quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rainha por um dia ou princesa toda a vida?!...



Parafraseando a frase gasta utilizada pelos jogadores de futebol da nossa praça, após a fantástica vitória ontem arrancada em Alvalade, aos sportinguistas recomenda-se que "mantenham os pés bem assentes no chão" e, se pensarem na possibilidade, remota que seja, de poderem vir a alcançar os oitavos da LC, que não caiam na tentação de trepar mais do que um degrau de cada vez, da escada demasiado íngreme e difícil que lá nos poderá conduzir!...

Dentro de três semanas, se a lógica não for uma batata e o Sporting conseguir perante o Maribor em Alvalade, alcançar uma vitória fundamental, então passará a somar 7 pontos e subirá ao segundo lugar do grupo, caso o Chelsea vença em Gelsenkirchen ou, no mínimo, empate, já que se perder, arriscará o primeiro lugar no grupo e quase reduzirá a pó as esperanças leoninas.

Mas mesmo admitindo o melhor dos cenários para o Sporting, na próxima jornada - a vitória dos ingleses na Alemanha -, quem arriscará apostar noutro resultado na última jornada em Maribor, que não seja a vitória dos alemães, já que um empate os remeteria para a LE e com uma derrota a época encerraria para eles, em termos europeus? Ora nessa condição, a equipa de Di Mateo somaria 8 pontos e o Sporting apenas se poderia apurar se fosse capaz de ir a Londres, no mínimo... empatar, o que nos remete de novo para a lógica da batata!

Não obstante todos estes cenários e outros que poderão ser facilmente desenhados, animam-me sérias dúvidas sobre se o apuramento para os oitavos da LC, será o caminho mais interessante, em termos desportivos, para o Sporting, que apenas um milagre do sorteio poderia permitir colocar nos quartos, face à realidade das equipas já apuradas e das que se perfilam no horizonte. Já o apuramento para a LE, aumentaria quase exponencialmente as hipóteses de o Sporting poder prosseguir numa prova de grau de exigência substancialmente menor.

Contudo as realidades financeiras dos proveitos de uma e de outra prova são de tal forma abissais, que aquilo que o Sporting veria entrar nos seus cofres, pelo simples apuramento para os oitavos na LC, talvez ultrapassasse todos os prémios acumulados até uma eventual presença nas meias-finais da LE.

Para que se perceba melhor o "fantástico baile dos números", bastará pensar que uma vitória sobre o Maribor no próximo dia 25, poderá vir a significar para o Sporting, um fabuloso encaixe de... 5 Milhões de €uros! E quantas vezes a lógica não é uma batata?!...

Razão tinha D. Filipa de Gusmão: "Antes rainha por um dia, que princesa toda a vida"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Excelente publicação Álamo, boa relação entre a citação de D. Filipa de Gusmão e as contas atuais do Sporting na Europa.

    Se eu pudesse decidir, sem dúvida que preferia passar à fase seguinte na Liga dos Campeões (de certeza que os prémios monetários serão superiores a quem, através do terceiro lugar, descer para a segunda prova europeia, mesmo ganhando-a, por motivos óbvios). Acho que a única possibilidade de o Sporting ir à fase das eliminatórias na grande prova europeia seria em segundo posto, por isso o mais provável era 'cair' logo nos oitavos, porém entravam mais euros nos cofres leoninos e, no final da época, restava o prestígio de ter estado entre os 16 tubarões europeus.

    Se descermos para a Liga Europa (cenário que mais prevejo), penso que temos capacidades de lutar para vencer a prova. Claro que aparecerão os Tottenham's e os Sevilla's no nosso caminho, porém quem conseguiu eliminar os milionários do Manchester City outrora, conseguirá eliminar qualquer equipa de calibre de Liga Europa.

    Um abraço,
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Peyroteo, já seremos dois a fazer força, mas... talvez nem cócegas consigamos fazer à Gasprom!...

      Porém, quantas vezes os homens põem e os deuses dispõem?!...

      Abraço e SL

      Eliminar