sábado, 7 de janeiro de 2023

Tudo a postos para uma vitória no Funchal!...


«Não é uma corrida de 100 metros, e muito menos uma sucessão delas: o que Mateo Tanlongo tem pela frente no Sporting é uma maratona, com tudo o que isso representa em termos de resiliência e ‘sofrimento’ até chegar à meta. Algo que, no caso do médio argentino, lançado no Rosario Central com 17 anos e hoje com 19, será o dia em que Rúben Amorim entender que já tem condições para discutir um lugar na equipa. Ora, como se percebe, esse dia ainda vem longe.

Tanlongo terá de ser ‘construído’ quase do zero, principalmente em termos tácticos, onde a exigência de Amorim é enorme, mas também no plano físico, pois, apesar de ter mantido a forma nas últimas semanas, não joga há mais de dois meses. A saber, desde que, a 24 de Outubro, fez 65 minutos, frente ao Colón. Uma semana depois de começar a trabalhar na Academia, ‘Toto’ já está a trabalhar em pleno no relvado, após uma passagem pelo ginásio. A fome de bola é mais do que muita mas é pouco provável que o reforço venha a fazer minutos amanhã com o Marítimo. Ainda assim, o novo dono da camisola 32 já foi inscrito na Liga e fica à espreita de uma chamada de Amorim, no sentido de acelerar a adaptação. O técnico deverá hoje falar sobre Tanlongo pela primeira vez; até agora não o tinha feito porque o médio ainda não era, formalmente, jogador do Sporting.

Empresário fala em passo gigante

Transferido para o Sporting a custo zero, em final de contrato com o Rosario Central, ‘Toto’ assinou um contrato válido até 2027, blindado por 60 milhões de euros de cláusula de rescisão. A mudança para Lisboa, não isenta de polémica com o antigo clube, foi intermediada pela Stellar e, em particular, por Kristian Bereit. "Bonito desafio que teremos pela frente! Com a tua curta idade e a dar passos gigantes! Vamos por mais agora, Mateo Tanlongo", partilhou o agente nas redes sociais, associando o desafio ao Sporting.»
(João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves,  hoje às 6:19)

Algumas horas mais tarde, Rúben Amorim fez também neste sábado a antevisão do jogo de amanhã, com o Marítimo, na Madeira, uma partida da 15.ª jornada da Liga Bwin agendada para as 18 horas. Eis as suas impressões:

Que espera do jogo com o Marítimo? Tanlongo vai ser utilizado?

"Em relação ao Tanlongo, é um jovem com muito potencial que tem vindo a jogar num campeonato onde não há muita pressão, numa equipa que não sendo das maiores era importante. Já tem experiência. É um médio defensivo, muito inteligente, intenso e que apanhou rápido as ideias. Não senti que tivesse grande dificuldade em acompanhar os rapazes. Estamos muito contentes. Vai ser já convocado, mas sabemos que estes jogadores podem demorar algum tempo a aparecer. Tem de competir com os nossos da formação. É mais um para a luta e depende mais dele do que de mim. Em relação ao Marítimo, podemos tirar algumas conclusões. Já jogou com linha de cinco mas a construir com quatro, também já jogaram com três centrais... Têm o Leo Pereira, que é um jogador muito rápido, o Xadas pode vir para dentro... Tentámos ao máximo retirar essas caraterísticas para preparar o jogo".

O treinador do Sporting explicou por outro lado, a situação clínica de outros jogadores. "O Neto está a treinar mas não vai. O Morita teve um pequeno atraso e não vai estar neste jogo também e provavelmente não estará no próximo também. O resto mantém-se tudo. O St. Juste já vai ser convocado. "

Mercado e jogadores mais jovens

"Vamos vendo as oportunidades que há, as características dos jogadores da formação. Temos o Rodrigo Ribeiro para avançado, o Chermiti, o Gabriel [Silva] poderá aparecer daqui a uns anos. Se alguns jogadores não agarrarem o lugar isto é tudo muito rápido. Temos de olhar para os jogadores que há fora, principalmente mais jovens".

Campeonato está equilibrado, Sp. Braga e Casa Pia estão na luta. Isso é um perigo para quem luta pelo título?

"Olho para isso com agrado. Obviamente que não nos ajuda, mas queremos um futebol mais forte e com ritmo diferente. Podemos vir a fazer boas campanhas na Europa se aumentarmos esse rendimento. Os direitos de transmissão também vão ser divididos de forma diferente e isso também pode ajudar. Casa Pia está bem, o Sp. Braga tem um passado com estes resultados, o Sporting é que não está ao nível que deveria estar. Vejo com agrado equipas e treinadores que estão a fazer um excelente trabalho, e é o caso do Artur Jorge e do Filipe Martins. Esse crescimento é natural porque há cada vez mais investidores, penso que o futuro vai passar por aí".

O Sporting relança-se no campeonato se vencer próximos jogos [Marítimo e Benfica]?

"Estou a pensar no Marítimo, não no outro jogo a seguir. Temos de vencer o Marítimo e depois lutar frente ao 1.º classificado. Não fugindo à questão, sabemos que é essencial vencer os próximos dois jogos. Não podemos perder pontos porque depois torna-se muito difícil, não só para o título como para os lugares de Liga dos Campeões. Falando apenas do Sporting, é crucial que vença o Marítimo primeiro e depois os outros jogos".

