domingo, 29 de março de 2020

Sempre bem-vindo quem vier por bem!...


André Bernardo assume desafio
Honrado e consciente das dificuldades. É como se sente o substituto de Miguel Cal

«Honrado e consciente das dificuldades. É assim que se sente André Bernardo, o novo administrador executivo da Sporting SAD, que substitui no cargo Miguel Cal, que renunciou por motivos pessoais e profissionais. Os leões comunicaram ontem oficialmente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a cooptação. "Estou honrado e consciente dos enormes desafios que o actual contexto exige", refere André Bernardo, em declarações exclusivas a Record, reconhecendo que a pandemia que afecta Portugal e o Mundo irá provocar alterações significativas em relação à forma de olhar o negócio futebol e também o clube.

"Vivemos um momento ímpar a nível mundial, que trará enormes mudanças para o país e, inevitavelmente, para o Sporting", reconhece Bernardo, reiterando as ideias fundamentais que o levaram a avançar ao lado de Frederico Varandas, nas eleições de Setembro de 2018, numa altura em que o Sporting, tal como o Mundo agora, vivia um momento de grande incerteza.

"A missão está definida: proporcionar aos sócios e adeptos a melhor experiência possível, a todos os níveis. Certamente os sócios querem é entender em concreto como será ultrapassada a situação actual", destaca Bernardo, deixando a garantia: "Serão os primeiros a saber."

Esta é a primeira promessa de André Bernardo, que coloca o bem-estar das pessoas e a saúde pública à frente de qualquer outro interesse . "Neste momento, o foco é o Sporting dar o seu contributo para ajudar a combater a pandemia, para que esta situação termine o mais rapidamente possível", afirma ainda o novo responsável da SAD, o que remete nomeadamente para o facto de Frederico Varandas ter regressado ao Exército para, enquanto médico, dar o seu contributo para ajudar a combater a pandemia que assola o nosso país. De resto, todos os médicos do corpo clínico do clube foram colocados à disposição do Estado para reforçar o Serviço Nacional de Saúde, caso tal venha a revelar-se necessário. Além disso, o Sporting disponibilizou as instalações do Pavilhão João Rocha, para que ali seja instalado um hospital de campanha, caso a evolução da crise sanitária assim o justifique.

André Bernardo terá pela frente a exigente tarefa de encontrar receitas alternativas, numa conjuntura global particularmente adversa e em que o próprio mercado de transferência de jogadores pode ser severamente afectado, comprometendo uma das maiores fontes de financiamento da SAD leonina. O foco do sucessor de Miguel Cal está colocado nos sócios.»

Amigo de Varandas mas fora de claques

Ao contrário do que chegou a ser noticiado, André Bernardo nunca foi parceiro de Frederico Varandas na Juventude Leonina, uma vez que o novo administrador da Sporting SAD nunca fez parte de qualquer grupo organizado de adeptos. Bernardo tem uma amizade com Varandas desde os tempos do ensino secundário, partilhando com ele a paixão pelo Sporting. Foi esta paixão que o levou a aceitar o desafio do líder leonino para ir a votos em 2018. André Bernardo foi eleito como suplente do Conselho Directivo, passou a efectivo com a saída de Francisco Rodrigues dos Santos (para o CDS-PP) e é, desde ontem, administrador executivo da SAD.

Trajecto nas telecomunicações

Natural de Lisboa, André da Costa Cabral Bernardo tem 40 anos e, depois de ter estudado com Frederico Varandas no Liceu D. Filipa de Lencastre, frequentou a Universidade Nova de Lisboa, entre 1997 e 2002. Na área académica, seguiram-se, em 2003, um master degree no CEMAF (Centro de Investigação de Mercados e Activos Financeiros) e, entre 2009 e 2011, um MBA no Insper (Instituto Superior em Negócios, Direito e Engenharia) no Brasil. O novo administrador da SAD do Sporting iniciou o seu percurso profissional em 2002 no Banif Mais, tendo passado depois pela Tele2, pela Vivo-Telefonica (com sede em São Paulo) e, desde 2012, pela Telefonica, baseada em Madrid, também na área das telecomunicações. No Sporting, onde será administrador executivo, logo remunerado, ficará com os pelouros que pertenciam a Miguel Cal, isto é, estratégico, de marketing e operacional. Cal deverá ficar ligado ao Sporting colaborando na área internacional.»
(João Lopes e Vitor Almeida Gonçalves, in Record, em 29 de Março de 2020, às 03:44)

Que me recorde, serão as primeiras palavras que, através dos jornalistas do jornal Record, João Lopes e Vitor Almeida Gonçalves, André Bernardo dirige aos sportinguistas.
Trata-se para mim e para a grande maioria dos sócios e adeptos do Sporting um ilustre desconhecido que, apenas a partir de agora, poderá ir para além do aval que lhe foi garantido por Frederico Varandas. Será mais um sportinguista que merecerá, no mínimo, o nosso benefício da dúvida e contar, como dirigente debutante na nossa vida colectiva, com todo o nosso apoio. Que lhe assista toda a sorte do mundo.

Sempre bem-vindo quem vier por bem!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário