segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Correndo os riscos de um dia, acordarmos campeões!...



Pela segunda vez em 10 anos, o Sporting Clube de Portugal consegue chegar à jornada 10 do campeonato apenas a 1 ponto do conjunto que lidera a classificação. Com uma substancial e importante diferença, relativamente ao que havia conseguido na época 2011/12, quando somava 23 pontos à ronda 10, um a menos que Porto e Benfica, que seguiam então empatados no topo da tabela classificativa: a situação actual, verifica-se exactamente após uma temporada para esquecer, por todos considerada sem recurso à realidade estatística, como a pior de toda a história do Clube.

E é neste importante contexto que assumem particular significado as palavras de Leonardo Jardim, ao recusar liminarmente a candidatura leonina ao título e afirmar, liminarmente, que o Sporting Clube de Portugal não preparou uma estrutura para ser candidato ao título. Porque até isso acontecer e depois da profunda desilusão da época passada, haverá um longo caminho a percorrer, que não se compadece da "ganância" com que uma comunicação social, incapaz de denunciar as razões adjacentes a essa incontornável realidade, continua a percorrer com obscuros objectivos, os caminhos de tão estúpida quanto descarada obcessão, de pressionar um eventual desvio a tão acertado quanto realista caminho.

O Sporting Clube de Portugal, todos os seus actuais responsáveis e a imensa massa adepta que o suporta e é a razão única da uma grandeza incontroversa, factual e não falacciosamente fabricada, sabem de há muito, aquilo que a comunicação social portuguesa pretende esquecer ou fazer esquecer: os títulos não se ganham apenas dentro das quatro linhas dos relvados. 

Se assim fosse, Alvalade não teria sido esbulhado de, pelo menos, dois títulos, já no decurso deste ainda jovem século, ante o silêncio, submissão, sonegação da verdade desportiva e  compadrio dessa mesma comunicação social. Se assim fosse, os adeptos do futebol não teriam sido confrontados, com "apitos dourados", dívidas fiscais dos seus rivais trocadas por acções sem valor, discricionaridades dos orgãos de justiça e de controle da arbitragem, outrora nas mãos das "mafias também douradas" e hoje pomposamente chamadas de federativas, mas preservando "a merda e as moscas". Se assim fosse, o futebol português não estaria entregue a interesses espúrios, que lhes vão cavando a sepultura, com a criminosa, discricionária e eternamente desregulada importação de atletas estrangeiros. Se assim fosse, já há muito estariam mortos e enterrados quadros competitivos obsoletos e alargados de forma irracional e criminosa, face à realidade de um pequeno e pobre país, de apenas 10 milhões de habitantes.

Então, sabem os milhões de adeptos sportinguistas, sabem os actuais dirigentes do Sporting Clube de Portugal e sabe Leonardo Jardim, que o caminho jamais poderá ser aquele que, de olhos vesgos e na mais degradante condição de subserviência e ausência de dignidade, uma comunicação social de poucas e por isso honrosas excepções, pretende colar a uma instituição centenária de verdade e sem falseamentos de fundação.

O caminho terá necessariamente de ser outro, em busca de um modelo que, suportando a nossa esperança e dignidade, possa ajudar na regeneração do "sistema", ou esperar que ele caia de podre, ainda que correndo os riscos, sérios ou remotos, de um dia...

Acordarmos campeões !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Manter a união e não começar a "voar" é o que precisamos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a mínima espécie de dúvida, caro Paulo Ravasqueira! Esse "voar" de que fala, e bem, é para outros. Os leões, "assentam firmemente as quatro patas no chão" e correm pela savana com a segurança e a certeza de que sua força sempre esteve e sempre estará na sua união.

      SL

      Eliminar
  2. Conto estar Domingo em Alvalade para "fazer a minha parte"...
    Vamos alimentando o sonho, subindo degrau a degrau...
    Esperando apenas e só...que nos deixem esgrimi dentro do campo as nossas capacidades...contra as capacidades dos outros...!!

    Vá lá...se todos se comportasse, como o "tal Baptista" já não haveria tantas razões de queixa...

    Quem será a "avis rara" que nos sairá na rifa, na próxima jornada...?

    E que tal...um Benquerença...?

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, acredite que também estou curioso para saber qual a "peça" que nos vai sair em "sorte" no Domingo em Alvalade e para saber se "guimarães" aconteceu por acaso, ou se...

      O "garito" - era assim que chamavam na minha terra ao filho de um ricaço, chamado Olegário! - vai arbitrar na LE e talvez seja dispensado do frete. Se assim for nós aplaudimos, mas já nem sei...

      SL

      Eliminar