É essencial marcar cedo? Sporting tem feito isso em casa...

"Aumentámos a nossa intensidade, mas isso não é preparado. Temos chamado a atenção para a importância de marcar cedo, mas temos de ter em conta que isso tem acontecido em casa, não fora. As sensações são diferentes. Não é o nosso estádio, público, relvado... Apesar de levarmos sempre muitos adeptos, há muito público a fazer força pela outra equipa fora de casa. Temos poucas vitórias fora. Temos de ser muito mais consistentes. Uma equipa grande não é uma equipa que joga muito bem em casa e está sempre a sofrer fora. É preciso relembrar que, frente a Rio Ave e Famalicão isso aconteceu. O que temos de ser é muito consistentes, entrarmos muito fortes. As sensações de que as coisas em casa fluem com mais naturalidade, temos de ter isso também contra as adversidades. Não é nada trabalho, temos de ser consistentes, marcar primeiro. Se não marcarmos primeiro, também conseguimos dar a volta, mas a marcar primeiro tornamos tudo muito mais fácil".

Tem medo de perder Marcus Edwards e Porro neste mercado?

"Não tenho medo de nada. Temos de ter noção do momento do clube. Estamos a crescer como campeonato, não somos uma liga tão atractiva como outras e não conseguimos pagar certos ordenados, temos essa dificuldade. Já fizemos coisas iguais no passado. Falamos muito do Matheus Nunes, mas o Sarabia no ano passado esteve envolvido em 26 golos. Perdemos esses golos, não tivemos qualquer contrapartida financeira e não podemos viver assim. Quando perdemos um jogador assim, temos de receber dinheiro para refazer a máquina. Sabemos a quantidade de ataques que passam pelo Porro e pelo Marcus, ninguém é ceguinho aqui mas o mercado é como é. Como foi dito, saem apenas pela cláusula. Estão muito contentes no Sporting e é continuar e ganhar ao Marítimo".

A forma recente é boa, com várias vitórias consecutivas. No final de janeiro vai ter muita intensidade competitiva, a equipa está preparada para isso?

"Penso que sim. Esta paragem foi melhor do que a pré-época. Na pré-época jogámos muito e treinámos pouco. Nesta paragem melhorámos a equipa. O Pote adaptou-se bem, tínhamos dificuldade para rodar jogadores no meio-campo. O Paulinho está melhor, a defesa está melhor, estamos muito mais intensos, até defensivamente. No início da época isso não era assim, não porque eles quisessem, mas porque jogadores como o Marcus não tinham a intensidade que têm hoje. Há pessoas que não dão valor a essas coisas. Precisamos dessa pontinha de sorte, mas estamos mais preparados".

O Sporting tem tido deslocações difíceis à Madeira... Este mês pode ser decisivo para o final da época? Morita não vai a jogo? Neto está na convocatória?

"O Neto está a treinar mas não vai. O Morita teve um pequeno atraso e não vai estar neste jogo também e provavelmente não estará no próximo também. O resto mantém-se tudo. O St. Juste já vai ser convocado. Em relação a Janeiro, é crucial. Não será o fim do Mundo, mas como clube grande vai decidir muita coisa. Temos as competições europeias e vamos lutar pela Taça da Liga, é sempre importante um clube grande como o nosso ganhar um título, seja ele qual for. O que tiver de acontecer vai acontecer e seguiremos com o projecto".

Quando fala da saída de Sarabia, está a dar um aviso para os sportinguistas? E quem opções tem para o Marítimo?

"Vai jogar a melhor equipa. Sarabia? Não é aviso nenhum, quando o treinador está aqui, está a transmitir aquilo que é melhor para o Sporting. Não diria que é impossível acontecer, mudo de ideias muitas vezes. Mas olhando friamente para o projecto, para a desvantagem que temos para outros clubes... Há jogadores que ocupam um lugar e depois quando vão embora deixam um lugar vago e um número de golos significativo por preencher".

Situação clínica de Morita.

"Ele já vinha com um problema, tentámos tratá-lo. Foi algo que já teve no passado e não queremos arriscar. Vêm aí muitos jogos seguidos. Tendo semanas limpas, conseguimos condicionar melhor o trabalho e a preparação, mas agora estamos a fazer o melhor para preparar o Morita para a fase que aí vem".

Neste inusitado arranque do novo ano, o Sporting continua o mesmo: olhos sempre bem abertos para o que nos rodeia e avançar "jogo a jogo" deixando as contas para o fim! Então...

Tudo a postos para uma vitória no Funchal!...

Leoninamente,
Até à próxima

Adenda às 18:40:

Convocados do Sporting para amanhã:

Guarda-redes: Adán, Franco Israel e André Paulo
Defesas: Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, St. Juste, Marsà e Esgaio
Médios: Nuno Santos, Ugarte, Mateus Fernandes, Sotiris, Tanlongo, Rochinha e Arthur
Avançados: Trincão, Paulinho, Edwards, Rodrigo Ribeiro e Jovane

Sem comentários:

Enviar um comentário