segunda-feira, 24 de abril de 2017

Ai Jesus valham-te os deuses!...


SPORTING SEM TALENTO

«Foi um leão sem talento, sem classe, que vimos no sábado em Alvalade. Jorge Jesus regressou, há duas semanas, àquela cena da "elevada nota artística" das suas equipas e neste caso do Sporting, como se não fosse imperativo que assim se verificasse quando se tem pela frente equipas de muito menor dimensão. Conversas de entreter.

O grande teste, a nota artística, o talento e a classe de uma grande equipa define-se nos jogos de decisão. O Sporting falha sempre nesses momentos. Até dói. Como pode um clube ganhar troféus quando claudica nos confrontos do sim ou não? Não pode. Há mais de uma década que o Sporting anda nisto e nesta época assinou um dos seus piores desempenhos de sempre. Nos últimos 30 anos o Porto nunca tremia, nesta altura tem sido um par do Sporting na desgraça: quando pode chegar à liderança, naufraga. O Benfica agradece.

Neste dérbi, os leões, atacados pela velha e medonha tremedeira, não acertavam com os passes a meio campo e foi confrangedor ver a perda de bola segundos depois da redondinha estar nos pés dos jogadores do Sporting. O empate foi uma benção dos deuses.

Num embate em que os detalhes tudo definem, é incompreensível que os médios e defensores leoninos tenham caído no erro amador de faltas sistemáticas em zona central e em cima da área; uma, duas, três vezes até que o Benfica acertou com o golo. Os encarnados não cometeram uma única falta dessas, virtude do treinador do Benfica que soube preparar os seus jogadores para o que, num dérbi, não se deve fazer. Jorge Jesus engoliu de Rui Vitória, que desprezou, um baile de disciplina táctica. Não se ganham jogos nem troféus com discursos egocêntricos e desconchavados. No campo o Sporting foi uma equipa que não mostrou futuro, uma águia pequena deixou isso claro.»
(Alberto do Rosário, Bilhar Grande, in Record)


Não andará Alberto do Rosário muito longe da verdade! E quanto à luta que o Sporting, animicamente, deveria estar preparado para travar, ao menos pelo segundo lugar, o que seria estar agora apenas a três pontos de um Porto carregado de "sarampo"?!...

Ai Jesus valham-te os deuses!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Esta época teve um dos piores desempenhos de sempre? de sempre??? Li bem? Este sr. não deve ter visto o mesmo jogo que eu vi... As faltas a meio foi quando o campo, na 2º parte, começou a inclinar, até à inclinação final o livre inexistente que deu origem ao golo. Gostava de perguntar a este sr. se viu algum lance de perigo do Slb, eu não vi! O Slb jogou para o empate e teve sorte. O jogdor que marcou este livre, marcou o seu único golo esta época e como este não marcará outro igual. Mas reafirmo, na minha opinião, não houve falta que origina o golo.A.A. SL

    ResponderEliminar
  2. Como se o algodão não enganasse... É que os resultados... comme d'habitude enganam e muito ou não andássemos nós a carpir mágoas de jogos bem jogados e perdidos... (e de um campeonato recordista que não ganhámos) Desta vez até empatámos... senhores...!!! Acho que estamos a evoluir... Até tivemos um penalti contra nós NÃO MARCADO... o problema é que também tivemos 236789 faltas na segunda parte que condicionaram o resto do jogo todo... (até parecia que o 'encomendado' tinha tido 'notícias do interior' ao intervalo) (e ainda me terão de mostrar a lei que diz que o redes não tem de levar a amarelo naquele penalti... mas enfim... 'peanurs' - foi-me dito que agora os redes ou levam vermelho... ou não levam nada...!!!???)

    É que a diferença faz-se nestes porMaiores... Dando de barato (vou bater na testa mil vezes... mas tenho de usar um palavra tão no nosso agrado) o 'roubo' a nosso favor... os outros empatam... Quando nós somos os velipendiados, espurgados, roubados os outros são magníficos... (Só para a matemática certificar... TROCO JÁ este 'roubo' pela 'arbitragem infeliz' da primeira volta... Bolas... lá ficaríamos nós aos 5 pontos que agora TANTO ambicionávamos... assim... com as virgens roubadas... ficamos a 11... Tá bem... É justo...!!! e é igual... Oh Vitória... tu fizestes as contas, pá... Por isso é que estavas tão manso... ou será que já sabias que a norte a coisa ia correr bem - ele há coisas nesta 'santa aliança' que ainda não consigo explicar...)

