sábado, 2 de novembro de 2013

Recuperámos o 2º lugar. Agora venha a Taça!...






Um jogo de emoções, uma vitória que assenta bem ao Sporting, mas um exorcismo complicado e difícil dos fantasmas que ainda esta noite teimaram em sobrevoar Alvalade e que pareceram dar um empurrão na equipa madeirense e encher de escolhos o caminho dos leões.

Com um primeiro golo resultante de um rasgo individual de Capel, quando a equipa ainda pouco tinha feito para o merecer, o Sporting assistiu depois, quase sem tempo para esfregar os olhos, à resposta feliz e imerecida do Marítimo, que parece ter-lhe copiado o modo e adregou de ir para o intervalo por cima.

A segunda parte constituiu-se como a prova real e definitiva do valor desta equipa do Sporting, com os insulares a obrigarem os jovens leões a um exame sem prova oral e sem cábulas, do seu talento e do valor do colectivo que formam. 

Leonardo Jardim aproveitou o intervalo para recolocar o Sporting a jogar com 11, substituindo com naturalidade o talento amorfo de Carrillo, pela vontade e  garra de Wilson Eduardo. E como por artes mágicas, o colectivo acordou para outra atitude, outra velocidade e outra capacidade para chegar à baliza adversária. Uma resposta de gente grande, gente madura e com a lição muito bem preparada nos escassos minutos do intervalo, não sei se com palavras suaves, se com alguns puxões de orelhas. 

Leonardo Jardim, quando o Sporting já começava a encostar às cordas a equipa insular, deu o golpe de misericórdia,  trocando Vitor Silva por Slimani, e no tempo que os adeptos mais nervosos demoraram a fumar um cigarro, Alvalade festejou dois golos, e viu a raça e o querer darem a volta ao jogo e arrancarem uma vitória preciosa. Primeiro com o argelino a corresponder de cabeça a um lançamento teleguiado de Capel e depois com Adrien a converter exemplarmente um penalty cavado por Montero.

Valeu o jogo mais pelo resultado que pela exibição, mas foi bonito assistir a uma segunda parte que deve ter dado a Jardim excelentes indicadores, bem patentes na expressão de satisfação que revelou na conferência de imprensa, onde teve de desviar para canto as impertinentes e habituais perguntas dos jornalistas, sobre a candidatura ao título e sobre a arbitragem de Bruno Esteves. A quem tanto desejava saber, disse... nada!

E recuperámos o 2º lugar! Agora venha a Taça!...

Leoninamente, 
Até à próxima
 
P.S. - Ah, o infeliz do incompetente comentador da SportTV, de quem nem sei o pobre do nome, disse, que eu bem ouvi com estas orelhas de leão, bem espetadas, que Fredy Montero estava no... OCASO!!!...

11 comentários:

  1. "Não consigo avaliar se é ou não penalty, mas devem também analisar se no último segundo da partida há outro penalty, pois vi que o Cedric meteu a mão na bola dentro da grande área..."
    Eh Pedro Martins...isso é que é uma visão periférica homem...!!

    Eu por acaso vi as sucessivas repetições e o que consegui ver foi...:
    Um jogador do Marítimo a fazer falta sobre o Cedric..depois a envolvê-lo com um braço por sobre o ombro e por último...uma bola caída a bater no ombro do Cedric...sem que ele tenha a mais leve intervenção no acto... embora pudesse é claro, ter "desenroscado o braço"...
    Isto de não se reconhecer a superioridade do adversário e "fechar" os olhos ao que convém e abri-los para o que dá jeito...é tramado...!

    Só consegui ver a 2ª parte, mas ainda escutei em viagem, os comentário da Antema Um no final da 1ª parte e o que ouvi deu-me e entender que o árbitro nos prejudicou de forma grosseira...
    Não sei se os comentadores exageraram a nosso favor...
    Mas se o fizeram, talvez tenha sido indirectamente uma compensação pelos dislates dos comentadores da SportTv...
    Também escutei aquela enormidade de achar que o Montero...já tinha gasto tudo o que sabia...
    Broncos...que desculpam a uns toda a espécie de desencontros com a arte do golo e que quando se trata de jogadores do Sporting...logo se apressam a comentários estupidos e desajustados...!
    Foi dificil, mas felizmente...nota-se uma diferença abissal entre o comportamente da actual equipa e as dos anos anteriores...
    Agora (bem ou mal) continua-se à procura da "felicidade" dando o que momentaneamente se tem e o que não se tem...ou seja, vai-se à procura...vai-se à luta...

