domingo, 3 de novembro de 2013

Porque será que a equipa B parece dar-se melhor fora de casa!



Para acabar este fim de semana em beleza, faltava a equipa B do Sporting Clube de Portugal, regressar da Madeira com mais três pontos no bornal e ultrapassar os benfas na classificação geral, ocupando agora o 5º lugar, apenas a dois pontos do pódio, em jogo que aparece bem desenvolvido no site do Clube.

A nossa juventude, parece ter seguido o exemplo da equipa principal e para além de lhe copiar o resultado, também conseguiu a reviravolta que ontem acompanhou na Madeira pela televisão.

Confrontados com os excelentes resultados obtidos fora de casa, com aqueles que a equipa tem conseguido intramuros, talvez comece a fazer sentido o pensamento daqueles que defendem estar no lamentável estado do relvado de Alvalade, a razão mais forte para que em casa não tenhamos até agora assistido à explosão de toda a superior valia técnica e do talento ímpar da nossa equipa mais jovem.

Ainda não há muito tempo que por aqui, terei desvalorizado, porventura erradamente, a prioridade de substituição do relvado de Alvalade. Mas depois do confrangedor aspecto que ontem nos foi dado apreciar no jogo com o Marítimo e tendo em conta a sobrecarga originada pela utilização do nosso recinto pela equipa secundária, temo que essa prioridade se possa converter a breve trecho em imperiosa necessidade.

Mas este tema candente que envolve a busca de uma solução que não deverá ser cópia de todas as anteriores para o relvado de Alvalade, é minha forte convicção de que não deverá limitar-se como até aqui, à exiguidade do "know how" existente dentro das nossas fronteiras, cujas soluções parecem apontar para a eternização do problema, excelente teta para que alguns interesses instalados continuem a mamar paulatina e irresponsavelmente, atirando o cotão para debaixo do tapete.

A tese que alguns defendem, no sentido de que a melhor opção apontaria para o relvado sintético, parece ser em absoluto desaconselhada, se outras razões não houvesse, pelo impacto negativo para as equipas do Sporting Clube de Portugal, que passariam a uma condição de manifesto prejuízo em metade dos jogos disputados ao longo da época. Mas a limitação da procura continuar condicionada aos custos e a consequentes interesses alheios ao Clube, parece-me não ser o caminho mais correcto. Um concurso internacional, sujeito a um rigoroso caderno de encargos, que não escamoteando as condições difíceis que a "taveirada" de Alvalade exige, preveja fortes penalizações para o executor em caso do problema persistir, parece-me ser o único caminho.

Dir-me-ão os mais entendidos, que uma solução óptima e porventura com um prazo de validade incomparável a todas as anteriores, custará o dobro das clássicas soluções já tentadas. Mas eu replicarei se não terão custado mais todas as substituições levadas a cabo nos 10 anos que o estádio leva de vida?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O mau estado do relvado, é para já o maior inimigo das equipas do Sporting...
    É matéria que não domino, mas atendendo ao facto de as sucessivas mudanças de relvados resultarem aparentemente sempre em novas e piores soluções...
    Nem sei como será possível dar as condições de luz e refrigeração, necessárias à boa saúde de um qualquer relvado que se prese...
    Em tempo li algo mais ou menos parecido com a possibilidade de podermos ter de vir a pagar um indemnização ao arq Taveira se mudásemos as cores das cadeiras, por qualquer coisa relacionado com os direitos de autor...
    Não haverá também uma hipotética possibilidade de exigir ao dito arquitecto, uma indemnização por má concepção do estádio que não permite o nascimento, crescimento e manuitenção capaz do relvado...?
    Parece que um dos problemas se deve a ensombramento...não poderá haver uma melhoria com a substituição por placas translucidas, na zona sul da cobertura...?
    E não será possível na zona superior da bancada sul fazer "aberturas" de circulação de ar que necessitariam de outras também ao nível do relvado do outro lado para que "acontecesse uma corrente de ar" ...é claro que teriam de ser fechadas nos dias de jogos para alguma comodidade dos espectadores...

    É que nem sei como vai ficar aquele relvado, no dia em que chover torrencialmente durante o jogo, com maior prejuizo para a nossa equipa, porque um "autocarro" mesmo no meio da lama é sempre possível ser estacionado...
    Triste sina a nossa que até mesmo em hora de mudança, somos vítimas das incompetências passadas...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Max, o seu comentário encerra quase todas as grandes e inadiáveis questões que hoje por hoje se colocarão aos dirigentes do Sporting Clube de Portugal, no que ao nosso estádio diz respeito.

      Tanto a questão jurídica que envolverá a "taveirada" cometida em Alvalade, quanto as soluções técnicas que se colocarão no sentido de encontrar um modo de atenuar os atentados cometidos contra o desenvolvimento e vida do único e fulcral elemento natural ali implantado, o relvado, deveriam, no meu modesto entender, ser encaminhados para estudo, junto dos melhores gabinetes técnicos do mundo, de modo a que, definitivamente, não se continuasse a gastar os nossos parcos recursos em soluções de "pescadinha de rabo na boca"!

      Se porventura um estudo dessa natureza tivesse sido realizado logo que se evidenciou a necessidade da primeira substituição do relvado, os recursos gastos nas, salvo erro, seis substituições levadas a cabo até agora, deveriam ser mais do que suficientes para que tivesse sido encontrada uma solução que resultasse inteiramente. Mas à boa maneira portuguesa temos utilizado o "desenrascanço" e optado por soluções onde apenas enterrámos o dinheiro, sem conseguir fazer nascer e viver um relvado em condições. Muita empresas e muita gente, já terá feito fortunas com este problema, que continua por resolver.

      Resta-nos confiar em Bruno de Carvalho e nos seus pares. Porque de mais lado nenhum vejo solução. E se reparar, o assunto é de tal modo melindroso que muito poucos sportinguistas gostam de o abordar...

      SL

      Eliminar