    Continuando o raciocínio... Ora, se formos então intelectualmente honestos... podemos afirmar que o SPORTING conseguiu O FEITO de EMPATAR contra o mirabolante, magnificente, omnipresente TRETACAMPEÃO... do ainda mais mirabolante, magnificente e omnipresente Rui Vitória... É como ir ganhar a Barcelona, a Munique ou a Madrid... ou onde o José Mourinho treinar... estamos a falar de outro campeonato... Não é o nosso... Nós somos mais de correr e não irmos ao fundo na piscina... ah e no ping pong......!!! O futebol Sénior Masculino (único escalão no futebol federado onde NÃO GANHAMOS REGULARMENTE... nem sem ser regularmente...) não é para nós... METAM ISSO NA CABECITA... E DEIXE-MO-NOS DE TEORIZAÇÕES A 'SOM' DO VENTO...

    ISTO NÃO INVALIDA QUE NÃO JOGÁMOS UMA BEATA... PARA QUEM QUERIA, NO INICIO DO PERÍODO ATÉ ONDE NOS FOI PERMITIDO SONHAR, SER CAMPEÃO... (que foi, basicamente, até ao feixe hertziano ter chegado à Luz - esta língua portuguesa....!!! - com a notícia da ida do JJ para Alvalade... NÓS É QUE ACHAMOS QUE NÃO... E AINDA BEM QUE ACHAMOS... porque senão ninguém, nunca mais em tempo algum, iria a Alvalade para ver a bola)

    CÁ ESTAREMOS
    CÁ ESTAREMOS
    CÁ ESTAREMOS OUTRA VEZ
    NO CAMPEONATO QUE NÃO É NOSSO
    O CAMPEONATO PORTUGUÊS

    ACHO QUE ESTE ANO VOU AO MARQUÊS... DE SADE...!!!

    Um pequeno reparo ao que foi escrito "Não se ganham jogos nem troféus com discursos egocêntricos e desconchavados" e onde se devia ler "Não se ganham jogos nem troféus NO SPORTING com discursos egocêntricos e desconchavados"

    p.s. Para um gajo, como eu, que de futebol nada percebe... Não gostei de ler 'baile de disciplina tática' - WTF...!!!???

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  3. Não concordo, porque o Benfica nem foi muito diferente do Sporting e estava a lutar pelo título. Quanto às faltas, o articulista está "cego", porque vi pelo menos 2 faltas, na 2.ª parte, junto da área do Benfica a que o árbitro, simplesmente, fechou os olhos. O que verdadeiramente critico são jogadores que fazem desnecessariamente "penaltizinhos"...

    ResponderEliminar
  4. Off topic... UUPSSS...!!!! Lá se foram as pautas do Mozart dos jornais de amanhã... Toca a trabalhar... que a cartilha desta semana tem de rever a alínea da formação

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  5. Claro que fomos inferiores ao Benfica. Eu estava a ver o jogo e era irritante a quantidade de faltas e perdas de bola no meio campo. Ao intervalo não perdia mos nada e tirar o Jefferson colocar o Podence no lugar e retirar o Alan e meter o Geraldes. Tínhamos outra alma, o Jesus às vezes é lento de processos como o raio.

    ResponderEliminar
  6. Alberto do Rosário: "Num embate em que os detalhes tudo definem, é incompreensível que os médios e defensores leoninos tenham caído no erro amador de faltas sistemáticas em zona central e em cima da área; uma, duas, três vezes até que o Benfica acertou com o golo. Os encarnados não cometeram uma única falta dessas..." Alberto do Rosário não viu o mesmo jogo que eu...De facto foi mesmo ao contrário: O golo do Benfa surge de uma das tais pretensas faltas, totalmente inexistente (Alan Ruiz corta a bola antes do contacto e Sálvio deixa-se cair quando percebe que já não vai chegar à bola). Pelo contrário: próximo da área do Benfica Adrian foi derrubado a 1 metro da área, sem qualquer falta assinalada nem cartão mostrado, Podence atropelado por Nelson Semedo depois de lhe ter ganho a frente (falta e cartão amarelo que ficaram no bolso do Juiz), para só referir as mais significativas. Muitas faltas inexistentes (não cometidas, Alberto do Rosário)assinaladas pelo juiz a favor do adversário sobretudo no último quarto de hora, a maior parte quebrando o jogo e a dinâmica ofensiva final do SCP. O Alberto não viu o mesmo jogo que a maioria viu, não obstante referir alguns aspectos comunicacionais com os quais estou de acordo: "....Não se ganham jogos nem troféus com discursos egocêntricos e desconchavados...". 11 palavras acertadas em centenas sem sentido...

    ResponderEliminar
  7. continuo a dizer os três primeiros lugares já estão defenidos

    ResponderEliminar