sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Em 1 de Maio de 2016, já não haverá mama para ninguém!...

Imagem de "O Jogo"

Segundo notícia acabada de cair nas redacções, o Comité Executivo da FIFA terá decidido esta sexta-feira iniciar o processo que colocará o ponto final no direito de propriedade dos passes de futebolistas por parte de fundos de investimento, uma interdição que entrará em vigor a partir de 1 de Maio de 2015.

Claro que a FIFA, dando uma no cravo e outra na ferradura, irá permitir aos clubes um período de transição, estabelecendo que «os acordos já existentes poderão ser mantidos até à sua expiração contratual», excluindo apenas «os novos acordos assinados entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2015», que apenas se poderão prolongar por mais um ano.

O "terceiro mundo" reagirá indignado: Portugal, Espanha e América Latina, virão a terreiro afirmar que a FIFA terá decretado a "pena de morte" para o futebol. Por cá, assistiremos a manifestações de rua, ali para os lados de Carnide e das Antas, em protesto contra esta medida, vertendo amargas lágrimas de crocodilo.

Já o Sporting Clube de Portugal, desde que a dupla BdC/CV lançou mãos à obra de recuperação do Clube, tem desfraldado bandeiras, com êxito absoluto, na luta pela medida que a FIFA acaba de decretar. 

Consequência natural de "espíritos santos de ouvido" que em tempo útil terão chegado a Carnide, LFV já terá começado a comprar alguns passes que detinha em regime de copropriedade com os famigerados fundos e muito provavelmente em Janeiro deverá desfazer-se daqueles a que não pôde aplicar a mesma receita, por que o dinheiro não abundará por aquelas paragens, ao contrário do que afirma a "máquina de propaganda".

Também PdC estará agora em situação crítica, aguardando-se como irá resolver a sua dependência da Doyen que, naturalmente, irá iniciar os seus processos de pressão, no sentido de "despachar já" o extenso contingente de "craques" que partilha com a agremiação das Antas.

Em 1 de Maio de 2016, já não haverá mama para ninguém!...

Leoninamente, 
Até à próxima

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro Fernando Reis, se os novos acordos, permitidos entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2015 apenas poderão ter a validade de uma ano, pelas minhas contas, reafirmo Maio de 2016!...

      Eliminar
  2. Parece-me que a sucessão do Porto passa pela entrada de um investidor que ficará com a maioria do capital da SAD portista, e será assim que o dinheiro da gente que está por detrás dos fundos irá continuar a entrar no futebol, particularmente nesse clube.

    Quanto ao Benfica, é uma questão de tempo até Peter Lim tomar uma forte posição no capital da SAD encarnada, uma vez que tem sido o garante da tesouraria desse clube. Basta só ver o que aconteceu com a Holdimo e a SAD do Sporting. Ao menos o Álvaro Sobrinho é sócio do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jordão, concordarei que a situação e conómico/financeira dos grandes clubes portugueses correrá para o abismo, se não for alterado o rumo actual. O Sporting parece ter iniciado uma caminho diferente, ainda que muito difícil. Quantos aos outros, quanto pior, melhor!...

      Eliminar
  3. Não irá haver grande diferença. Há muitas maneiras de esfolar um coelho. E já estão escritas no papel. Portanto, aquilo que Sporting pensava que lhe daria alguma vantagem comparativa, não irá acontecer. O Sporting tem uma quantidade muito menor de jogadores com 100% dos passes do que por exemplo o Benfica, embora bastante maior do que o Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que o Benfica sempre será modelar! Veremos então o que acontecerá em Janeiro e, muito particularmente no Mercado de Verão! Primeiro, porque no mercado de Janeiro, as "trutas" escasseiam. Segundo porque o recurso aos fundos termina em 30 de Abril e o Mercado Verão só abre depois de 30 de Junho. Logo então se verá de onde veem os milhões para Benfica e Porto se reforçarem: a banca foi obrigada a fechar a torneira e os fundos, proibidos pela FIFA, ficarão então à espera da melhor maneira de esfolar o coelho. Veremos se as coisas já estarão "mesmo escritas no papel" ou se o tiro não sairá pela culatra!...

      Eliminar
  4. ESTAS SÃO PALAVRAS DE UM ILUSTRE SPORTINGUISTA:

    ""Valerá pouco a pena estar a reproduzir o comunicado (mais um) do presidente do Sporting Clube de Portugal.

    Para quê constatar as incoerências de quem pede uma relegitimação por parte dos Sócios, quando o próprio comunicado começa assim?
    "Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram."

    E mencionar a pressão sobre Marco Silva, dizendo-lhe (como Berlusconi com o Milan) que deve usar os "reforços" que contratou nestes 2 anos (Dramé, Geraldes, Slavchev... - esqueceu-se do Cissé)?

    Ou o atestado de incompetência que passou ao actual treinador, elogiando o treinador que fugiu do Sporting ("Onde poderíamos ter chegado o ano passado se tivéssemos contado, por exemplo, com Nani e João Mário?" - o João Mário até lá esteve e tinha dado jeito, mas optou-se pelo Magrão e Shikabala...)?""

    POIS É. QUANDO GANHAMOS VAI AO CENTRO DO CAMPO COLHER OS APLAUSOS
    QUANDO PERDEMOS É O QUE SE VÊ

    PS- quantos jogadores por ele contratados jogam na equipa principal???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao caro Gaspar, direi em primeiro lugar, se mo permitir, que ilustre será todo aquele sportinguista capaz de apresentar... CRÍTICAS CONSTRUTIVAS! E aquela com que recheou o seu comentário, será tudo, menos construtiva!...

      Sobre a crítica que o caro Gaspar faz à bipolaridade exibida por Bdc, nas diferentes situações de sucesso e insucesso da equipa, parece-me justa e extremamente fácil de ser evitada. Acredito que resulte da impulsividade do adepto a sobrepôr-se ao "low.profile" mais recomendável a um Presidente. Naturalmente, toda a moeda tem verso e reverso. BdC talvez ainda tenha de ultrapassar a actual fase de amadurecimento...

      Já quantos aos jogadores contratados que têm jogado pela equipa principal, permita que nomeie de cor, Nani, Paulo Oliveira, Jonathan Silva e Nabi Sarr. Se me disser que correspondem a menos de metade dos contratados, concordarei. Mas nunca vi "galinha gorda por pouco dinheiro", para além de ainda não ser tarde para fazer juízos de valor. A menos que imperem outros propósitos, que nada terão a ver com justiça e... sportinguismo!!!...

      Eliminar
  5. Em 2 Post's foi colocado em destaque que haverá ordenados em atraso? isto soa tipo não há fumo sem fogo, ou é só para haver mais comentários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que o "anónimo das 13.14" não tenha sido capaz de compreender o irónico sarcasmo que pretendi colocar - com ponto de interrogação - nas duas vezes que me referi a "ordenados em atraso", mas nada poderei fazer para remediar essa incapacidade.

      Quanto à perfídia que coloca na segunda questão, só poderei atribuí-la a qualquer deficiência de carácter, fruto de evidente imaturidade, ou ao seu "estado de caloiro", como leitor deste blog, cuja linha coerente já resiste à erosão de quase quatro anos na blogosfera leonina! Saiba que, felizmente, o autor deste blog não depende de comentários, nem de clics de publicidade, como dependerão outros que estará habituado a frequentar...

      Eliminar
    2. Álamo, eles andem aí, eles andem aí !!!...

      Eliminar
    3. E eu estou fatinho de os ver amigo Liondamaia! Mas estou atento, claro! Muito atento mesmo!...

      SL

      Eliminar