quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Coitados dos nossos árbitros!...


«O International Board (IFAB) reuniu-se esta quarta-feira no Estádio de Wembley, em Londres, e há conclusões importantes que podem vir a mudar o futebol a nível mundial. A primeira prende-se, desde logo, com a utilização e percepção do VAR.

Segundo o organismo que gere as leis do desporto-rei, as comunicações do vídeoárbitro irão ser partilhadas na instalação sonora dos estádios e na transmissão televisa. Tudo em directo e para quem quiser ouvir. Este é um teste que irá ocorrer nos próximos 12 meses em competições internacionais e arrancará já a 1 de Fevereiro, dia de estreia do Mundial de Clubes, em Marrocos.

A Direcção do IFAB abordou também a possibilidade de alterar a regra do fora-de-jogo. Em cima da mesa, está a hipótese de, em algumas situações, um jogador em clara posição irregular não passar a ficar 'em jogo' assim que um adversário toque na bola.

Além disso, o mesmo International Board pretende ver o futebol ganhar tempo útil de jogo. Esta era uma das questões que mais expectativa gerava à entrada para a reunião de hoje. No site do organismo, pode ler-se que "a abordagem adoptada durante o Mundial'2022 foi recebida positivamente e as possíveis medidas incluíram o cálculo mais rigoroso e preciso do tempo adicional mínimo e uma aplicação mais consistente das Leis do Jogo". Refira-se que durante o Campeonato do Mundo do Qatar as compensações ao tempo regulamentar acabaram por ser 'esticadas' e muitos dos encontros acabaram por ter mais de 10 minutos de tempo adicional mínimo.

Já a possibilidade de introduzar substituições temporárias foi vetada. Esta alternativa era sugerida para os casos de uma "concussão real ou suspeita, mas nenhum consenso foi alcançado" a esse nível pelo IFAB.

Os membros reunidos hoje discutiram também os casos de violência contra árbitros, jogadores e treinadores nos escalões de formações e no futebol amador. Para tal, vai ser criado um grupo de trabalho para tomar medidas após feito o diagnóstico.»
Por Flávio Miguel Silva

Vão baixar por cá certos "rendimentos"...

Coitados dos nossos árbitros!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Tudo o que seja possível e útil, que contribua para a transparência e verdade desportiva, deve ser implementado.
    Obviamente que a introdução destes mecanismos, irá exigir competências e responsabilidades, para as quais existe um enorme défice de qualidade e seriedade na arbitragem cá do burgo.
    De facto, alguns certamente vão perder rendimentos que há muito lhes são indevidos.

    ResponderEliminar
  2. Era bem bom, e aí veríamos quem tem telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma machadada no " sistema português ".

    ResponderEliminar
  4. Cuidado com o que desejas!
    Com este sistema a funcionar, não terias tido a enorme felicidade de empatar o Benfica no último jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dizia a p... para a filha: "chama-lhe p... filha, antes que ela te chame a ti"!...

      Eliminar
    2. Com esse sistema a funcionar o SLB estaria nas distritais. Cambada de l....

      Eliminar