Coronavírus em Portugal: registados 2.362 infectados e 29 mortos
Direcção Geral de Saúde actualizou números relativos à situação da pandemia
Segundo o novo boletim sobre a Situação Epidemiológica em Portugal, acabado de divulgar pela Direcção Geral de Saúde, o número de pessoas infectadas em Portugal com o novo coronavírus aumentou para 2.362, um crescimento de 14,7% face a ontem, em que o número de infectados tinha aumentado 28,8% para 2060, pelo que em termos absolutos a subida de casos foi de 302.
Quanto ao número de vítimas mortais, são agora 29, seis acima das 23 registadas até ontem.
Verifica-se assim um abrandamento na taxa de crescimento do número de infectados, que está pela primeira vez abaixo dos 20%. O crescimento do número de mortos também é inferior a ontem, quer em variação absoluta (seis contra nove), quer em percentagem (26% contra 64%).
Tendo em conta o número de infectados e de vítimas mortais, a taxa de letalidade está em 1,2%, contra 1,1% ontem.
Outro número deveras animador será a relação entre o total de óbitos e o total de recuperados: ontem 23/14 a que correspondia uma percentagem de 61% e hoje 29/22 a que já corresponde uma percentagem de 75%.
Finalmente, se entre os dados de ontem e de hoje analisarmos os binómios de todos os que "aguardam resultados" (1402-1783) - OMS: testes, testes, testes! -, "em vigilância pelas autoridades" (1482-1482), "internados infectados" (201-203) e "internados em cuidados intensivos" (47-48), chegaremos à agradável conclusão de nos podermos orgulhar, para além do excepcional comportamento cívico da grande maioria de todo o nosso povo, do fantástico contributo de todos os profissionais de saúde e, bem assim, do exemplar comportamento de todas as restantes autoridades a quem, necessariamente, teremos de estar, profundamente, reconhecidos.
Apesar dos números 'animadores' com que hoje fomos, felizmente, confrontados, será muito cedo ainda para podermos respirar de alívio. A luta terá de continuar, sem tréguas ou desalento, antes com redobrados esforços para derrotarmos esta "maldita besta"...
Só eu sei porque fico em casa (11)!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
P.S. - A Direcção Geral de Saúde tinha revelado, no boletim emitido às 11:00, que Portugal tinha 29 mortes associadas ao novo coronavírus, mais sete do que na segunda-feira, mas entretanto actualizou o mesmo, registando agora, ao todo, 33 óbitos até à meia-noite de 23 de Março, e não 30 como antes tinha sido divulgado.
O boletim regista 2.362 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (mais 302), a grande maioria (2.159) está a recuperar em casa e 203 estão internadas (mais dois), 48 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma).
Sem comentários:
Enviar um comentário