segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Oh Marquês, anda cá abaixo !...




Uma altercação entre Rui Cerqueira, director de comunicação do FC Porto, e dois jornalistas, João Fonseca, da Rádio Renascença, e David Carvalho, da TSF, marcou o final da partida. Tudo aconteceu quando Helton recolhia aos balneários.

À entrada para o túnel de acesso aos balneários, os repórteres abordaram o brasileiro com o intuito de recolherem a sua leitura do jogo. Rui Cerqueira interveio no sentido de inviabilizar a acção – nenhum dos jogadores do FC Porto falou à comunicação social, à excepção de Fernando, na “flash-interview”, –, situação descrita em antena pelos jornalistas como “tentativa de agressão”.

O director de campo da partida, Rui Oliveira, solicitou, alegadamente, à PSP a identificação dos jornalistas, pedido reiterado por Rui Cerqueira, que vai apresentar queixa na PSP contra João Fonseca. Segundo apurámos, os delegados do jogo assistiram ao sucedido e farão constar o episódio no seu relatório, referindo a confusão que se instalou, mas, ao que tudo indica, não a rotulando como uma tentativa de agressão.

Record contactou os presidentes do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, e do CNID, António Florêncio, e ambos revelaram ainda não ter sido informados, na altura, da situação, pelo que adiaram reacções para o momento em que tomarem conhecimento dos factos.


Vocês nem imaginam o quanto isto me confunde. Fui colega e amigo de Rui Cerqueira, fiz várias viagens pelo mundo com ele e enquanto jornalista, era daqueles em quem se podia confiar, sempre longe das confusões, nada agressivo, muito pelo contrário e por isso, para mim é um espanto que se tenha transformado naquilo que as últimas notícias nos trazem. Ganhar o pão é importante, mas não a qualquer preço. Rui Cerqueira é jornalista e pode ser descartado do clube a qualquer momento, vai ser difícil voltar à profissão que lhe deu vida.
 
 
A agressão de Rui Cerqueira aos jornalistas da RR e da TSF foi, como era de esperar, simplesmente... apagada. Nunca aconteceu. Lemos os jornais, vemos os sites, ouvimos as rádios. Zero. Apenas um deu destaque ao caso: o Record. Num texto que acaba a fazer de Cerqueira já não o agressor mas a vítima.

A verdade é simples e tem de ser dita: a maior parte dos jornalistas desportivos em Portugal é cobarde. Se se juntassem e contassem o que sabem, podiam salvar o futebol desta gente podre que o enfraquece de ano para ano. Falta coragem, verticalidade, sentido de justiça. Falta-lhes aquilo para que estudaram: compromisso com a verdade, dever de informação, gosto pelo justo; pacto com o certo.

Mais um caso abafado. Mais uma vergonha por punir. O futebol português afunda-se há 30 anos em mentiras, corrupções, compadrios, sistemas e polvos e quem o devia melhorar por dentro, quem trabalha o seu ofício supostamente por amor e dedicação ao futebol, finge que não, nada vê. Mesmo quando é insultado, ameaçado, agredido. Não há verdade que aguente tanta falta de coragem.

(in Ontem vi-te no Estádio da Luz)
 
 
E nós sportinguistas, lemos estas coisas e dizemos para com os nossos botões "nunca te metas num caniço" ! Porque isto é mesmo, dum caniço, c'um carago! Passado o tempo necessário ao esquecimento do "apito dourado", apetece gritar para os céus e dizer:
 
Oh Marquês, anda cá abaixo, que eles já cá estão outra vez!...
 
Leoninamente,
Até á próxima

2 comentários:

  1. Infelizmente não é o caso de já cá estarem outra vez...simplesmente...eles nunca se foram...!!

    É um facto que constatamos jornada a jornada...e é por isso, que por exemplo na SportTV só se escutam os comentários que nos enojam...quando se comenta o Sporting...!!

    É claro que como sportinguista, nem me desagrada que não sejamos dos que agridem jornalistas...
    Mas esta pouca vergonha não pode continuar...
    Afinal ainda há quem se venda por uma mão mal cheia de lentilhas...e fique caladinho em vez de mostrar os dentes...!!

    O futebol português continua mergulhado na trampa...
    Do dirigismo à apresentação do "produto" na Comunicação Social, passando pela arbitragem, pelas instâncias disciplinares, pelos delegados aos jogos e pelo sindicato dos jogadores...não é possível estar por perto...
    Sem ter de apertar o nariz...!!

    Ó Marquês não desças...porque vais ter de subir outra vez...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Esse Cerqueira é um pote de merda andante.

    ResponderEliminar