    Pareceu-me ouvir alguns assobios à equipa ou a jogadores isolados do Sporting,,,

    Se é assim que alguns sportinguistas "pensam ajudar" a equipa a ultrapassar as dificuldades...estão muito longe de verdadeiramente amarem o Sporting...ou então escolhem a maneira errada para o fazer...!!

    Vamos continuar a (tentar) vencer jogo a jogo e por isso o próximo é já a seguir...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, eu já nem me admiro de todos os dislates cometidos pelos profissionais da SportTV que relatam o jogo. O comentador ontem até me pareceu equilibrado e salvo erro seria o Rolão Preto. Agora o outro, aquele que acompanhava o jogo, o tal que afirmou que Montero estava no ocaso, qualquer asno considerar-se-á insultado se o compararem com ele.

      Sobre os assobios, vieram da cáfila de sempre! E diz-se aquela gente sportinguista!...

      A gente vai continuar. Com quase um terço do campeonato disputado, estamos com 20 pontos, no 2º lugar, com o melhor ataque e uma das melhores defesas. Se no final apresentarmos o mesmo saldo, por mim, dar-me-ei como muitíssimo satisfeito. E mesmo que os cães ladrem, a caravana leonina há-de passar!...

      SL

      Eliminar
  2. Há que distinguir o Rolão Preto do seu parceiro de comentário na Sport TV! Creio que o Rolão Preto esteve sempre bem... já o seu parceiro debitou barbaridades atrás de barbaridades.

    No geral, apesar da incerteza até ao fim, foi um bom jogo de futebol. Que diferença para os espectáculos do ano passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o pensamento do caro Kawir. Rolão Preto foi equilibrado, embora a princípio me parecesse algo céptico sobre as possibilidades do Sporting. Para o final agradou-me mais. Agora o outro infeliz, deixava transparecer claramente a proveniência da sopa de lentilhas que tinha almoçado.

      E comparar a produção da equipa este ano, com a dos últimos anos, será um exercício quase impossível, que nem valerá a pena tentar.

      SL

      Eliminar
  3. Fui para Alvalade e sentei-me no meu lugar. Com o desenrolar do jogo achei que aquilo ia acabar mal, não estava a gostar da equipa, nomeadamente do desacerto incompreencível de alguns jogadores.... Achei despropositada também a mudança de tantos jogadores do jogo no Norte. Era um mau presságio o que sentia, sinceramente.

    Quando o intervalo chegou, confirmava-se o que sentira e cheguei a equacionar ir-me embora porque achava que se ia repetir o que acontecera em anos anteriores.

    Mas resisti. Queria sofrer com a equipa e perceber se era possível a reviravolta. E curioso foi reparar que a equipa do Sporting vinha tão determinada que chegou dois ou três minutos antes das outras equipas...

    E vi a equipa a mexer-se melhor em campo, além de que, mais uma vez, temos que interiorizar que teremos SEMPRE que jogar mais do que nos deixam, já que as arbitragens, meu Deus, são de bradar aos Céus. Aquele penalti atribuido ao Gerson é um escândalo... mais um.

    Finalmente dizer que vi em casa depois o jogo e os come´ntários da equipa da Sportv são uma vergonha de uma tendêncía em menosprezar o Sporting que não devia ser permitido num canal PAGO também por sportinguistas como eu.

    PS: e o jornal "Record" continua a colocar-nos em 3ª... atrás dos encarnados.

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. PS: e o jornal "Record" continua a colocar-nos em 3ª... atrás dos encarnados

      Caro amigo até deviam estar a muita distância
      è só fazer as contas

      CAMPEONATO PORTUGUÊS ????
      uMA MENTIRA TOTAL

      DEPOIS DE VER CEDRIC NO ULTIMO MINUTO
      IMPEDIR UM GOLO COM O BRAÇO SOBRE
      A LINHA DE GOLO, CONTRA O MARÍTIMO
      E ESCANDALOSAMENTE NÃO SER MARCADO PENALTI

