quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Quem garante que a História nunca se repete?!...


O espírito do Matador

"No dobrar do ano de 1999 para 2000, o Sporting levava sete pontos de atraso para o líder. Muitos dirão que foi a inspiração de ter contratado na janela de Janeiro, o André Cruz, o Mbo Mpenza e o César Prates, que permitiu ao Sporting recuperar a desvantagem e sagrar-se campeão , após 18 anos de jejum.

Claro que os reforços ajudaram, mas o que pesou, em minha opinião, foi a determinação de um grupo de profissionais, heteróclito ao princípio, mas que ao longo da época se converteu num temível grupo coeso e solidário, do qual eu não posso deixar de lembrar o Beto Acosta, que muitos já sentenciavam como acabado para o futebol e que corporizou um objectivo, feito de querer e talento em doses iguais.


Esses homens ousaram sonhar e ousaram desafiar os interesses instalados, para quem o futebol era uma espécie do rotativismo da monarquia parlamentar, dominado pelo Benfica e pelo Porto. Nessa altura, o Sporting rompeu com a fatalidade do Natal, acreditou na sua sorte, fez pela vida e, contra tudo e contra todos, ganhou o campeonato.


Este princípio de 2015 faz-me recordar singularmente o do ano de 2000, em que o putativo campeão da época, já praticamente fazia contas às faixas e festejava mais um campeonato.


Nessa épica segunda volta, em Março de 2000, o Sporting defrontou o Porto, que o precedia na tabela, em Alvalade; para o ultrapassar, tinha que ganhar e muitos ainda se lembrarão do fantástico jogo que o Sporting arrancou, vencendo por 2-0 e, especialmente aquele golo monumental do matador Acosta ao Vítor Baía, com a ajuda bem vinda do Secretário.


De novo o Sporting está confrontado com uma prova de vida, no que respeita a uma eventual candidatura ao título e de novo o Sporting tem de sonhar e querer, como o fez em 2000. Tem de desafiar a lógica do dinheiro, demonstrar que não há campeões em Dezembro e que os campeonatos se podem ganhar com produtos low cost, como o Mané e o Tobias. Ganhar ao Benfica no próximo domingo não significa ganhar mais do que três pontos, mas abala necessariamente a confiança de quem viu os perseguidores mais longe e até já falava de alto no bi-campeonato.


Sobretudo este grupo que o Marco Silva tem sabido tão bem equilibrar e potenciar, permite que os sportinguistas nele depositem as mais altas esperanças, porque já provou, em ocasiões adversas, que sabe reagir e afirmar o seu valor.


Curiosamente, tal como o actual presidente, José Roquete não tinha grande jeito para lidar com o futebol, mas isso não impediu o título em 2000; será coincidência premonitória?"

(Carlos Barbosa da Cruz, Canto do Morais, in Record)

O escorpião matou o sapo da fábula, mal se apanhou na margem. A vespa descarrega o seu veneno, mal poisa sobre os incautos. Está no seu ser. CBdC é uma espécie de escorpião, ou de vespa se preferirem. Já todo o universo sportinguista o conhece!...

Mas não deixa de ser sportinguista. E de escrever bem. Pelo que se lhe perdoarão a venenosa omissão de Augusto Inácio e a ferradela dolorosa em Bruno de Carvalho...

O resto, eu subscreveria sem hesitação. E subscrevo!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas, amigo Paulo Ravasqueira, para que a vitória aconteça, é preciso acreditar desde já!...

      Eu acredito!!!...

      Eliminar
  2. Amigo Álamo,seria a cereja no topo do bolo se a época de 1999/2000 fosse repetida, mas sinceramente eu acredito, que tal seja possível....

    SL

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Álamo,

    O que, neste singelo 'post' o amigo me fez lembrar... Ou melhor, foi mais um turbilhão de emoções e sentimentos que percorreram o meu ser leonino!!! Curiosamente, tive esse poster no meu quarto e agora está 'orgulhosamente' no meu escritório!!! Que memórias! Que loucura de dia, em que eu e mais uns amigos rumámos pela noite dentro directos a Alvalade para receber os NOSSOS Heróis!!! E depois o pisar do NOSSO relvado! Enfim... uma noite mágica e um campeonato Histórico!

    Coincidência, ou talvez não, desde que pisámos 2015, e depois do ano anterior ter sido 'enterrado', ando com um 'friozinho' no estômago relativamente ao NOSSO Sporting Clube de Portugal... Se, por um lado, todos saibamos que esta equipa é muito jovem, ainda que talentosa, sinto neles a vontade que o plantel que constituia o do SCP de 1999/2000 possuia. E não só a vontade como a determinação, e mesmo contra tudo e contra todos podemos novamente fazer história! Como tinha por aqui manifestado tive a sorte de poder ir a Alvalade ver o NOSSO jogo contra a Académica, e quando o jogo terminou, senti que na próxima jornada em NOSSA casa (o jogo com o velho rival) iria lá voltar... Embora continue desempregado algo me dizia que tinha que estar presente neste jogo, algo me puxa para presenciar a NOSSA equipa a mexer com o destino novamente!!! E, depois de um amigo me ter prometido a Gamebox se o jogo fosse no Sábado, uma vez que estaria de fim de semana na Serra da Estrela, o pior é que o jogo sendo Domingo ele vai estar presente; até outro que me disse que ia tentar falar com alguém do Sporting a minha esperança continuava em alta... Mas nada se confirmava, até que hoje, um grupo de amigo(a)s me enviou um e-mail com... um bilhete para o 'derby dos derbies'... O meu coração de Leão pulou, dançou, rugiu, enfim... Parece que estou ligado á corrente eléctrica e em contagem decrescente para as 20 hrs de Domingo próximo. Será mais um, visto que já vou a Alvalade ver derbies desde o saudoso 7-1...

    E isto tudo amigo Álamo porque ACREDITO no que está a ser desenvolvido no SCP actualmente! ACREDITO que estes rapazes podem ser melhores do que as 11 papoilas saltitantes e seus amigos de apito na boca... Enfim acredito que podemos mesmo vencer e deixar a definição deste campeonato com os NOSSOS rapazes de verde e branco!

    E, a cereja no topo do bolo, é que no próximo Domingo é também o dia do meu aniversário. Sei que também é o dia de anos do Presidente Bruno de Carvalho. Espero ter uma prenda especial nesse dia!

    SL

    ResponderEliminar
  4. A atual conjuntura pouco tem a ver com a de 1999-2000, se não vejamos:
    1. O FC Putas procurava o sexto campeonato consecutivo e o SL Carnide definhava isto na era do saudoso Vale e Azevedo;
    2. A comunicação social e mesmo os adeptos lampiuços já não suportavam tantas vitórias dos mafiosos do Ladrão e por tal facto achavam um mal menor ser o Sporting a vencer aquele campeonato, proporcionando um clima favorável ao Sporting;
    3. O Sporting nesse campeonato nunca teve a dez pontos da liderança, tendo estado no máximo a sete, e na época homóloga já estávamos a muito menos pontos do que estamos agora;
    4. A equipa do Sporting de então era muito mais experiente do que a atual;
    5. Comparar José Roquette com BDC no que concerne a perceber de futebol, é como comparar o "cú" com a feira de Castro, como se diz aqui no Alentejo;
    6. Nesta conjuntura existe uma pressão fortíssima da comunicação social e instâncias do futebol para que o Carnide consiga o que não consegue desde a década de oitenta: o bicampeonato.

    ResponderEliminar