terça-feira, 19 de junho de 2012

Professor Daniel Sampaio disse, é uma escritura!...


O vice-presidente da MAG do Sporting, professor doutor Daniel Sampaio, no impedimento do respectivo titular, reuniu-se com o presidente do CD, no sentido de ver esclarecidas algumas importantes dúvidas instaladas em todo o universo leonino, tendo recebido de Godinho Lopes as garantias que pretendia.
No final da reunião que demorou cerca de 2 horas, o professor Daniel Sampaio, assumiu a tranquilidade que o envolvia, com as seguintes declarações, veiculadas por diversos orgãos da Comunicação Social:

"Como primeiro ponto, esclarecemos se Rogério Alves é advogado do Sporting no processo em curso com Paulo Pereira Cristóvão, e não é. E esclarecemos se há ligação entre o Sporting e qualquer empresa de Paulo Pereira Cristóvão, e não há. As dúvidas foram suscitadas pelo sócios."

Mais a diante o professor Daniel Sampaio diria, sobre a formalização da demissão de Paulo Pereira Cristovão:

"Não é um assunto bom para o Sporting, mas podemos minorar os eventuais aspectos negativos. A demissão, entretanto, já foi formalizada. Neste momento não é vice-presidente do Sporting e isso é que é o mais importante."

Por fim, quanto a um tão falado "cenário" de eleições antecipadas no Sporting, o professor Daniel Sampaio rejeitando-o, concluiu liminarmente:

 "A nossa posição desde o primeiro dia é trabalhar com esta direcção. Eleições antecipadas? Seria mau para o Sporting, nesta fase."

A figura do líder da Assembleia Geral em funções, dispensa subjectividades. O professor Daniel Sampaio dispensa apresentações. Os seus dotes de inteligência, carácter, integridade, cultura e sportinguismo estão acima de tudo o que se possa imaginar. Por mim e na condição de simples e humilde associado do Sporting Clube de Portugal, este aparentemente complexo caso, está definitivamente encerrado. Sinto-me honrado por ser representado por tão ilustre figura.

Mas não sou capaz de aceitar a passividade e a incompetência, mais uma vez reiteradas e confirmadadas, de um departamento de Comunicação do Sporting Clube de Portugal, que permitiu que as palavras do professor Daniel Sampaio fossem tristemente difundidas e diluídas por toda a Comunicação Social, quando deveriam ter sido comunicadas, em exclusivo, a todos os sportinguistas, através do site oficial do clube.

Leoninamente,
Até á próxima

8 comentários:

  1. Francamente, nao e' possivel acabar um post sem incluir umas criticas ridiculas.

    Entao o que havia do clube fazer? Impedir os jornalistas de cobrir a reuniao? De fazer so as pessoas afectas ao clube de apenas falar para o jornal do clube? E esperavamos todos uma semana para saber as declaracoes?

    Ja sei, as noticias so devem aparecer no website do clube e faz-se um blackout a todos os orgaos de comunicacao social. Sim, isso iria de facto ser uma jogada de genio. Sim, porque toda a gente tem internet e vai a pagina do clube todos os cinco minutos...

    Que a politica de comunicacao precisa de melhoramentos, todos sabemos, mas haja nocao do ridiculo. Mas nao, e' preciso criticar tudo o que se mexe e tudo o que fica quieto para se poder mostrar que se e' inteligente.

    A blogosfera leonina e' tao previsivel de tao cheia que esta de genios. E' so pena que nenhum destes genios acabe nos orgaos sociais do clube. Grande azar do clube, so os incompetentes se candidatam e sao eleitos.

    Nem queria ver o que as "sumidades" da blogosfera fariam se mandassem no clube. Havia de ser uma maravilha.

    ResponderEliminar
  2. Quem questionou GL através do DN foi Daniel Sampaio!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vitor,
      Claro que foi! Com GL ausente em Angola, terá sido a forma mais eficaz de lhe "entregar" a mensagem e, como se infere das suas palavras, de lhe fazer sentir que a família sportinguista não poderia continuar "ad eternum", sem notícias, nem esclarecimentos.
      Afinal, a estratégia do professor Daniel Sampaio resultou em pleno!...

