terça-feira, 5 de novembro de 2013

O que faz falta é avisar a malta !...


E que me venha o mais fanático sportinguista - terá de ser bem maior que este vosso companheiro de leoninidade! - afirmar a pés juntos, como José Couceiro ontem disse, que o Sporting fez o que estava à espera. Que nada, amigos! Nem Couceiro, nem ninguém estaria à espera, que ainda sem acabar o primeiro terço do campeonato, ocupássemos o 2º lugar da tabela classificativa a apenas 3 pontos do líder, fossemos a equipa mais realizadora e que possui uma das defesas menos batidas e equipasse de verde e branco o maior artilheiro destacado, de quantos por aí encheram à chegada, as primeiras páginas dos desportivos, abanando tesourarias que só a propaganda afirma saudáveis.  

Com 10 jogos disputados desde o início da época, será curioso imaginar as ilacções que Leonardo Jardim, já terá retirado da contribuição de cada um dos 22 atletas que até ao momento fez alinhar na equipa principal:

01 - Fredy Montero - 10 jogos (888 minutos)
02 - Adrien Silva - 10 jogos (828 minutos)
03 - Wilson Eduardo - 10 jogos (690 minutos)
04 - Carrillo - 10 jogos (679 minutos)
05 - Rui Patrício - 9 jogos (810 minutos)
06 - Maurício - 9 jogos (810 minutos)
07 - Cedric - 9 jogos (810 minutos)
08 - William Carvalho - 9 jogos (798 minutos)
09 - Marcos Rojo - 8 jogos (675 minutos)
10 - André Martins - 8 jogos (590 minutos)
11 - Vítor Silva- 8 jogos (396 minutos)
12 - Diego Capel - 8 jogos (322 minutos)
13 - Jefferson - 7 jogos (620 minutos)
14 - Slimani - 6 jogos (91 minutos)
15 - Eric Dier - 5 jogos (308 minutos)
16 - Gerson Magrão - 4 jogos (146 minutos)
17 - Rinaudo - 4 jogos (125 minutos)
18 - Ivan Piris - 3 jogos (270 minutos)
19 - Carlos Mané - 2 jogos (15 minutos)
20 - Marcelo Boeck - 1 jogo (90 minutos)
21 - Ruben Semedo - 1 jogo (45 minutos)
22 - Diogo Salomão - 1 jogo (45 minutos)



Mas apenas esse exercício de imaginação nos é permitido. A nós, adeptos e toda uma comunicação social que passa a vida a tecer teias de insinuação, à espera que Leonardo Jardim, qual mosca desprevenida, se deixe enlear nas suas traiçoeiras construções de baba venenosa.

De vez em quando, alguns leões descuidados, avançam de olhos fechados contra as teias e pouco mais fazem que depois perder o seu precioso tempo, afastando a baba seca dos olhos. Mas este leão nascido na "savana madeirense", prossegue imperturbável e começa a construir de novo o mito de uma mística de que já nos tínhamos esquecido.

Ele sabe como ninguém o que faz falta! E vai avisando a malta! Porque o que faz falta é avisar a malta! Porque a malta prevenida e unida vale o dobro, senão o triplo, ainda que não esteja ainda bem consciente dessa realidade inquestionável e incontornável.

Janeiro está quase aí. E Jardim sabe que aquilo com que se compram os melões, não abunda em Alvalade. E sabe que os melões apenas se podem avaliar devidamente, depois de abertos. Foi o "amigo" La Palisse que lhe deu a dica. Mas para que não tenha o azar de ficar decepcionado com algum melão depois de o abrir, vai abrindo ele próprio, os seus olhos, atentos, sabedores, competentes, porque sabe que a sua margem de erro é mínima, porque o Presidente todos os santos dias lhe mostra o porta-moedas. Vazio e com muito poucas hipóteses de mudar de estado tão cedo.