      E DEPOIS DE VER SER MARCADO NO FIM DO JOGO
      UM FORA DE JOGO A UM AVANÇADO DO BELENENSES

      REFORÇAMOS QUE ESTE CAMPEONATO É UMA TRETA

      BENFICA PREJUDICADO COM MARÍTIMO, SPORTING, BELENENSES
      TERIA NESTE MOMENTO COM VERDADE DESPORTIVA MAIS 5 PONTOS

      CORRUPTOS AJUDADOS CONTRA PAÇOS, GUIMARÃES E BELEM (QUE ATÉ DAMOS DE BARATO)
      TERIAM MENOS 4 PONTOS

      LEÕEZINHOS AJUDADOS CONTRA BENFICA E MARITIMO E PREJUDICADOS CONTRA RIO AVE
      TERIAM MENOS DOIS PONTOS

      CLASSIFICAÇÃO ACTUAL COM VERDADE DESPORTIVA
      BENFICA NA FRENTE COM 6 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE OS CORRUPTOS
      E COM 7 PONTOS A MAIS QUE SUBMISSOS QUE TAMBEM MAMAM

      À FPF, VITOR PEREIRA E APAFS RECEITAM-SE ÓCULOS DE FORTE GRADUAÇÃO

      Eliminar
    2. Caro Carlos Pereira, vi o jogo em casa. O meu Lugar de Leão ficou vazio, com muita pena minha, mas a 300km de distância, esta danada crise, obriga-nos a ponderar bem os impulsos. Mas vi o primeiro tempo exactamente como o amigo: preocupado. Mas como digo no post, Leonardo Jardim operou o milagre durante o intervalo. E esse pormenor que o amigo relata de os leões terem entrado em campo para o 2º tempo com alguma antecedêndia era o indicador do que viria a contecer, Felizmente.

      Sobre os profissionais da Sport TV, creio que ainda não terão descoberto, percebido e interiorizado, que o seu ordenado é pago em grande parte, por... sportinguistas.

      O jornal "rascord" continua a ser o que há muito passou a ser: vermelho! Já não engana ninguém. A Liga publicou na época passada um regulamento para acabar com essas diatribes. À luz desses regulamentos, o Sporting ocupa o 2º lugar, sem margem para qualquer dúvida. Mas, "manhosamente", o pasquim continua a sua saga vermelha! É uma doença semelhante ao cancro, praticamente incurável! Que os deuses se compadeçam...

      SL

      Eliminar
  4. Deixe lá Carlos Pereira...essa tendencia do Record, deve advir de alguma propensão para o vermelho...há-os assim...
    Perante tal cor...vão de cabeça...!!

    Eu sei que o jornalismo devia (pois devia...só que nunca mais paga...) ser isento e relatar apenas o que se passa e comentar também em função do que vai vendo...
    Mas se para uns, até mesmo as escandalosas perdidas encontram sempre desculpa (nem que seja um tufo de relva levantado...), quando se trata do Sporting...é o delírio total...!!

    É claro que eu não advogo isso, mas parece que a melhor maneira de refrescar as ideias de alguns jornalistas e colocá-los a dizer só "o que convém a alguns"...é chegar-lhes a "roupas ao pêlo"...
    Ainda bem que não desistiu homem...já viu como ia ficar aborrecido de não ter feito até ao fim...o seu papel de 12º jogador...?

    Agora vamos lá "apertar" os benfas...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Pois é... Foi um sufoco... à antiga... Também eu vi o caso mal parado...!!! Começou muito bem... Aos 2 minutos mas depois, como que uma prova de crescimento... vieram "fantasmas antigos" até na segunda parte, com o churrilho de golos perdidos o meu pensamento só me trazia à memória tempos antigos em que tudo corria mal... Felizmete, ontem, o nosso novo destino esteve de cara lavada e bem presente...

    Ainda assim a ter em atenção as atitudes que se têm de alguma falta de gana... a forma de estar durante a primeira parte não foi a melhor... Muito por culpa de um jogador que eu já defendi, quase intransigentemente, mas que começa a estar completamente fora de escala para este SPORTING... Carrillo precisa urgentemente de ir dar umas voltas no carrocel B... No primeiro golo do marítimo (independentemente da qualidade do remate...) aquela barreira... Meus amigozzzzz.... Zzzzz Até parecia que nem queriam fazer barreira.... (porque raio não acerto eu no Totoloto...) estava mesmo a ver-se no que ia dar... Segunda parte, quase, plena, de SPORTING... mas bolas... Após o 3-2 e a jogar com mais um... caraças... não se pode permitir que o marítimo volte ao jogo... Dores de crescimento..., bem sei... Mas... Não se pode....!!!