      SL

      Eliminar
  3. Caro "j.",
    Naturalmente que aceito as suas críticas. A minha formação e educação a isso me obrigam. Mas permita-me discordar da sua opinião.
    Em primeiro lugar, gostaria de lhe lembrar que toda a CS sem excepção, tem dado a todo este caso um tratamento indigno, que a história secular do Sporting e a presunção de inocência que, por enquanto, assiste a PPC, não lhes deveriam merecer.
    Em segundo lugar, se como defendo, o professor Daniel Sampaio, apenas tivesse prestado declarações aos profissionais de comunicação do Sporting, elas estariam no éter alguns, poucos, minutos depois e, contrariamente ao que o caro sustenta, não teríamos todos de esperar uma semana para ficarmos ao corrente das suas declarações. Porque os mesmos orgãos de CS que diariamente nos vilipendiam, segundos depois de elas surgirem no site do Sporting, delas nos dariam conta exactamente do mesmo modo, mas com uma simples, mas importante diferença: teriam que reportá-las obrigatoriamente à fonte, que naturalmente seria o site do Sporting, porque assim obriga a lei de imprensa.
    Em terceiro lugar, gostaria de lhe lembrar que, muito provavelmente, fará uma ideia errada da blogosfera leonina. Ela não será propriamente um deserto de ideias, onde florescem os presunçosos e previsíveis génios e as "sumidades" que refere. Quando muito, será uma seara verdejante e pujante onde, naturalmente, florescerá muito jóio misturado com trigo de boa qualidade. Caberá à "excelsa" inteligência do caro, fazer a devida separação. Ou pretenderá convencer-me de que todos os autores de centenas e centenas de blogues sportinguistas, serão todos presumidamente estúpidos,incapazes, anti-sportinguistas e "snippers" para atirarem, como refere, em tudo o que mexe?!...
    Em quarto e último lugar, presumo que terá visitado este meu blogue pela primeira vez. Fico-lhe grato se assim foi e desculpando-o sinceramente, convido-o a informar-se melhor no longo histórico à sua inteira disposição, para que me possa conhecer melhor e não me acusar daquilo de que penso não ser merecedor.

    As minhas sinceras e respeitosas Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Pois é caro Álamo, esta MAG tem uma estratégia e desde que concorreu a eleições! Mas foi para isso que também elegemos um CD! De qualquer forma só pretendi esclarecer como caíram nos media as declarações de Daniel Sampaio! Tanto pessoalmente como institucionalmente tinha outras formas de contactar GL! Não cabe à MAG instruir a comunicação do clube sobre timings ou conteúdos! Vamos ficar à espera se a lista de sócios que expressaram duvidas junto à Mesa até justificavam uma AG!

