque... a última época trouxe-lhe problemas a nível de lesões, entre os quais uma operação ao joelho direito que praticamente o afastou da competição (realizou apenas 3 jogos, pela equipa B). Ainda assim, a sua polivalência é apreciada por Rúben, que em diversas ocasiões, nas últimas temporadas, o chamou aos seus trabalhos, elogiando o compromisso. Para 2024/25, a ideia é que possa manter o mesmo registo, não estando excluída a possibilidade de uma cedência para que possa crescer noutro contexto.

João Muniz
Central, 19 anos
Contrato: até 2028

- Com 19 anos feitos recentemente, no final de junho, o central de pé esquerdo que já está no radar de Roberto Martínez - viu-o uma vez na Youth League e... pediu para o seguirem, sabemos - vai cumprir o segundo período de preparação sob as ordens de Rúben Amorim. Na temporada passada, foi presença regular juntos os graúdos, festejou o título com eles, pese não ter somado qualquer minuto pela equipa principal dos leões, objetivo para 2024/25. A crença no seu futebol está espelhada no seu contrato, válido por mais quatro anos e uma 'arma' contra o assédio de que foi alvo, nomeadamente do Leverkusen. Comprometido, promete fazer uso do recorte fino da sua canhota.

Geovany Quenda
Extremo, 17 anos
Contrato: até 2025

- E eis que chegamos... ao caçuça do grupo, o único dos 24 futebolistas dos leões que que está abaixo da maioridade; nem por isso merece o devido destaque, pela crença que Rúben deposita no internacional sub-17, que quer fazer campeão não jogando apenas um par de jogos, mas com consistência competitiva. Extremo de pé esquerdo que orbita com qualidade do lado direito, também se destaca pelo compromisso defensivo, sem perder a vertigem. Quando fizer 18 anos, em abril de 2025, terá uma renovação automática, dado que já assinou um contrato profissional com os verdes e brancos.

Rodrigo Ribeiro
Avançado, 19 anos
Contrato: até 2028

- Aos 16 anos, na temporada 2021/22, Rúben Amorim lançou-o em pleno Etihad, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, criando desde logo enorme expectativa pública por um futebolista muito bem visto internamente, pelas caraterísticas incomuns. Acabaria por crescer na equipa B e o ano passado rumou, fugazmente, até à Premier League, ao Nottingham Forest, onde acabou por não deixar grande peugada. Ficou a experiência e a possibilidade de regressar para mostrar confirmar todo o potencial que lhe apontam.

Rafael Nel
Avançado, 19 anos
Contrato: até 2025

- O miúdo que antes de chegar a Alcochete fez grande parte da formação no Benfica, além de registar uma pequena passagem pelo Belenenses, é um trabalhador nato e foi precisamente isso, além da sua apetência pela oportunidade junto à baliza, que desportou a atenção de Rúben Amorim. O ano passado, na recta final da época, chamou-o diversas vezes aos trabalhos da equipa principal, dando-lhe agora a hipótese de crescer no mesmo patamar.»
Por Bruno Fernandes

Para já, estes são os reforços de Rúben Amorim!...

Mas ainda agora começou!!!...

Leoninamente,
Até à próxima