    ÁRBITRO... e a televisão... Será que só eu vi, após o intervalo o árbitro ir junto do Capel justificar-se... fazendo, CLARAMENTE, um mea-culpa...Independentemente da postura humilde que demonstrou a minha pergunta é a seguinte... Afinal este PALHAÇOS... vêem, ou não, a merda que fizeram na primeira parte do circo...???

    Quanto ao trabalho efectuado ontem... diria que é um bom exemplo de um jogo em que TEMOS claramente de falar sobre... Para que não fiquem, lá porque não perdemos, tal qual frente aos de carnide, impressões de termos sido beneficiados...

    . Há (mais uma) uma expulsão CLARA que fica por dar... (tal qual carnide, olhanense, onde tanto se falou de foras-de-jogo... Pois eu falo é de dentro-de-jogo)
    . O pênalti dos da ilha... até dou de barato, NÃO SENDO, acho muito difícil não se marcar... a questão é a outra... (mais velha que a mais velha profissão de sempre...) Será que ao contrário marcaria...!!! Nesta classe colocaria outra jogada...
    . Será que ao contrário marcaria, ou não, bola dentro da baliza...
    . O "nosso" pênalti parece-me indiscutível... diz o papalvo do Cristóvão que houve muitos amarelos, por tudo e por nada, pois eu vi foi alguns que ficaram por mostrar... com consequências cromáticas diferentes...
    . Quanto à jogada que falam no final... Honestamente não consigo opinar pois estou muito longe... e não a vi televisionada...
    . Mas há um outro porMAIOR que define a classe deta gente que quer ser profissional... há um simples lançamento lateral, perto do fim do jogo, que faz um jogador do marítimo, no calor da pressa para repor a bola em campo que é feito, ainda no TAPETE VERDE CLARO, que circunda o relvado... Acho que não é preciso dizer mais nada...
    . 3 minutos de desconto numa primeira parte em que, por 7 (sete) vezes houve necessidade em parar o jogo e ser visto e/ou assistido jogador caído no relvado... (só três minutos demorou a guarda-redes do marítimo a ser assistido...)

    SL

    ResponderEliminar
  6. Ufff amigo...estive a ler a sua crónica e até "fiquei cansado"...é que assim de repente, também eu "rebobinei" e vi filmes antigos..
    "Noutros tempos" dificilmente conseguiriamos levar a "carta a garcia"...
    No penalti a favor do Marítimo, também "dou o benefício da dúvida" ao árbitro, pelo que vi nas repetições à posteriori, o jogador maritinista tropeçou nos próprios pés, mas acredito que não tenha sido limpido ao árbitro ajuizar...mas como era contra o Sporting, porque não marcar...?
    Também acho que fará bem ao Carrilllo ir "a banhos" para B...
    Também reparei, nessa "justificação" dada ao Capel pelo apitador...

    Vamos agora mas é jogar de cabeça levantada no gelinheiro...!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Max... peço desculpa pela incidência descritiva do meu texto... Foi um misto de pressa pessoal com refluxo de uma noite.... exasperante para o meu emocional coração....

    Apenas refiro que é mais importante falarmos nestes casos... em que tudo acaba bem (em termos de resultado)... pois dá, à argumentação, um peso, no meu entender, imparcial... visto não estarmos a reivindicar nada... nem a fazer de """coitadinhos""" como tanto gostam de nos etiquetar...

    É que neste país (desportivo ou não) UMA MENTIRA TANTAS VEZES CONTADA TORNA-SE NUMA VERDADE.... Como foram os casos, como referi, do Carnide e de Olhão...

    p.s. ainda agora, na rádio ouvi referenciado um record de vitórias europeu (onze consecutivas), que não foi batido pela Roma este fds... e no qual ainda se encontra o SPORTING (a par de Tottenham, Carnide..., e agora a Roma) e reportado... se a memória não me falha à época da famosa... AZIA...!!! (mais um record que nos foi sonegado...) É que esta história de cultura ANTI-SPORTING..., como todos nós sabemos (TODOS - eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes....!!!) tem muito que se lhe diga...

    venham as galinhas...!!!

    SL

    ResponderEliminar