domingo, 15 de março de 2020

Na 'bagunça actual' vencerá sempre a corrupção!...


Linhas 'humanas'


«A tecnologia das linhas dos foras-de-jogo adoptada em Portugal carece sempre da intervenção humana, logo está sujeita ao erro. O sucesso dessa tecnologia está associado ao grau de confiança existente em relação aos árbitros. Esta explicação foi ocultada inicialmente, o que beneficiou o ambiente desportivo vivido durante meses, não por ter aumentado o nível de confiança, mas sim pelo desconhecimento da sociedade. Quanto menor o ‘tamanho’ do fora-de-jogo, maior é a desconfiança, não pela tecnologia, mas sim pela intervenção humana para a tomada de decisão. No nosso país, a existência de uma margem de erro não irá diminuir as críticas, porque existirá sempre o factor humano na tomada de decisão, sendo este o único motivo que provoca o ambiente tóxico em torno da arbitragem. Mudar sim, não na tecnologia, mas sim na mentalidade.»

Todo o mundo do futebol em Portugal e muito em especial os adeptos, sabem, estão fartos de saber, que 'isto' não vai lá com "mudanças de mentalidade"! Decerto que será fácil mudar  as moscas, mas o resto permanecerá sempre igual!...

Em todos os sectores em que de algum modo possa intervir o factor humano muito "suis generis" da sua gente, Portugal só alguma vez será capaz de avançar pelo caminho correcto, se "empurrado" por instâncias reguladoras internacionais. O resto será "conversa para boi dormir"!...

Nesta condição, terão de ser a FIFA e a UEFA a impôr, urgentemente, em primeiro lugar aos VARs, os parâmetros precisos e concisos de construção das linhas de fora de jogo, estabelecendo, em segundo lugar e, simultaneamente para os árbitros no terreno, últimos e únicos soberanos nas decisões, valores razoáveis de tolerância para o fora-de-jogo, capazes tanto de os fazerem sentir como responsáveis únicos pelas decisões, quanto de desmontarem quaisquer espertezas saloias que possam campear na recolha e tratamento das imagens! Como o próprio nome escolhido indica, os VARs nunca deixaram nem poderão deixar de ser, mais do que meros intrumentos tecnológicos de auxílio às arbitragens.

Na 'bagunça actual' vencerá sempre a corrupção!...

Leoninamente,
Até á próxima

3 comentários:

  1. Ahhh,até os bebados se deixam vender por um copo de vinho! Enquanto não houver é justiça dura a punir toda esta sujidade,que por vezes até se deixa influenciar só pela clubite...agora imaginem só se ainda há mais alguma coisa para além disso! Ao que parece o Rui Pinto vai sabendo de algumas,e vejam só onde ele está! O futebol neste momento é um nojo! Mas neste momento difícil que atravessamos o que mais interessa é a nossa sobrevivência, e se para isso se tiver de condenar o futebol...que se dane o futebol!

    ResponderEliminar
  2. Vejam o que a RTP3 está a divulgar sobre o que se passa no conselho de arbitragem.
    Não percebo a razão da inclusão do Sporting no grupo dos suspeitos de práticas de pressão ou abordagem a árbitros.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente honesta sabe bem...
    Que no futebol os "grandes" são sempre beneficiados...
    Mas "não há regras em excepção"...
    E toda a gente honesta certamente aceitará...

    Que um desses grandes...o Sporting...
    Raramente "é tratado" como os outros dois...
    E até mesmo...quando defronta equipas mais modestas...

    Lembro-me assim de repente...
    Um jogo com o Paços de Ferreira em que um golo metido com a mão...
    "Nos roubou" um campeonato...

    SL

    ResponderEliminar