domingo, 13 de dezembro de 2015

Quem te viu e quem te vê, SPORTING!...



QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ

«Quem te viu, Sporting – décadas – triste e desprestigiado. Quem te viu, Sporting, sem o respeito de dirigentes desportivos, de árbitros e dos adeptos dos clubes adversários. Quem te viu, Sporting, a ser humilhado por declarações e atitudes tão esdrúxulas como a ameaça dos árbitros de greve aos jogos do leão, ou a afirmação do presidente do Nacional de que o Sporting era do campeonato do seu clube.

Quem te viu, Sporting, falido. Quem te viu, Sporting, a ser visto pelos comentadores – aves agoirentas da desgraça – como em grande, enorme mesmo, risco de acabar. Quem te viu, Sporting, desprezado pelos outro dois grandes, como clube de somenos , como clube que já nada risca.

Quem te viu, Sporting, derrotado. Quem te viu, Sporting, a deixar, semana após semana, os adeptos desiludidos e descrentes. Quem te viu, Sporting, a meter tanta água nos jogos que as desgraças atracavam fora e em Alvalade. E tudo sempre adiado: "Para o ano é que é". E um ano foi, com Bruno de Carvalho.

Quem te vê, Sporting, agora respeitado e temido em campo. Quem te vê, Sporting, com três vitórias seguidas contra "o maior clube do mundo". Quem te vê, Sporting, agora a enfrentar, sem medos, os velhos resquícios que ainda assombram o panorama do futebol português. 

Quem te vê, Sporting, a liderar o campeonato nacional, forte, seguro e com a crença dos adeptos ressuscitada. Quem te viu e quem te vê, Sporting, mede-se na diferença entre a água salobra e o vinho tinto topo de gama. O leão está aí!»
(Alberto do Rosário, Bilhar Grande, in Record)

Comungo a satisfação, o sorriso rasgado e a volúpia que Alberto do Rosário sente e antecipa e presto, com orgulho leonino, a minha fraterna homenagem à sua excelente crónica.

Quem te viu e quem te vê, SPORTING!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Finalmente a felicidade de podermos ler crónicas assim. Finalmente!

    ResponderEliminar
  2. O seu a seu dono! É uma verdade muito antiga e que o amigo Liondamaia fez questão de resumir numa frase!!!

    Vamos a eles como Leões e LEoas que somos!!!

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    SL

    P.S. - Mais uma vez "provei" as vicissitudes de termos um estádio que foi projectado por um... lãpião... Estive na bancada B na Superior Sul e chovia quase como na rua... É o relvado que não recebe o nº de horas necessário, é o fosso, é a cobertura que não protege da chuva, são as cadeiras coloridas... Tenho a impressão que se alguma vez me cruzar com esse 'arquitecto', o fulano vai ter que ir restaurar a fachada nalgum consultório de dentistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estádio é um autentico fail da direção da altura... atualmente bastante inferior a lamps e tripeiros.

      Ao menos pintavam as cadeiras todas de verde. Sempre ficava mais bonito.

      Eliminar
  3. Se o "garoto" tivesse pegado logo no barco, quando em 2011, ganhou as eleições, ainda estaríamos muito melhor!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Álamo, um excelente texto este de AdR, e uma grande e indesmentível verdade, e citando o Helder Mestre: Se o "garoto" tivesse pegado logo no barco, quando em 2011, ganhou as eleições, ainda estaríamos muito melhor!...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  5. Excelente crónica de AdR. Não consigo compreender como é que alguns sportinguistas não conseguem ou não querem compreender as verdades que AdR escreve na sua crónica. JM SL

    ResponderEliminar