Parafraseando a frase gasta utilizada pelos jogadores de futebol da nossa praça, após a fantástica vitória ontem arrancada em Alvalade, aos sportinguistas recomenda-se que "mantenham os pés bem assentes no chão" e, se pensarem na possibilidade, remota que seja, de poderem vir a alcançar os oitavos da LC, que não caiam na tentação de trepar mais do que um degrau de cada vez, da escada demasiado íngreme e difícil que lá nos poderá conduzir!...
Dentro de três semanas, se a lógica não for uma batata e o Sporting conseguir perante o Maribor em Alvalade, alcançar uma vitória fundamental, então passará a somar 7 pontos e subirá ao segundo lugar do grupo, caso o Chelsea vença em Gelsenkirchen ou, no mínimo, empate, já que se perder, arriscará o primeiro lugar no grupo e quase reduzirá a pó as esperanças leoninas.
Mas mesmo admitindo o melhor dos cenários para o Sporting, na próxima jornada - a vitória dos ingleses na Alemanha -, quem arriscará apostar noutro resultado na última jornada em Maribor, que não seja a vitória dos alemães, já que um empate os remeteria para a LE e com uma derrota a época encerraria para eles, em termos europeus? Ora nessa condição, a equipa de Di Mateo somaria 8 pontos e o Sporting apenas se poderia apurar se fosse capaz de ir a Londres, no mínimo... empatar, o que nos remete de novo para a lógica da batata!
Não obstante todos estes cenários e outros que poderão ser facilmente desenhados, animam-me sérias dúvidas sobre se o apuramento para os oitavos da LC, será o caminho mais interessante, em termos desportivos, para o Sporting, que apenas um milagre do sorteio poderia permitir colocar nos quartos, face à realidade das equipas já apuradas e das que se perfilam no horizonte. Já o apuramento para a LE, aumentaria quase exponencialmente as hipóteses de o Sporting poder prosseguir numa prova de grau de exigência substancialmente menor.
Contudo as realidades financeiras dos proveitos de uma e de outra prova são de tal forma abissais, que aquilo que o Sporting veria entrar nos seus cofres, pelo simples apuramento para os oitavos na LC, talvez ultrapassasse todos os prémios acumulados até uma eventual presença nas meias-finais da LE.
Para que se perceba melhor o "fantástico baile dos números", bastará pensar que uma vitória sobre o Maribor no próximo dia 25, poderá vir a significar para o Sporting, um fabuloso encaixe de... 5 Milhões de €uros! E quantas vezes a lógica não é uma batata?!...
Leoninamente,
Até à próxima
Excelente publicação Álamo, boa relação entre a citação de D. Filipa de Gusmão e as contas atuais do Sporting na Europa.
ResponderEliminarSe eu pudesse decidir, sem dúvida que preferia passar à fase seguinte na Liga dos Campeões (de certeza que os prémios monetários serão superiores a quem, através do terceiro lugar, descer para a segunda prova europeia, mesmo ganhando-a, por motivos óbvios). Acho que a única possibilidade de o Sporting ir à fase das eliminatórias na grande prova europeia seria em segundo posto, por isso o mais provável era 'cair' logo nos oitavos, porém entravam mais euros nos cofres leoninos e, no final da época, restava o prestígio de ter estado entre os 16 tubarões europeus.
Se descermos para a Liga Europa (cenário que mais prevejo), penso que temos capacidades de lutar para vencer a prova. Claro que aparecerão os Tottenham's e os Sevilla's no nosso caminho, porém quem conseguiu eliminar os milionários do Manchester City outrora, conseguirá eliminar qualquer equipa de calibre de Liga Europa.
Um abraço,
SL
Amigo Peyroteo, já seremos dois a fazer força, mas... talvez nem cócegas consigamos fazer à Gasprom!...
EliminarPorém, quantas vezes os homens põem e os deuses dispõem?!...
Abraço e SL