    É tão contraproducente tudo o que está a acontecer e nos entristece tanto como este novo carácter interventivo da MAG! E desta vez não estamos a falar de uma qualquer estratégia ziguezagueante de um qualquer Calafate, que tanto está ao lado de PPC como ataca outros integrantes do CD! Falamos de órgãos eleitos com funções perfeitamente definidas nos estatutos!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Vitor,
    Se me perguntar se concordo e aplaudo tudo o que ultimamente se tem verificado no Sporting, não terei quaisquer dúvidas em lhe afirmar que não. Mas também lhe direi que não sou capaz de admitir sequer, que o professor Daniel Sampaio alguma vez fosse capaz de delinear por si próprio ou adoptar de um outro qualquer elemento do orgão de que faz parte, a tal estratégia que o caro pretenderá adivinhar desde que concorreram a eleições.
    A estratégia que associei - eu e só eu e por isso responderei, hoje e sempre - ao professor Daniel Sampaio, referida, em exclusivo, à presente situação,foi uma consequência - volto a referir que apenas segundo o meu ponto de vista - de uma reflexão profunda que o professor terá feito, sobre as sucessivas falhas e incongruências de Godinho Lopes. Um homem com a sua craveira intelectual e o domínio completo que revela sobre o comportamento humano, alicerçado numa vida inteira dedicada ao estudo e à análise comportamental do indivíduo, não terá com toda a certeza, obedecido a um impulso circunstancial, para produzir as declarações que o DN publicou. O professor Daniel Sampaio, sabia que a reacção de GL seria exactamente aquela que expressou, quando chegou de Luanda: de desagrado e ressentimento! Mas isso seria sempre matéria acessória, que nunca se revelaria suficiente para menorizar, apagar ou impedir que o objectivo mais importante fosse alcançado: a clarificação de toda a nebulosa que envolvia o Sporting, até então absolutamente amarrado - intencionalmente ou não - ao processo de PPC e a assumpção plena e irreversível por parte de GL, de uma posição que lhe determinará para sempre de forma clara e inequívoca, um alinhamento exclusivo com os interesses do Sporting.
    Tenho eu e muitos milhares de sportinguistas terão, porventura com o professor Daniel Sampaio à cabeça, profundas reservas sobre a inocência de GL em todo este intrincado processo que tem gravitado exclusivamente em torno de PPC. Usando as suas palavras, caro Vitor, direi que a estratégia de GL vinha assentando numa trajectória "ziguezagueante", tentando estar sempre de bem com "deus e o diabo", evitando afrontamentos e salvaguardando comprometimentos. E quem tiver dois palmos de testa, facilmente concluirá pela muito provável existência de fortes razões para tal comportamento.
    Toda esta situação, que "milagrosa" e intencionalmente visava perpetuar-se, foi cirurgicamente desmontada por Daniel Sampaio e a partir daquela reunião de ontem, nada mais poderá ser como antes. Godinho Lopes, na presença da mais alta individualidade sportinguista - foi nesse papel que, embora interina e estranhamente, Daniel Sampaio esteve investido - e como representante de todos os associados sportinguistas, teve que apresentar todas as garantias que o Sporting, que somos todos nós, lhe exigiu. Se as suas garantias corresponderem à verdade, terão terminado definitivamente todas as tergiversações. Se o futuro provar a mínima incorrecção ou inverdade, o professor Daniel Sampaio, obviamente, tratará de fazer recair sobre o seu sujeito, todas as, também óbvias, consequências.
    Do meu humilde e despretensioso ponto de vista, o professor Daniel Sampaio terá prestado um inestimável serviço ao Sporting Clube de Portugal! Como sportinguista e cidadão do mundo, que sempre se tem batido pelas causas nobres, pela transparência e pela justiça, a minha gratidão e admiração para com Daniel Sampaio serão eternas. E o orgulho por o Sporting ter a felicidade de contar com tamanho guardião da sua história, tradição e dignidade, não tem limites. O Futuro há-de confirmar esta minha profunda convicção.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Álamo,

    Nunca pretendi interferir na sua admiração por Daniel Sampaio! Vejo-me inclusive obrigado a uma ressalva que julgava de todo desnecessária! Nunca me passou pela cabeça vir para a blogosfera fazer juizos de valor ou processos de intenção! Está unicamente em causa o desempenho de funções! Daniel Sampaio acaba a sua declaração dizendo que nunca pretendeu criticar o CD, estando só em causa melhorar a comunicação com os sócios. Esclarecer portanto, deve ter sido o que também esteve em mente na ultima AG quando o PMAG cortou a palavra ao presidente do clube, quando GL esclarecia precisamente os associados! Inédito!

    Claro que a AG é a verdadeira casa do poder em Alvalade, quando cheia de sócios! já ver em qualquer integrante da MAG altas individualidade sportinguistas...

    Temos assistido a vários acções inacreditáveis da actual Mesa, esta foi só mais uma!