Mas Jardim tem leões aliados ao seu lado. Que lhe vão, silenciosamente, cobrindo os flancos e a rectaguarda. E no cimo do penedo mais alto da savana, vigilante atento, está o Leão do Atlas, pronto a defender a tribo. Dos chacais, das hienas, das cobras venenosas e dos caçadores furtivos. E a tribo sente-se finalmente em segurança, com cada um dos milhões de leões a saber, ou a caminho de saber, a missão que lhe está cometida.

E parece que já não subsistirão mais dúvidas, de que os leões não nasceram para viver em zoos, circos, jaulas e gaiolas, antes para correrem livres e à desfilada pela savana! Como reis que são, terão sempre de ser tratados com o respeito que lhes é devido, para que na selva todos os animais vivam em paz.

E há-de chegar o dia em que mais de três milhões de leões rugirão e o seu rugido varrerá toda a savana, provocando a fuga desordenada dos burros que um dia julgaram ser leões. E a genuflexão de todos os outros animais, perante a Rei da Selva!...

Leoninamente,
Até à próxima 


5 comentários:

  1. Mais um texto brilhante! Apesar de não comentar muitas vezes aqui passo cá muitas vezes e tenho de dizer que os textos são muito bons!
    Já agora olhando para a lista destaco os muitos minutos de utilização de carrillo (não se pode queixar de falta de oportunidade) e o pouco tempo de utilização de rinaudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro Illuminator. Volte sempre e comente sempre que o deseje. Essa é a força que faz falta para continuar, acredite.

      Quanto a Carrillo, penso que um dia destes alguém lhe colocará a cabeça no lugar. Assim, é um verdadeiro desperdício! E o Sporting que tanto precisa de um desequilibrador!...

      SL

      Eliminar
  2. Pois é, depois de ter de abrir o chapéu de chuva...é facil dizer que choveu...!!
    Então o Couceiro já estava à espera...??
    E tem toda a razão...atendendo às estrelas emergentes que o Sporting contratou no mercado externo e interno...para cima de 150 milhões gastos, na compra de jogadores que à partida davam toda a razão para se acreditar assim... num principio de época ao mais alto nível...

    Sou um sportinguista onde a Esperança está sempre na frente ...talvez fruto de ter nascido numa época em que o Sporting nos dava sempre garantia de andar na frente entre os primeiros e este ano não foi diferente...
    Atendendo ao desgraçado desempenho da última época, sempre acreditei que esta seria diferente para melhor...mas nada que me levasse a pensar naquilo que a equipa já mostrou ser capaz de fazer...e é indiscutível que o Jardim tem uma quota parte muito grande no momento da equipa...(abençoado o momento em que o Jesualdo "quis jogar pela certa"...)
    Acredito que aos poucos, estes jogadores irão continuar a crescer e até tenho uma grande esperança que de um momento para o outro "a cabeça" do Carrillo entre nos eixos e o vejamos a fazer uma segunda volta, ao nível do melhor que já nos mostrou saber...
    Agora é facil aparecerem os "expert's" a dizer que tudo isso era previsivel...são os maiores, só não adivinham é o euromilhões...pois...!

    Não sei se algum dos nossos amigos que por aqui marcam presença, alguma vez escutou o rugido de um leão ferido...eu já, e posso dizer-vos que é de paralizar um individuo e cortar a respiração...
    Por isso...quando finalmente os mais de 3 milhões de Leõs rugirem...ninguém vai segurar este Leão...!!!

    Sporting Sempre...!!|

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo Max, um rugido como o que refere, apenas ouvi uma vez qualquer coisa semelhante, na parque da Gorongosa, em Moçambique. Mas o leão não estava ferido. Mesmo assim, deu para perceber...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Amigo Álamo...então isso quer dizer que já ambos respirámos aquele bom ar de um lindo País à beira do Índico...

    Estive lá de 65 a 67 do século passado e o leão a que me refiro, por azar entrou num campo de minas que circundava o nosso aquartelamento e até a morte o vencer, não deixou de nos arripiar com os seus rugidos...!!

    É assim...um leão ruge até à morte...e às vezes quando o pensam mesmo morto..ele ressurge...e volta a rugir...!!
    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar