quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Às portas da História!!!...


Campeão às portas da história

«O talento individual continua a ser a base do futebol, mas o jogo só atinge o máximo do assombro quando a dimensão colectiva atinge igual influência na produção. As contribuições avulsas, incluindo as mais aclamadas, devem ser orientadas por um projecto futebolístico, à volta do qual todos se comprometam com o estímulo da felicidade comum. Por isso o treinador desempenha papel tão relevante: a ele cabe a coordenação de todos os elementos técnicos, tácticos e emocionais em causa, e zelar por uma atmosfera de convicção, harmonia e cultura de clube. Só com a sintonia instalada, do relvado às bancadas, e a qualidade dos jogadores dissolvida no bem maior que é a produção da equipa, o futebol atinge a expressão máxima. No Sporting de Rúben Amorim tudo funciona perto da perfeição: os futebolistas são cada vez melhores e todos acreditam no líder e no processo cuja consequência tem sido torná-los mais fortes.

O Sporting é uma comunidade na qual ninguém se esconde; todos sabem o que têm para fazer com e sem bola, atrás e à frente, mais perto ou mais longe das balizas; que conjuga ordem e entusiasmo, disciplina e liberdade, físico e talento, responsabilidade e aventura, em suma títulos e espectáculo. É uma equipa apetrechada para jogar de memória, por assimilação de processos, articulação de movimentos, entendimento global e conhecimento das regras que oleiam a máquina. Mas a firmeza das ideias, a eficácia do treino, transformado em aulas diárias apetecíveis, constituem apenas o ponto de partida para uma plenitude constante.

O campeão nacional vive em perfeita sintonia com os conceitos do seu treinador. Assim depurou estrutura com a estratégia delineada para sustentar a organização, acentuando em cada elemento o prazer de resolver os problemas em conjunto, esvaziando a influência de decisões avulsas. Apesar da forte estrutura que, no fim de contas, constitui a rede do trapézio, o Sporting de Rúben Amorim vive também do apelo à criatividade e inteligência de um naipe cada vez melhor de jogadores. Mesmo em equipas com funções e funcionamento rígidos, a exaltação individual é irreprimível e a inspiração presença assídua em cada um deles – a felicidade plena é o único estado através do qual se dá resposta às exigências físicas da competição e à implacável repressão da táctica.

Tornou-se muito difícil ganhar ao Sporting (só dois golos sofridos) e as soluções ofensivas são tantas que os 19 golos em cinco jornadas da Liga espelham o fulgor dos mecanismos ofensivos. Não se trata apenas de ter Gyökeres em estado de graça e o génio de Pote e Trincão sempre despertos: é estimular a cumplicidade entre todos e que, mesmo considerando o muito que cada um oferece, elevem os níveis de exuberância e intimidação pelo modo como conjugam acções de aproximação à baliza.

No final do jogo com o FC Porto, em Alvalade, Rúben Amorim fez um diagnóstico imperfeito do trajecto leonino e do ponto evolutivo em que se encontra. Disse o responsável verde e branco que, mesmo quando foi campeão, em 2020/21, sentia faltar-lhe algo para atingir o nível dos rivais e que, agora sim, estava convicto de que já os tinha igualado. É essa a imprecisão: o Sporting ultrapassou-os de modo tão claro; navega tão à frente, num esplendor nunca visto nos últimos 70 anos, que não se vislumbra quem o impeça de fazer história. O exército que durante décadas foi campeão nacional esporádico, transformou-se na potência vigente do futebol em Portugal. Só precisa agora de não se distrair e interpretar as exigências correspondentes ao estatuto conquistado.»

Às portas da História!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 8 de setembro de 2024

Excepto inveja e mau olhado!!!...


Temos de tudo no Sporting... 

Excepto inveja e mau olhado!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Então sabe-a toda!!!...


Então sabe-a toda!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Em Alvalade o planeamento não é uma batata!...


Todas as posições do sistema preferido de Amorim

Mercado fechou (em Portugal) e ao dia de hoje o leão versão 2024/2025 está assim
Fechou a janela de transferências em Portugal e salvo saídas para mercados ainda abertos que estão a ser trabalhadas, o Sporting de Rúben Amorim para 2024/2025 está definido. Como programado, foram contratados quatro jogadores, cirurgicamente para as posições identificadas, e assim o plantel fica com pelo menos duas soluções equilibradas para cada posição e algumas até com mais, até que sejam encontradas soluções para mercados que ainda permanecem abertos.

Em Alvalade o planeamento não é uma batata!...

Leoninamente,
Até à próxima

Que seja uma época "brutal"!!!...


Que seja uma época "brutal"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Bons desígnios!!!...


«O Sporting, campeão europeu, realizou ontem o primeiro treino da pré-época, no Pavilhão João Rocha, já sob orientação do novo treinador, o espanhol Edo Bosch (ex-Oliveirense), que substituiu o argentino Alejandro Domínguez.

“O grupo está com muita vontade. Foi o primeiro treino e ainda estamos a tirar as teias de aranha da pista. O Mundial fez com que as férias fossem mais compridas, mas estamos com muita ilusão, prontos para trabalhar e conseguir os objectivos, que são os máximos. É uma pena ainda não termos a equipa completa, mas os juniores têm muita qualidade e estão a ajudar-nos”, considerou Bosch.

O treinador, de 48 anos, não pôde ainda contar com Ângelo Girão, os argentinos Nolito, Matías Platero e Facundo Bridge, e o italiano Alessandro Verona, todos comprometidos com as respectivas selecções, que vão actuar no Mundial de Novara (Itália), entre os dias 16 e 22.

Em declarações aos site dos leões, o técnico quer implementar “um novo modelo de jogo e recuperar o aspecto físico dos atletas”, de maneira a preparar as seis competições da próxima época. “Vai ser muito exigente e vai começar muito forte. O que mais gostamos é de competir e, tendo a oportunidade de vencer seis troféus, vamos trabalhar para isso.”»

Bons desígnios!!!...

Leoninamente, 
Até à próxima

domingo, 1 de setembro de 2024

Bem-vindo Conrad!!!...


Está feito: Hugo Viana entrega hoje a arma pedida por Rúben Amorim! A arma possível. Agora será o futuro há-de dizer se o Leão ficou a ganhar ou não com a troca! Para já, está em boas mãos!...

Bem-vindo Conrad!!!...

Leoninamente,
Até à próxima