    Há um processo em fase de inquérito que tem levantado suspeitas ao MP a conta gotas! Numa 1ª fase, o caso "Cardinal" e depois o caso "Cristovão" com o esquema das empresas! E depois há o segredo de justiça que ninguém recorda! Em nenhuma parte o clube foi indiciado por algo ilegal, muito pelo contrário, responsáveis pelo MP fizeram sempre questão de afastar qualquer suspeita do Sporting! A própria investigação tem sido conduzida de modo a não prejudicar a actividade do clube! Que continua, ao mesmo tempo que GL mandou insttaurar um inquérito interno da responsabilidade do CF, nomeadamente do CD! Entretanto já finalizado!

    Daniel Sampaio não tem razão nenhuma que suporte as duvidas que diz terem sido levantadas pelos sócios! Resta saber que sócios! Muito menos a MAG tem qualquer carácter fiscalizador sobre a direcção! A sua postura em todo este processo só pode ser considerada vergonhosa, extravasa em muito a verdadeira função da MAG! Levantou ele próprio suspeitas sobre o CD que o MP se esforçou por afastar, de maneira que nem havia nenhum caso "Cristovão"! Que vale também para qualquer associado, evidentemente!

    Não pode haver conclusão de um processo ainda em fase de inquérito, senão diria que a paz, necessária em qualquer clube, não se alcança a qualquer preço! Por fim a nota irónica desta situação toda, a lista que elegeu a actual MAG!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Vitor,
    Desconhecia completamente o episódio que refere, como naturalmente desconheço o seu contexto e os contornos que o rodearam e que poderão de algum modo justificar uma atitude com a qual, em princípio, não concordarei.
    A razão do artigo que publiquei, teve como único suporte a clarificação que foi alcançada e esse facto não poderá ser negado, escamoteado ou menorizado.
    Sobre as atribuições,responsabilidades e limitações que no nosso e em qualquer outro clube, estatutariamente decorrem da MAG, será um assunto tão complexo como o que tantas vezes resulta do texto constitucional e das atribuições da AR, resolvido numa pequena parte com a exixtência do Tribunal Constitucional, orgão que não existe no Sporting.
    Diz o Vitor e bem, que "a AG é a verdadeira casa do poder em Alvalade". Ora, por inerência, os seus membros também deterão naturalmente algum poder, embora sempre limitado e decorrente das mais elementares regras democráticas, sobressaindo obviamente a sua dimensão quando a Assembleia está reunida e tem o quorum suficiente. Mas as funções dos elementos que compõem a MAG, não deverão esgotar-se completamente sempre que a Assembleia é encerrada, permanecendo para além desse momento como orgão de reserva moral de toda a instituição que os elegeu. Este é o pensamento de muitos jurisconsultos, que admitem como perfeitamente normal uma situação bem diferente da rainha de Inglaterra e será muito provavelmente o pensamento de todos os sportinguistas, que vêem no Presidente da MAG, o último recurso para um qualquer grave e quase insolúvel problema do clube.
    Assistindo a todo o processo, há muito que pessoalmente vinha concluindo, pelo inexplicável serpentear do CD, carregado de silêncios e omissõe comprometedoras, agravadas com a deflagração de rumores sem imediatos desmentidos e complementadas com uma inacreditável violação do segredo de justiça. E nessa paz podre em que ia vivendo o Sporting, nunca vi por parte do CD uma declarada intensão de clarificação. POr isso aplaudi a acção do professor Daniel Sampaio, cujo percurso admito poder ser entendido como não completamente correcto, mas que resultou em pleno na clarificação desejada por todos.
    Houve um tempo em que no grande universo leonino, começou a ganhar adeptos a teoria do envolvimento de GL no maquiavélico plano que a CS inventou para colocar sobre a cabeça de PPC. A atitude do professor Daniel Sampaio desmontou toda essa trama. E do meu ponto de vista, até GL lhe deve estar grato.
    Sobre todas as restantes especulações que poderão ser feitas em torno da escolha, composição, eleição, estratégia e comportamento da actual MAG, não quero pronunciar-me, nem entrar em polémicas com ninguém. Votei exactamente nesta lista, mas após o acto eleitoral, atirei para bem longe de mim todas as questões. Desejo que todos façam o melhor pelo Sporting e em termos de opções por figuras e projectos, as eleições ainda vêm muito longe.

    SL

    ResponderEliminar