quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A foto de Cherbakov deveria cobrir as paredes da Academia

Sergey Cherbakov, uma saudade que continua a doer !...

Pois é, o rei ainda não conseguiu adquirir as vestes suficientes para cobrir a evidência da sua nudez. E a confirmação desse facto inegável estará nas vozes que porventura ainda se levantarão contra todos aqueles que esticarem o dedo na direcção do soberano. Não tenho quaisquer dúvidas sobre a existência de uma enorme faixa de súbditos, que continuam a aplaudir as belíssimas vestes do Leão Rei, quando sobre o seu corpo apenas sobressai um ainda transparente manto, que pouco mais faz que lhe disfarçar as partes íntimas.

De quando em vez, temos notícia de que alguns "meninos" da nossa Academia gostam de trocar as noites pelos dias, em absoluta violação dos seus deveres para com o clube que lhes paga principescamente. Lembro-me de há pouco mais de um ano nos chegar esta "tropelia" de André Carrillo. Hoje chegou-nos com surpresa, ou talvez nem tanto, esta "maldade" de Ruben Semedo. Pelo meio outras tropelias e maldades nos terão supreendido, quando Fabrice Fokobo, Danijel Pranjic e Luka Stojanovic cairam sob a alçada disciplinar da sua entidade patronal, também pelo "crime" de terem confundido a noite com o dia. E quantos mais casos terão acontecido, sem que ao nosso conhecimento tenham chegado notícias?!...

Depois interrogamo-nos quando, surpreendentemente, algumas destas "pérolas" não confirmam nos relvados o talento que universalmente lhes é reconhecido. As suas cabeças andam cheias de minhocas e os seus músculos desgastados por solicitações eivadas de exagerado destempero e incompatíveis com a sua profissão. Nada acontece por acaso e todas essas surpresas e decepções não derivam de factores que tenham a ver com a famigerada dicotomia da sorte ou do azar e muito menos de falhas dos responsáveis técnicos que superintendem as vertentes do acompanhamento e preparação física, técnica e psicológica.

Se alguma coisa estará a falhar nesta vertente importante da estrutura do futebol do Sporting Clube de Portugal, isso necessariamente estará relacionado com o facto de ainda não terem sido desencadeados mecanismos suficientemente eficazes de controle e dissuasão das aventuras - nocturnas ou mesmo diurnas - de profissionais menos conscientes dos seus sagrados deveres profissionais.

E vem-me à memória o eficaz modelo, que desde os tempos de Octávio Machado foi implantado lá pelo Norte: uma malha inultrapassável de indefectíveis adeptos azuis e brancos, zela em cada dia e em cada noite, para que a cada "criança" existente nos seus atletas, alguma vez seja possível "pôr o pé em ramo verde"!...

Em Alvalade parece ainda não ter sido possível alcançar tamanho estado de perfeição. E desde os dolorosos casos de Sergey Cherbakov, Mário Jardel, Fábio Paim e tantos outros, que a eficácia do "aparelho leonino" quase tem assentado na poética e democrática mas ineficaz norma, de "máxima liberdade para máxima responsabilidade", quando os "pequenos" não nos sugerem a mínima certeza de compreenderem o significado das palavras liberdade e responsabilidade.

Matéria séria e complexa, esta que envolve a vida extra-futebol dos atletas de alta competição e que ninguém presuma que possa ter solução na dureza das penalizações subsequentes aos "crimes". Receio até que estas possam ser exibidas como troféus pelos implicados, perante os seus "círculos de vício", como se exibem os automóveis topo de gama, bem acima da centena de milhares de euros. Para estas mentes de aviário, que "futebolêsmente" apregoam "os pés assentes no chão e as cabeças levantadas", a estrutura altamente profissionalizada que governa, num clube de topo, os destinos de um negócio de milhões, não poderá jamais confiar num sistema amador de controle e dissuasão.

Os resultados dentro das quatro linhas, nunca serão da exclusiva responsabilidade do talento dos actores, da competência e saber dos corpos técnicos  e dos directores que lideram. Por detrás do pano que separa o palco da multidão, terá de haver um mundo secreto e eficiente nos bastidores, um anónimo corpo de homens e mulheres sem rosto, que zelem para que a excelência seja atingida, sem alguma vez descurar o mais ínfimo pormenor.

A foto de Cherbakov deveria cobrir as paredes da Academia !... 

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Concordo plenamente...

    E escrito por debaixo com letras garrafais...: "aquilo que eu não devo fazer...se quiser chegar mais alto..."...!

    Eu sei que para um jovem, não é facil "comportar-se" às vezes, quando no bolso não tilitam apenas uns trocados...mas é despejado muito dinheiro...!!

    Mas estes nossos jovens terão que saber que a fronteira entre criar um ídolo com pés de barro...
    Ou um heroi...não é muito larga...!!

    Confio que "estas criancices" postas a descoberto...acabem por trazer juizo a essas cabecinhas tontas, que ainda não compreenderam que tanto podem caminhar na senda dos êxitos, como num repente...
    Ficar retido numa cadeira de rodas ou "virarem" outros paim's...!!

    Espero e desejo que lhes sirva de lição...!!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós o desejaremos amigo Max. Mas por muita força que tenha esse nosso desejo, não será tarefa fácil!...

      Que nunca doam as mãos aos nossos dirigentes, sempre que pensarem em erguer em torno dos nossos leões, a barreira de arame farpado que os possa impedir de se perderem na selva que os rodeia!...

      SL

      Eliminar